Você tem alguma dúvida sobre a melhor forma de criar o seu pet? Pergunte tudo que você quiser! Responderemos o mais breve possível! A médica veterinária Débora Pinto esclarecerá todas as suas dúvidas.
Compartilhar
Você tem alguma dúvida sobre a melhor forma de criar o seu pet? Pergunte tudo que você quiser! Responderemos o mais breve possível! A médica veterinária Débora Pinto esclarecerá todas as suas dúvidas.
Bom dia! Podem me ajudar?
Tenho um filhote de 3 meses e meio
Ele é branquinho e as lágrimas mancham
o pelo ao redor dos olhos.
Estou dando ANGEL Eyes . Tem antibiótico
Na fórmula. Posso dar a terceira dose da vacina?
Muito Obrigada
Boa tarde Denise. Pode dar a vacina sim, sem problema. Experimente dar uma ração da Hills, diminui muito esta mancha nos pêlos.
Ola bom dia ,na sexta feira dei para o meu cachorrinho o vermífugo a partir daí ele não para de fazer coco mole e está evacuando uma gosma ,ele não ta comendo nada e ele esta com muita remela nos olhos isso pode ser por causa do vermífugo
Bom dia Thalia. Aconselho consultar o mais rápido possível, o vermífugo causa fezes moles por até um dia. Caso tenha outros sintomas, pode ser devido a outra doença.
tenho um cachorro de sete meses ,Eu uso um shampoo desde quando o peguei com 1 mes tenho uma duvida posso trocar de shampoo sem afetar a pele pele.
Boa tarde Joilma. Pode trocar o shampoo desde que ele não esteja com problemas de pele, mas sempre existe a possibilidade de reações individuais aos componentes da fórmula do produto. Os indicados para filhotes são mais suaves e menos irritantes.
meu cachorro tomou a vacina importada primeira dose dia23/08 ficou bem mas a partir do dia 26/08 começou a ter diarreia e hoje dia 28/08 teve diarreia com um pouquinho de sangue a estou muito preocupada e um labrador filhote de 3 meses a veterinaria mandou dar antibiotico
Boa noite Isabe. Com certeza este sintoma nada tem a ver com a vacina, a diarréia pode ocorrer em várias doenças, viroses, verminoses, intoxicação alimentar entre outras. Portanto, é muito importante fazer o diagnóstico e o tratamento corretos.
Doutora, minha cachorrinha é um pitbull tem trinta e quatro dias e está com diarreia.. posso dar a vacina dela? E qual vacina devodar ? Alguma marca especifica ? AAgradeço muito se puder me ajudar , estou sem sber o qe fzeer.
Bom dia Acledson. NUNCA vacine um animal se ele não estiver totalmente saudável, a vacina é o próprio vírus da doença, vacinar animais doentes, além de não produzir imunidade, debilita ainda mais o animal. Diarréia não é normal, precisa consultar para saber a causa e tratar corretamente antes de vacinar. A primeira vacina só pode ser dada a partir dos 45 dias, existem vacinas que podem ser dadas com 30 dias mas são específicas para situações de risco. Vacine com o veterinário, após exame clínico e utilize vacinas de qualidade, vanguard plus, três doses com intervalo de 21 dias e após reforço anual.
Tenho uma filhote de border collie de 2 meses que comprei na semana passada,
o veterinario vacinou ela no dia que eu comprei e depois pediu pra mim dar vermifugo.
Até então tava tudo bem, mas derrepente ela começou a ter diarreia e vomito constante e não come ja faz 3 dias.
Obs. levei de volta no Vet. e ele disse que poderia ser giardia e deu uma vacina.
Não sei oque fazer ela esta muito debilitada.
Bom dia Daniel. Interne imediatamente, somente assim ela terá alguma chance de recuperação.
Tenho um filhote de Pastor Alemão de 2 meses, o antigo proprietário disse que deu duas doses da vacina, mais nao tenho certeza e ele não deu o vermifugo, então quando o filhote chegou em casa dei um comprimido de vermifugo para ele, só que ele de vez em quando fica contraindo o abdômen como se tivesse ânsia de vômito ou se quisesse soluçar, ele está saudável come bem e brinca com todos… O que pode ser doutora ?
Boa tarde Felipe. Os filhotes tem muito soluços, neste caso é normal, ânsia de vômito não é normal, neste caso consulte. Inicie o esquema de vacinação novamente, três doses com intervalo de 21 dias. Repita o vermífugo com 15 dias e após mensal até os 6 meses. Vacine somente se o filhote estiver saudável e utilize vacinas de boa qualidade, a vanguard plus.
Ele tem contrações abdominais contínuas mais não vomita, tô preocupado ele come bem
Boa noite Felipe. Melhor você consultar para fazer o diagnóstico e tratamento corretos.
Boa Noite Doutora, eu ganhei um filhote de pastor alemão que tem 57 dias ele já veio vacinado e vermifugado (1ª dose), juntamente com a carteirinha de vacinação. Bom minha duvida é o seguinte qual ração é a mais apropriada para filhotes desta raça?
Boa noite Lais. As rações super premium são as melhores, são específicas para a raça ou especificas para cães de grande porte. Royal canin, premier, proplan, vital can, todas super premium. Existem as premium, também são muito boas, a royal canin também tem uma linha premium, golden entre outras. Rações de supermercado, ao contrário do que muita gente pensa, não são de boa qualidade, principalmente para cães de grande porte.
obrigado, ajudou muito vou comprar uma dessas.
Disponha sempre Laís.
Olá, estou bem preocupada com meu filhote. Ele tem quase três meses e tomou a segunda dose da vacina V10 há uma semana. Hoje vieram visitas aqui em casa e quiseram pegar ele no colo, infelizmente minha mãe deixou. porém eles tem cachorros e eu não sei se são vacinados. Meu filhote corre algum risco ou estou superprotegendo demais?! Obrigada.
Bom dia Natasha. Não, você tem toda razão em se preocupar, filhotes em esquema de vacinação devem ser muito protegidos. Procure evitar o contato ao máximo possível principalmente com pessoas que possuem cães doentes.
Boa noite!
Tenho um filhotinho de Maltes macho, ele tem 4 meses e terminou o ciclo de vacinas essa semana, ele tomou quinta feira ( Raiva, 3º dose da V10 + a 2º da Bronchi e percebi que hoje fazem tres dias e ele ainda esta molinho , dormindo bastante será que isso e normal?? Mas tbm esta fazendo tratamento de ottite com o medicamento Otoguard, gostaria de saber se ele esta bem, se e normal ou preciso procurar o veterinario dele o mais rapido. Lembrando que esta se alimenta bem e tomando agua tb certinho.
