UVA OU UVA PASSA
A causadora da intoxicação é uma toxina ainda desconhecida.
A ingestão destas frutas pode causar lesão renal. De uma forma geral, qualquer quantidade ingerida de uva ou passas deve ser considerada um problema.
Valores estimados de uvas associados a lesões renais nos cães são próximos de 32g/kg, já a quantidade de uvas passas associada à manifestação de sinais clínicos variam de 11 a 30g/kg. Apesar disso, há relatos de casos de óbito em cães quando a dose ingerida destes frutos foi de 5 a 10g/kg.
O princípio tóxico é ainda desconhecido e seu mecanismo de ação ainda não foi elucidado.
A aparente falta de uma relação entre dose e resposta clínica levou alguns autores a sugerir que isso possa refletir tanto a presença de um componente dos frutos presente em quantidades variáveis, quanto a existência de um composto que seja extrínseco aos frutos.
Variações na resposta individual também podem ocorrer.
A investigação de casos individuais da intoxicação parece excluir a contaminação das uvas com pesticidas, metais pesados ou micotoxinas.
Sintomas
Os sinais clínicos geralmente se manifestam dentro de 6 horas após ingestão, e no máximo dentro de 24 horas. Estes incluem diarreia, falta de apetite, dor abdominal, fraqueza, desidratação, tremores e abatimento. Aumento da ingestão de água associada à oligúria (diminuição na produção de urina) normalmente se desenvolve 72 horas após a ingestão do fruto, evoluindo para anúria (não produz urina).
No exame de urina podem ser observados proteinúria, glicosúria e hematúria, mas raramente cristalúria. Pode-se observar também elevação de glicose, cálcio, fósforo e enzimas do fígado e pâncreas em alguns cães.
O prognóstico é reservado (pouco favorável) nos casos de lesão renal.
Tratamento
Deve ser estimulado o vômito se a intoxicação for recente, antes de duas horas, caso isso não seja possível pode ser instituída a lavagem gástrica.
Tratamento de suporte com fluido terapia e avaliação do débito urinário (quantidade de urina produzida), caso não tenha produção pode ser necessário a realização de diálise.