Desde ja muito obrigada.
Boa noite Gracieli. Não é normal, as reações pós-vacinais devem durar no máximo 1 dia. O filhote não pode ficar abatido sem motivo, eles são sempre brincalhões. A otite também não causaria este sintoma a não ser que ele tenha muita dor. Consulte para saber a verdadeira a causa.
Ok, muito obrigada.. Sou meia encanada tudo acho que ele esta doente. Amanha se ele nao acordar melhor eu vou leva-lo na veterinaria.
Disponha sempre Gracieli. Com filhotes nunca podemos ter dúvidas, porque eles são muito sensíveis.
Olá ,Boa noite
Tenho um cachorrinho que está com 45 dias, fui a uma clinica veterinária pra que me indicassem um vermifugo, me indicaram o Drontal, comprei e dei pra ele 1ml e meio conforme o peso, na mesma noite começaram a sair os vermes nas fezes dele, só que percebi que ele acabou comendo aquelas fezes durante a noite, fiquei muito preocupada, quando devo repetir o vermifugo? o que devo fazer ? Obrigada.
Boa noite Rayane. Os vermes eliminados normalmente estão mortos, mas claro que você deve tentar evitar que isso aconteça através do recolhimento das fezes os mais rápido possível. Caso tenha dúvida quanto à eliminação completa dos vermes repita a dose 1 a 2 dias depois, mas cuidado com efeitos colaterais como diarréia e abatimento, caso ele tenha apresentado, só repita com 15 dias.
Muito obrigada .
Assim fico mais tranquila.
Disponha Rayane, qualquer coisa escreva.
Bom dia! Meu york tem quase 3 meses ele come ração royal canin mínimo júnior, porém não ingere as 60 gramas diárias recomendadas. Acredito que seja algo em torno de 45 a 50. E normal?! Obrigada.
Boa noite Natasha. A quantidade indicada na ração é uma média depende de vários fatores como tamanho, peso, atividade. O mais importante é avaliar se ele não está magro, com costelas e coluna saliente. Caso esteja você deve tentar estimular o consumo.
Ola boa noite!! Meu chiauaua tem 9 meses e parece q está gripado…seus olhos estao lacrimejando e patece q esta engasgado…seus coração as vezes da uma disparsda e para…qual remedio eu podrria dar numa emergência antes de levá-lo ao veterinario?? Obrigada
Boa noite Tereza. Indicar uma medicação sem ter certeza do diagnóstico poderia prejudicar muito a saúde do seu filhote, ainda mais um chihuahua, uma raça extremamente frágil. Consulte para saber a causa dos engasgos, pode ser devido aos gânglios submandibulares inchados, mas pode ter outras causas. Coração disparado não é normal e se ele apresentar algum problema cardíaco congênito, engasgos fazem parte dos sintomas. Portanto o melhor a fazer é consultar.
Boa Tarde!
Tenho um maltês de 4 anos.
Quarta-feira (01/10/14) ele tomou a terceira dose da vacina leish-tec. No mesmo dia ele ficou quietinho, teve um pouco de febre, mas ministrei dipirona e no outro dia ele já estava ótimo.
Na sexta-feira notei uma bolinha móvel embaixo das axilas dele (nas duas), são pequenas, como um pequeno grão de milho e não são visíveis sobre a pele, só se você tocar é que sente.
A veterinária me informou que pode ser os linfonodos reagindo ao estímulo vacinal, mas hoje, cinco dias após a vacinação, eles já deveria ter sumido? Ele não sente nenhum incomodo e fora isso está 100%, brincalhão, comilão como sempre.
Desde já obrigada!
Boa tarde Michele. Provavelmente são os linfonodos reativos, eles podem demorar para normalizar, os cães não sentem dor no local, a não ser que o linfonodo fique muito aumentado. Portanto, só acompanhe, é uma reação normal.
Muito obrigada pela disposição em responder! Fico imensamente agradecida!
Disponha sempre que precisar esclarecer as suas dúvidas.
adotei um filhote de 45 dias de vida. quando o adotei me disseram que ele havia sido vermifugado, dois dias depois ele comecou a defecar e saia algumas vermes pequenas. hoje ja é o quarto dia depois da vermifugacao e ele vomitou uma verme de mais ou menos 10 cm. gostaria de saber se isso é normal.
Bom dia Mariana. Pode acontecer se ele estiver com uma quantidade muito grande de vermes, alguns possuem um ciclo onde passam pela garganta e neste momento ele pode ser eliminado pela boca. Verifique a dose do vermífugo se está correta de acordo com o peso, a qualidade também é importante, gosto muito do drontal puppy e do basken. Repita o vermífugo a cada 15 dias até ele não eliminar mais vermes. Caso apresente vômito frequente, diarréia ou abatimento consulte imediatamente.
bom dia tenho uma dúvida meu cachorrinho tomou hoje o vermifungo, será que posso dar banho nele hoje ?? ou tenho que esperar
Bom dia Adelanne. Muitas vezes eles apresentam diarréia com o vermífugo, caso o seu filhote fique stressado com o banho, o melhor é dar banho amanhã.
Minha cachorrinha lhasa apso tem exatamente 4 meses, e hoje amanheceu vomitando e com diarreia, ela esta um pouco fedida também.
ontem a noite ela estava bem , jantou tudo a comida, liguei para o veterinário e ele esta em outra cidade e não pode atende la.
O que eu faço?
Boa tarde Michele. Você deve consultar o mais rápido possível, caso o seu veterinário não possa atender procure atendimento com outro profissional. Filhotes nunca podem esperar. Retire água e comida, tente dar soro hidratante 3 a 5 ml de hora em hora, caso vomite o soro suspenda por duas horas. Caso não vomite o soro, deixe que tome água, pouca quantidade, caso não vomite, pode dar a ração habitual, nao dê petiscos e nada fora da dieta normal. Sempre que ocorrer vômito, água e comida devem ser retiradas por 2 horas.
Olá , eu tenho um filhote de poodle de apenas 50 dias e ele está com pulga e carrapato . Eu já posso da banho com sabonete e xampu q previne/combate pulgas e carrapato ? Se sim , você poderia me indicar o melhor .
Boa tarde Amanda. Não utilize produtos parasiticidas em filhotes tão jovens, passe um pente fino e retire todos os parasitas. Utilize um produto no ambiente, cuidado com a manipulação destes produtos.
Bom dia .
Tenho um filhote yorkshire ( 2 meses) a primeira vacina foi a importada e sexta feira tomou a segunda , e dessa vez nacional ( por falta de conhecimento da minha parte)
E hoje ele acordou com diarréia com um líquido insanguentado e vomitando . Já levei no veterinário e ele aplicou uma injeção . Com isso a diarréia e o vômito acabou . Mas continua aqui deitado , rangindo , sem querer comer nem beber água . O que faço ???
Boa tarde Viviane. Aconselho você a interná-lo, o tratamento deve prosseguir até ele estar completamente recuperado e se alimentando, o diagnóstico deve ser feito através de exame clínico e laboratorial se for preciso, para que seja feito o tratamento adequado.
Bom dia! Tenho duas filhotes de shih tzu que já foram vacinadas coma vacina vanguard plus( V11) e vermifugadas com drontal puppy.. depois de uns dias apresentaram fezes moles com cosminha de catarro e pigmentos de sangue , estao super bem interagindo bem , liguei pro vet ele me indicou trissulfin suspensão por 6 dias e tbm um probiotico as fezes se firmaram e voltam ao normal.. mas agora q parou de tomar o trissulfin e o probiotico as fezes voltam a ter aspecto mole meio gelatinosa e pigmentos de sangue? oque sera isso ? devo diminuir a alimentação comem ração Golden … como faço esta alimentação?Estou desesperadas morro de medo de perder minhas nenéns! Desde ja agradeço!
Bom dia Edneia. Converse com o seu veterinário sobre a possibilidade de ser um parasita intestinal, giárdia é um deles, entre outros, a giárdia é um parasita transmitido por água e alimentos. Um exame parasitológico de fezes ou o teste rápido para giárdia podem ser utilizados na tentativa de diagnosticar ou excluir.
Ola. Tenho uma filhote de shitzu de 54 dias. Ela ja tomou vacina e as vermifugos, toda via peguei ela ha uma semana e ela apresentou um chiado no nariz. Fui no vet que fez exames de hemograma e chapandontorax e descobrimos que ela esta com broncopneumonia. A vet receitou antibiotico mas o que me preocupa é que no consultorio ela tomou uma injeção de antibiotico + corticoide (algo assim nao lembro o nome). A pata aonde ela tomou a vacina esta mancando. Ao invez delA pisar com a almofada na pata esta pisando com o pe invertido. Isso eh normal? Parece q vai quebrar o pezinho pisando assim
Boa noite Paula. Não é normal, comunique o que aconteceu a sua veterinária o mais rápido possível.
Boa Tarde! Dra. Adquiri um filhote de raça Boxer, ela tem aproximadamente 36 dias. Gostaria de saber qual é o tempo correto em que devo começar a vacinação. E no caso quais as melhores para este tipo de raça.
Desde de já gradeço!
Boa tarde Ariele. Antes de vacinar ele deve tomar remédio para vermes, no mínimo uma dose antes da vacina. O esquema de vacinação pode ser iniciado com 45 a 60 dias, o importante é ele estar saudável para receber a vacina, portanto, o exame clínico é fundamental. São três a quatro doses da vacina múltipla de boa qualidade (vanguard plus) com intervalo de 21 dias, ele deve terminar o esquema de vacinação próximo dos 4 meses.
Olá! boa noite! Gostaria de saber se faria mal a minha cachorrinha cofap tomar a vacina contra rábica com apenas 6 dias que ela tomou o remédio para verme….ela tem 9 meses e seria a primeira vacina contra rábica dela.
Obrigada!
Bom dia Eliane. Pode sim, desde que ela esteja saudável.
Olá Bom Dia.
estou muito preocupada com minha filhotinha Amora pois ela esta com muitos carrapatos e momonas tambem estou desesperada voces podem me indicar um remedio eficaz
Bom dia Andréia. Os melhores medicamentos para carrapatos são os pour on, ampolas que são aplicadas sobre a pele a cada 30 dias (frontline, fiprolex), mas para aplicar sua filhote deve ter mais de 1kg de peso e mais de 2 meses. Caso tenha menos, passe um pente fino e retire todos os carrapatos, muito importante fazer a dedetização do ambiente, pois 90% dos carrapatos estão no ambiente e não no animal. Cuidado com produtos para ambiente, não deixe ela entrar em contato, pois são muito tóxicos. Observe sintomas como abatimento, vômitos, diarréia, falta de apetite, consulte imediatamente, pois pode ser a doença do carrapato.
Bom dia!
Gostaria de esclarecer uma duvida,tenho um boxer de 80 dias, a uma semana ele esta com diarreia, percebemos que foi logo apos misturarmos a ração de marcas diferentes, pode ser isso? oque devo fazer estou preocupada.
Boa tarde Jéssica. Aconselho você a consultar imediatamente antes que ele desidrate, fique desnutrido e o quadro se torne ainda mais grave. Por enquanto volte para a ração inicial e dê um repositor de flora intestinal (probiótico, microlac) dose de acordo com a indicada na embalagem para filhotes.
Tem uma semana que demos o vermifugo, isso pode causar tambem?
Boa tarde Jessica. Não, o vermífugo só causa alteração nas fezes no máximo um dia após a administração. Consulte o quanto antes, algumas viroses podem iniciar com diarréia e neste caso o tempo é precioso, quanto antes iniciar o tratamento, maiores as chances de recuperação.
Bom dia! Eu tenho um labrador que tem 9 meses e a alguns dias ele estava brincando com o outro cachorro e acabou ocasionando um pequeno machucado perto do focinho dele, eu tenho limpado, mas não sei que remédio passar e agora eu percebi que o machucado ficou maior. O que eu poderia passar ?
Bom dia Rebecca. Aconselho você a consultar, pode ser um simples machucado que se não tratado corretamente pode infeccionar, tornando-se mais grave, necessitando de um tratamento mais agressivo. Além disso filhotes podem apresentar doenças de pele que, muitas vezes, podem iniciar com pequenos ferimentos e com o tempo se alastram para todo o corpo. Dependendo da localização da lesão, medicamentos tópicos não podem ser utilizados, portanto a consulta é fundamental. Desculpe não poder ajudar mais.
Quero muito saber se posso dar vermifugo para minha cadelinha que tomou a vacina v10 dia 2/1 . Ela deverá tomae a proxima vacina dia 23/1. Estou achando ela com a barriga muito inchada
Bom dia Alessandra. Você pode dar o vermífugo sim, mas aumento de volume abdominal nem sempre é verminose, caso ela esteja com fezes moles e outros sintomas, melhor consultar antes.
Meu cachorro é um lhasa e já possui 5 anos. Na fase que era filhote tomou todas as doses de vacina. Com a idade que possui hoje qual a recomendação de vacinas para ele?
Bom dia Leise. Ele deve receber no mínimo duas vacinas anuais, a anti-rábica e a V10, vacina contra viroses, a mais importante de todas, se já faz muito tempo que ele não recebe a vacina V10, deve fazer duas doses com intervalo de 21 dias e após reforço anual com uma dose. Utilize vacina de qualidade, gosto muito da vanguard plus.
Boa tarde dra,
Recentemente foi lançado o bravecto, um comprimido carrapaticida e estou querendo usar no meu cachorro, que tem 1 ano e 2 meses , ele sempre usou o neopet e sempre tive a preocupação do seu uso a longo prazo, de causar algum dano! Vc indica esse comprimido , será q tb n causaria algum dano usando a longo prazo??? Pois seu efeito dura por 12 semanas, ele é realmente seguro e cumpre com o que promete ?? Adorei o seu site!!! Obrigada!!
Boa tarde Bárbara. Que bom que gostou do site. Tenho utilizado muito o bravecto em cães de todas as idades, inclusive idosos, não observei nenhum efeito colateral. Ele tem controlado infestações grandes e casos em que os cães nunca conseguiam 100% de eficácia. Ele é palatável, os cães ingerem facilmente. O produto é muito bom, eu recomendo.
Mto obrigada pela resposta e atenção !! Tenho outra dúvida, hj fui comprar o remédio de verme , pois ele apresentou umas remelas meio esverdeadas e falei com a vet dele e receitou o verminet 660mg, porém hj a noite eu notei as fezes moles e achei melhor n dar o comprimido , agora a dúvida, devo ou n dar ?? Ele está se alimentando normal e brincando TB!! Obrigada mais uma vez!!
Bom dia Bárbara. Disponha sempre que precisar. Você fez muito bem, aconselho você a consultar, a não ser que ele tenha ingerido algo não habitual, como petiscos, entre outras coisas, que podem alterar a consistência das fezes. A secreção nos olhos, nem sempre é verminose, pode ser algum problema oftálmico ou alguma doença sistêmica que debilite um pouco mais. Nunca dê vermifugo se as fezes estão alteradas, porque um dos efeitos colaterais do vermifugo é deixar as fezes moles, a não ser que se tenha certeza que a causa das fezes moles seja a verminose.
Boa tarde Dra., obrigada mais uma vez por me ajudar!! Amanhã irei levá-lo ao vet, ele ta normal e estou achando q foi um petisco novo q comprei , mas por via das dúvidas, acho melhor passar pela vet primeiro e aproveito e já faço a consulta de rotina!! Boa semana!!
Disponha sempre Bárbara. O melhor realmente é ter certeza que está tudo bem através do exame clínico. Obrigada, boa semana para você também.
Oi bom dia tenho uma cadelinha q achei abandonada na rua ela estava muito debilitada,cheia de pulgas e com começo de rabujo,mas gostei tanto dela q levei para casa,ontem levei ela para dar uma injeção para rabujo,na hora q a injeção foi aplicada cresceu um nódulo,até ai tudo ok,mas hoje ela amanheceu triste e sem querer comer é normal?
Boa noite Alcione. Desculpe mas não entendo a que você se refere quando fala rabujo e também não sei que injeção é esta que foi aplicada, mas pelo que você descreve ela realmente precisa de uma consulta, principalmente pelo fato de estar debilitada, precisa saber a causa para poder tratar, com certeza o problema de pele é só um dos sintomas de uma doença mais grave.
Olá Dra.
Gostaria de saber eu já dei vermífugo para meu cachorro, ele tem dois meses e eu ganhei ele essa semana, mas o eu não vi vermes em suas fezes, e a barriga dele está “inchada”, o que será que está acontecendo?
Muito obrigada pela atenção.
Boa tarde Quézia. O abdômen pode estar aumentado por vários motivos, não só verminose, muitas vezes o filhote está desnutrido e o abdômen fica mais saliente, ou mesmo devido ao aumento de algum órgão, portanto, o ideal é consultar para saber a causa e tratar corretamente.
Olá Dra. Há carrapaticidas tão bons como o Frontline mas que tenham um preço mais acessível?
E também se você conhece o remédio Pulgoff Pour On para cães e saberia me dizer se ele é eficiente para acabar com os carrapatos? E se não é prejudicial para o cão?
Boa tarde Ana Caroline. Trabalho com o fiprolex, ele tem a mesma substância que o frontline e possui um preço muito mais acessível. Conheço mas nunca usei o Pulgoff, não sei se ele é realmente eficaz. Existe um lançamento recente que é o bravecto, um comprimido que tem ação de 3 meses para carrapatos, muito bom, tenho usado e ele realmente é muito eficaz.
Tenho uma vira lata que dizem ter mistura com wippet de aproximadamente 1 ano e 3 meses. Recentemente comprei uma coleira anti-pulga e carrapatos, e após algumas horas ela começou a espirrar com frequência. Achei que era um processo alérgico mas não retirei a coleira e ela, depois de uns 3 dias, começou a sufocar de vez em quando. Como não passava, depois de uns 3 dias, eu retirei a coleira, lavei o pescoço dela, e os espirros melhoraram, e a frequência de “sufocamento” diminuiu – passou a umas 3 vezes por dia. Será o espirro reverso? Amanhã vou levá-la ao veterinário.
Obrigada
Bom dia Rosa. Pode sim ser uma reação alérgica ao inseticida da coleira, como ele penetra na pele, pode demorar algum tempo para ser eliminado, mesmo após a remoção da coleira. Como o espirro reverso também pode ocorrer devido a estímulos alérgicos, existe esta possibilidade também, mas o principal você já fez, retirou a coleira, não use mais esta marca. Consulte para descartar outras causas para o sufocamento.
Muito obrigada Dra…hoje ela já não está mais espirrando nem sufocando. Acho que deve ter sido mesmo a coleira.
Bom dia Rosa. Observe, caso tenha sido realmente a coleira, a partir do momento da retirada, ocorrerá a diminuição dos sintomas até o desaparecimento. Disponha sempre.
minha cadelinha vai fazer 2 meses e dei vermifugo faz quase uma semana e agora ela esta com diarreia vomito não come e nem bebe agua,apresentou uma bolhinha de pus na barriga ja esta bem magrinha pode ser efeito colateral do vermifugo ?
Boa tarde Janaína. Com certeza absoluta não é efeito colateral do vermífugo, consulte imediatamente, ela pode estar com uma virose.
Adquiri há 17 dias em Fortaleza-CE um casal de pastor capa preta, o macho com 3 meses e a fêmea com 2 meses, ambos com duas vacinas (vanguarda plus). Como moro no Amazonas e estava de carro, trouxe os pets comigo, foram cinco dias de viagem Durante o trajeto, tive que hospedá-los em duas clínicas, em ambas fui atendido pela veterinária-proprietária. Gostaria de saber, se os pets estão correndo algum risco? se nas paradas para alimentá~los e para fazerem necessidades correram risco? se positivo, quais os cuidados e observação que devo fazer. Observação na cidade onde moro não possui profissionais.
Boa tarde Luiz Carlos. O filhote só está totalmente protegido 15 dias após a terceira dose da vacina múltipla. O meu conselho é observar, caso apresentem vômitos, diarréia, febre sem motivo aparente, consulte imediatamente, infelizmente em caso de viroses a única forma de salvar é internando. Faça duas doses da vacina múltipla de boa qualidade (vanguard plus) com intervalo de 21 dias, a terceira dose 21 dias após a segunda dose. No total eles vão receber 4 doses, mas é importante que você aplique no mínimo duas doses para garantir que eles fiquem com uma ótima imunidade. Muito importante você aplicar a vacina de qualidade, converse com um profissional, explique a situação e tente comprar a vanguard plus.
BOA NOITE, GANHEI UM CACHORRINHO SEGUNDA E OBSERVEI VERMES EM SUAS FEZES, HOJE PROCUREI O VETERINÁRIO E ADMINISTREI UM VERMIFERRO!! AGORA A NOITE ELE ESTA ELIMINANDO BASTANTE VERMES!! MAS TENHO OUTRO CACHORRINHO QUE TAMBÉM ADMINISTREI VERMIFERRO HOJE!! QUAIS OS CUIDADOS QUE PRECISO TER??
Bom dia Elisa. Administre o vermifugo, dose de acordo com o peso, a cada 15 dias até você não observar mais vermes nas fezes, no mínimo duas doses. Todos os cães e gatos que convivem devem ser tratados. Após o filhote dever receber o vermifugo a cada 30 dias até completar 6 meses. A partir dos 45 dias deve receber a primeira dose da vacina múltipla, mas só vacine se estiver saudável.
Fiquei muito feliz com a imediata resposta dada por vocês através deste conceituado blog. Aproveitando a oportunidade, solicito mais um esclarecimento. Como dito anteriormente, adquiri dois cães no Ceará, pois bem, a fêmea (nasc 24/11/14) apresenta um tipo de alergia na barriga, e nas genitais, uma espécie de irritação de forma arredondada nas cores vermelhas e esbranquiçadas. Está se alimentando bem, ganhando peso e ativa. Conforme dito antes, minha cidade não dispõe de profissionais na área, o mais próximo somente em Rio Branco-AC e, para leva-la tenho que ir de avião ou de barco, devido a localização geográfica aqui no AM. O que posso passar para solucionar tal situação?
Boa tarde Luiz Carlos. Muito possivelmente seja uma dermatite bacteriana superficial, muito comum em filhotes. Você pode lavar o local com sabonete protex pele suave (humano). O ideal seria passar uma pomada a base de antibiótico, mas você não vai conseguir comprar sem receita especial. Caso consiga, ao passar, massageie muito até sumir, para que o filhote não lamba o local e acabe se intoxicando com o produto. Caso aumente, dissemine para outras partes do corpo, você terá que consultar. Muito obrigada, escreva sempre que precisar.
Olá Dr. Debora temos uma shih tzu de 7 meses e está apresentando umas bolinhas de tamanhos diferentes na pele que de tanto ela coçar forma feridinhas ,estão mais localizadas no pescoço e nas patinhas ,levei na vet e ela disse que do calor ,no ultimo banho ,foi passado o shampoo Dove ,será que foi isso que ocasionou ? desde já grata.
Boa noite Fabiana. O Shih Tzu é uma raça que apresenta problemas dermatológicos com muita frequência. Estas bolinhas podem ter várias causas, o diagnóstico só poderá ser feito após exame clínico e na maioria das vezes também será necessário coleta de material para análise. Portanto, o melhor é consultar. O meu conselho quando se trata de shih tzus é sempre usar shampoos hipoalergenicos e hidratantes rotineiramente e fornecer ração super premium, previne muitos problemas dermatológicos.
Minha gatinha tem 2 meses é pequena magra mais a barriga dela é super Grand inchada dura dei remédio de verme pra ela as duas doses dei uma e depois de 5 dias a outra isso faz uma semana e ainda ta inchada a barriga dela e os olhinhos dela estão lacrimejando eu estou pingando colírio lágrima Plus todos os dias e está melhorando … e o ouvido dela tem uma secressão que parece areia marrom eu limpei um pouco mais ainda tem ufah!!! Então ela é um bebê judiado me ajude a cuidar dela bjs obgada
Boa noite Thais. Dê o vermifugo (basken liquido) a cada 15 dias no mínimo 4 doses, de acordo com o peso, lentamente, cuidado para que ela não se engasgue. Ofereça uma ração filhote de melhor qualidade, linha premium da Royal canin, golden ou gran plus. Sempre observe possíveis reações após o vermifugo, como vômitos e fezes muito líquidas, caso ocorra consulte. Pode continuar usando o lacrima plus, caso aumente a secreção vai precisar de um colirio a base de antibiótico, que só pode ser prescrito pelo veterinário. A secreção nos ouvidos muito provavelmente seja causada por ácaros você pode fazer limpeza com epiotic, a medicação específica deve ser prescrita pelo veterinário após consulta e análise do cerumen. Claro que o ideal seria você consultar para avaliar o estado geral e medicar corretamente.
Boa noite, Dra! Tenho uma cadelinha srd de 7 anos, ela não come ração, já tentei todas as marcas e de todas as formas… Sem sucesso! A alimentação dela é basicamente peito de frango e fígado. Só que faz algum tempo que venho percebendo fezes amolecidas e as vezes escuras (geralmente quando come fígado). A alimentação pode está causando isso? E com essa dieta ela está suprindo suas necessidades? Ou seria necessário algum complexo vitamínico, tipo o Glicopam?
Boa noite Natália. Realmente a alimentação é basicamente proteína, totalmente desequilibrada. Aconselho você a não dar mais o fígado, somente o peito de frango cozido com água e sal, se puder misturar com arroz seria melhor. Faça exames para avaliar a função renal e hepática, o excesso de proteína pode levar a alterações nestes órgãos. Utilize complexo vitaminico somente após a avaliação clinica e exames laboratoriais.
Olá! Estou com um filhote de beagle de 46 dias ontem ele tomou a v10 e hj ele tomou a terceira dose de drontal puppy. As 2 primeiras doses do vermifogo foram dadas no canil e essa terceira aqui em casa. Ele está com diarréia e saindo as vermezinhas inteiras, estou achando ele um pouco quieto é normal?
Bom dia Camila. O vermífugo pode causar cólicas e um pouco de fezes moles por no máximo um dia, caso a diarréia persista por mais que um dia, consulte. Caso as fezes sejam muito líquidas e/ou apresente vômitos, consulte, pois há risco de desidratação.
Soube de um comprimido para controle de pulga e carrapato, chama-se bravecto. Gostaria de saber se é um remédio seguro ou se causa efeitos colaterais? Obrigada
Boa tarde Veronica. Sim é muito bom, bastante seguro e eficaz, não observei efeitos colaterais, tem controlado casos de grandes infestações. Existe restrição para animais com insuficiência renal e cautela para animais com histórico de alergias.
Dra, boa tarde!
Tenho uma maltês que está com 1 mês e 12 dias ela ja tomou 1 dose ( a do canil) vermifugo e dia 21 ela tomara a 1 dose da a V8 eu ja posso dar pra ela o angels eyes para ela ou e melhor ela tomar as vacinas primeiro?
Boa tarde Ana Paula. Não lembro se existe restrição de idade para este medicamento, mas mesmo que não haja, não aconselho administrar a filhotes muito jovens. Existem algumas opções para remover manchas nos pêlos, a ração da hills melhora muito ou o cristal eyes que é de uso tópico.
Dra. Boa tarde, minha cachorra tomou aquele remédio para pulgas e carrapato BRAVECTO, mas ela vomitou um liquido amarelo uma hora após, sera que perdeu o feito do remédio.
Obrigada
Boa tarde Karoline. Acredito que não, somente se ela tivesse vomitado o comprimido.
Olá,usei a sete dias um carrapaticida generico do frontiline spray , mais minha cadela de 4 meses ,labradora, com 10 kg, ainda estao com carrapato, pensei em usar o bravecto, posso usar ou ha risco de intoxicação, por eu ter feito o uso de um remedio externo?
Boa noite Livia. Você pode usar o bravecto sim porque os produtos atuam de forma diferente, um não interfere na metabolização do outro.
Minha York tem 3 mese e esteve muito gripada mas já se curou, a vet mandou dar o vermífugo, amanha e o dia da segunda dose, mas dois dias antes ficou gripada novamente, posso dar o remédio mesmo assim?
Boa tarde Tatiana. Gripe não é comum em cães, qual foi a causa, ela fez exames, existem algumas doenças importantes que podem apresentar sintomas semelhantes a gripe, uma delas é a cinomose, muito importante fazer o exame específico para descartá-la, outra é a doença do carrapato. Aconselho você a conversar com a sua veterinária para que sejam feitos exames antes de medicar com qualquer outro medicamento, inclusive o vermífugo.
Boa noite! Tenho duas cadelas em casa, uma srd de 7 anos e uma shih tzu de 5 meses, mudamos recentemente para Natal – RN e ando muito preocupada com os inúmeros relatos de caso de leishmaniose por aqui. Não pretendo aplicar a vacina agora, pq além de ter um custo bem alto, reação muito forte, li vários casos na internet de cães que contrairam a doença mesmo depois das vacinas. Gostaria de saber que outras alternativas posso tomar além da coleira Scalibor (acho muito arriscada, porque elas brincam e se lambem muito, a mais nova principalmente)… Ouvi falar da citronela e óleo de neem. Como devo usar? Em spray diariamente? Mensalmente? Se plantando citronela em casa, é perigoso elas morderem e se intoxicarem? Existem pipetas que tenham o mesmo efeito da coleira? Usando o spray, se elas se lamberem tbm tem risco de intoxicação?
Desculpe as várias perguntas, mas estou realmente assustada. Obrigada!
Boa noite! Tenho duas cadelas em casa, uma srd de 7 anos e uma shih tzu de 5 meses, mudamos recentemente para Natal – RN e ando muito preocupada com os inúmeros relatos de caso de leishmaniose por aqui. Não pretendo aplicar a vacina agora, pq além de ter um custo bem alto, reação muito forte, li vários casos na internet de cães que contrairam a doença mesmo depois das vacinas. Gostaria de saber que outras alternativas posso tomar além da coleira Scalibor (acho muito arriscada, porque elas brincam e se lambem muito, a mais nova principalmente)… Ouvi falar da citronela e óleo de neem. Como devo usar? Em spray diariamente? Mensalmente? Se plantando citronela em casa, é perigoso elas morderem e se intoxicarem? Existem pipetas que tenham o mesmo efeito da coleira? Usando o spray, se elas se lamberem tbm tem risco de intoxicação?
Desculpe as várias perguntas, mas estou realmente assustada. Obrigada!
Boa noite Natália. Realmente os casos de leishmaniose são muito frequentes aqui no nordeste. Quanto a vacinação, ainda é a melhor forma de proteção. Hoje só existe uma vacina disponível, a leishtec, após exame específico, devem ser feitas 3 doses com intervalo de 21 dias e após reforço anual. Não tive nenhum caso de cães vacinados que ficaram doentes, isto pode acontecer quando há uma janela entre o exame e a vacinação, hoje isto não ocorre mais devido ao teste rápido, a vacina é aplicada no mesmo dia do exame ou seja não há intervalos. Quanto às reações, elas ocorrem sim, mas com a leishtec são muito mais brandas e facilmente controladas com medicação. A coleira scalibor é a mais indicada para proteção, mas existem no mercado ampolas tópicas que devem ser aplicadas mensalmente, Max 3 da Bayer que protege contra pulgas carrapatos e o mosquito, o pulvex e me parece que já existe outro produto mais recente semelhante no mercado. Existe também o spray defendog da virbac. A planta citronela não é muito eficaz porque só exala o cheiro quando é manipulada.
Dr minha cachorra srd ela estava vomitanto uma gosma branca e coco mole, dei dontral plus para ela depois de umas 3 horas ela vomitou um liquido bem amarelo,porque? Oque posso fazer?
Boa tarde Anderson. Consulte imediatamente e não administre mais nenhuma medicação oral. Precisa saber a causa dos vômitos.
Meu filhote tem 40 dias tomou vermifogo um tem 20cm e menos de um kilo quantas doses devo dar e o outro um kilo
Boa tarde Eliana. A dose é 1ml por quilo de peso, gosto de dar a dose correta, caso tenha menos, dar dose menor, não entendi o peso do outro. Administre duas doses com intervalo de 15 dias e após a cada 30 dias até completar 6 meses.
boa noite, minha cachorrinha York está sofrendo há 3 meses, durante todo esse tempo – a cada 7 dias – fica com cólicas abdominais, diarréia e agora está tb com tosse e achei dois vermes nas fezes, tomou cortisona injetável de longa duração, e o vet. receitou vermífugo, será que a cortisona corta o efeito do vermífugo? ela está debilitada, pode tomar vermífugo um dia após diarréia, o precisa de mais dias para se recuperar? O vet. acha que é verme Toxocara. Há dois meses já tomou Dontral Plus e não curou.(ou se reinfestou). O que eu devo fazer?
Boa tarde Jaqueline. Aconselho você a consultar e fazer exames específicos para realmente diagnosticar a causa destas cólicas, somente assim poderá fazer um tratamento realmente eficaz. Sem diagnóstico não tem como tratar corretamente.
ola boa noite minha cadela e uma pastor a alemão ela tem 2 meses e nove dias tomo a segunda dose remédio DRONTAL puppy no dia 2 do 4 hoje encontrei as fezes dela dura com um liquido escuro e com mal cheiro isto e normal doutora ????
Bom dia Evanio. O vermifugo pode alterar as fezes em até 24h após a administração, portanto, isto não é reação da medicação, caso persista consulte.
Olá. Meu nome é Ilze. Meu Pet fará dói meses amanhã 9_ 04. Ontem ela tomou a primeira dose da V 10 hoje expeliu muito verme tipo lombriga. A pessoa que me deu disse que havia Vermifugar o. Pode ser reação da vacina? Devo Vermifugar de novo. É uma vira lata filhote de labrador é pai desconhecido. Tem 4 kit os. Ela irá continuar expelindo? É normal o parasita sair vivo?
Obrigada!
Boa tarde Ilze. O fato dela eliminar vermes não tem relação com a vacina, mas sempre é bom dar o vermífugo antes de vacinar, caso você não tenha administrado. Espere dois dias da aplicação da vacina e administre duas doses de vermífugo com intervalo de 15 dias. Pode dar o canex 5kg ou o drontal. Os vermes podem sair vivos sim.
Comprei um poodle preto ontem (pai micro e mãe toy) e ele tem 45 dias. A menina que me vendeu disse que deu vermifugo a ele (não sei com quantos dias), ontem a noite vi um verme branco no bumbum dele e queria saber se isso é normal, nas fezes não aparece nada. Outra coisa que me preocupei é que ele veio com pulga, achei 4 pulgas nele e vi em um site que posso dar banho (depois de 45 dias) com o sabonete de enxofre para eliminar as pulgas, tem algum problema se eu usar esse sabonete ??
Boa tarde Caroline. O melhor é repetir o vermífugo, duas doses com intervalo de 15 a 21 dias, drontal puppy, 1ml/kg de peso, dê devagar, cuidado para não engasgar. Passe um pente fino e retire as pulgas, não aconselho banho assim tão jovem.
Boa noite!
Adotei uma cachorrinha, srd. Ela tem aproximadamente 40 dias. Demos vermifugo para ela e como era de se esperar, ela teve diarreia, porém depois de alguma horas com essa diarreia, ela começou a fazer coco com sangue. Isso é normal? Alguém pode me ajudar?
Obrigado desde já!
Bom dia Esmeralda. Normalmente isto não ocorre, a não ser que a diarréia tenha sido muito intensa, mas é preciso descartar outras causas de diarréia com sangue, principalmente viroses extremamente graves como a parvovirose e a cinomose, portanto, aconselho você a consultar o mais rápido possível.
Boa tarde
Tenho um filhote de shitzu que completa 3 meses dia 16/04. Com 45 (05/03) dias dei a primeira dose de vermifugo junto com a primeira vacina. Saíram alguns vermes. Passado 30 dias (06/04), dei a segunda dose da vacina e saíram muitos vermes, assustada repeti a dose de Drontal Puppy (08/04), segue saindo vermes, devo repetir a dose?
Boa tarde Eduarda. Neste caso você deve repetir o drontal puppy com intervalo de 15 a 21 dias, até você não ver mais vermes nas fezes, depois disso, administre a cada 30 dias até completar 6 meses. Caso ele já tenha 2,5kg o melhor é administrar um vermífugo em comprimido ao invés do drontal puppy, mais completo, no mesmo esquema do drontal puppy.
eu tenho uma yorkshire e vou dar drontal para ela e gostaria de saber como administrar? quando repetir a dose?
ela tem 2,200kg
no aguardo, obrigada.
ela ja e adulta, tem 1 ano e meio.
Boa tarde Lorena. O drontal plus em comprimido é um comprimido para cada 10kg, portanto se for administrar ele, você deve dar 1/4 comp que trata um cão de 2,5kg. Uma dose e repita após 15 a 21 dias, após, a cada 3 meses, sempre uma dose e outra 15 a 21 dias depois.
Comprei uma Bolder Collie no dia 11/04 e hoje ela tem 42 dias, ela já não mamava na mãe porque eram muitos filhotes e não deixavam acabou que ela não desenvolveu nada, quando nasceu já era a menor de todas… Os antigos donos estavam alimentando ela com leite de vaca e com uma ração. Eles não havia dado vermífugo a ela ainda então compramos e estamos dando a ela hoje foi a segunda dose e dia 17 nos orientaram a dar a ultima dose. Ela estava com diarréia, ânsia de vômito… E hoje ela não quer comer, beber e as vezes ainda tem ânsia de vômito e só quer dormir, a cor da língua dela é cor rosa bem clarinho e sem brilho. Ela tem mais ou menos 28 cm e não sei o peso… Não sei mais o que fazer porque ela não esbossa nenhum tipo de reação.
Boa tarde Elizângela. Aconselho a consultar imediatamente, com certeza ela está anêmica, precisa saber a causa desta anemia, pode ser verminose mas pode ser outras doenças, portanto, quanto antes for feito o diagnóstico mais eficaz será o tratamento, não espere.
Por favor gostaria que me ajudasse hoje adotei uma cachorrinha,acho que ela deve ter uns dois meses e hoje derrepente ela começou a ficar molinha e com o coração disparados como se ela tivesse desmaiado e com a respiração ofegante, teve duas vz hoje, não sei o que fazer me ajudem por favor.
Boa tarde Rosilaine. Ela pode estar com anemia, consulte imediatamente.
Oi Boa noite, eu tenho um gato de 3 anos, e ele não é castrado, mas nunca deu trabalho.. Mas faz 1 dia que ele anda com ânsia de vomito, pensamos que era bola de pelo, então só dei leite e uma ração molinha pra ele.. Só que ainda não passou, e ele ta sem voz, não consegue miar e as vezes fica com a boquinha aberta, parece que machucou a garganta por causa das ânsias de vômito.. E ele não vomita nada, só um liquido transparente de vez em quando, e ta comendo normal.. Só que ele nao consegue dormir por causa dessas ânsias, o que pode ser? Se for bola de pelo, o que posso fazer pra ele vomitar isso logo e tratar da garganta dele?
Boa noite Liliane. Ânsia de vômito, enjôo, pode ser sintomas de muitas coisas, bolas de pêlos, infecções intestinais, gastrite, doenças hepáticas e renais. Viroses podem causar irritações na garganta, portanto, é muito difícil dar uma opinião, aconselho você a levá-lo para consulta para fazer o diagnóstico o e o tratamento corretos. Para ajudar na dissolução de bolas de pêlo existem produtos específicos, pastas que devem ser dadas diariamente, hair ball e a ball.
Boa noite! Eu comprei um filhote maltês.. Ele tem 35 dias a mulher que me vendeu ele, deu o remédio hoje é DRONTAL PLUS. Não deu nenhuma vacina nele! E ele está dopadinho e não está comendo direito. Oq devo fazer?? Me ajude por favor! Agradeço
Bom dia Hugo. Leve imediatamente de volta para a criadora, muito provavelmente este filhote ainda está mamando, 35 dias é muito cedo para retirar o filhote da mãe. Somente adquira filhotes a partir de 45 dias. Ele pode estar com cólicas devido ao vermifugo, mas com esta idade eles são extremamente frágeis, podem adoecer facilmente.
Boa noite.
Meu cachorro foi diagnosticado com a doença do carrapato e por isso esta tomando o remedio Doxitrat. Queria saber ele posso dar Bravecto pra durante o periodo do remedio.
Tem risco de um anular o efeito do outro ou sobrecarregar o sistema do meu cachorro?
Obrigada
Bom dia Luisa. Náo existe risco, só não aconselho dar o bravecto se o seu cão estiver muito anêmico e debilitado, neste caso, aguarde ele recuperar um pouco para administrar. Muito importante eliminar todos os carrapatos para que o tratamento seja realmente eficaz.
Olá, bom dia! Tenho um filhote da raça shih tzo, ele foi vermifugado e com 45 dias eu levei no veterinário e ele deu a vacina importada. Troquei aos poucos a raça dele, misturava a Premier e a Golden, agora estou dando só a Golden e coloquei patê na ração e pedaços de carne! Mas agora meu cachorro, está fazendo cocô mole e ontem ele vomitou ração! O que será que está acontecendo com ele? É efeito da ração? Ou será que é por causa da vacina e vermifugação? Me ajuda! Obrigada, beijos.
Boa tarde Drika. O ideal é que você acostume ele somente com a ração seca, ração pastosa e carne, muitas vezes, podem causar problemas gastrointestinais. Caso ele já esteja comendo a estes alimentos e começou a apresentar estes sintomas, consulte imediatamente. A vacina causa dor localizada e febre, o vermífugo pode causar fezes moles mas não deve causar vômitos, portanto, aconselho você a consultar.
Peguei ele com 40 dias e hoje ele está com 50 dias! Ele fica só em um cantinho da casa, limpinho e sercadinho!
oi, boa noite. Tenho um filhote que tem 60 dias ele é da raça schunalzer com maltes.
Eu dei um banho nele. Só que depois do banho senti que ele ficou um pouco de febre e sem disposição p brincar, só queria ficar deitado. Mas graas a deus esta se alimentando bem. o que deve ter ocorrido doutora e o que devo fazer.
Ele esta vermifugado e já tomou a primeira dose da vacina.
Bom dia Gisele Cristina. O banho é muito relaxante não só para o filhote como para cães adultos, normalmente eles ficam mais sonolentos após o banho, principalmente filhotes, mas febre não é normal, para constatar febre, somente com o termômetro, acima de 39 graus. Caso ele continue muito quente e sonolento, consulte, filhotes são muito frágeis.
Comprei um filhote de pastor. Ele esta com 35 dias. E normal ele urinar varias vezes e defecar meio pastozo ?
Bom dia Rogério. Não é aconselhável adquirir filhotes muito novos, o ideal é a parti dos 45 dias. Eles urinam muitas vezes porque bebem e comem o tempo todo. Quanto às fezes, podem estar moles devido à alimentação, caso tenha leite ou devido à ração. Outras causas de fezes moles é a verminose. Adquira uma ração filhote de boa qualidade (super premium), triture no liquidificador, fazendo um pó, misture um pouco de água morna e ofereça em porções pequenas, deixe no máximo 30 min à disposição, mas já deixe a ração seca para ele ir acostumando com o grão. Faça isto caso ele tenha dificuldade em comer o grão. Não dê vermifugo antes de saber se a causa das fezes moles é a alimentação.
Tenho uma york de 3 meses tem 1quilo e 600. Eu dei bravecto pra ela hj na hora do almoco e anoite ela teve um episodio de diareia.. Pode ser do remedio?? Ele perdera o efeito??? Estou preocupada
Obrigado
Bom dia Ana Flávia. O bravecto é um medicamento muito seguro mas em alguns casos pode causar problemas gastrointestinais (vômitos e diarréia ) que normalmente são passageiros, caso persista procure atendimento. Ele não perderá o efeito. O ideal é que ele não seja administrado a cães com menos de 8 semanas e peso inferior a 2 kg, esta recomendação está na bula do medicamento.
Boa noite, com quantos meses posso operar minha cachorrinha? E depois de operada ela vai engordar?
Bom dia Gaby. Logo após o período de vacinação ou seja por volta de 4 a 5 meses você já pode fazer a cirurgia, está comprovado que a castração antes do primeiro cio evita em mais de 90% a possibilidade de ocorrer tumorés de mama. Sim ela pode engordar um pouco, mas isto pode ser controlado com rações específicas. A castração só traz benefícios.
Olá boa noite meu caosinho ja tem mais de 4 meses e eu nao dei a vacina dos três primeiros meses eu posso dar agora
Bom dia Andressa. Deve dar agora, aplique duas doses da vacina vanguard plus com intervalo de 21 a 30 dias, 15 dias após a segunda dose o seu filhote estará protegido.
Gostaria de saber se a minha cadela de 9 anos q sempre tomou o conex plus para verme pode tomar apresentando muco branco nas fezes.
Boa tarde Sílvia. O muco pode ocorrer devido a uma inflamação da mucosa intestinal, que muitas vezes, pode ser causada por parasitas intestinais. Pode dar o vermífugo, caso os sintomas persistam consulte. Não administre se ela estiver com diarréia, neste caso consulte.
Boa Tarde Gostaria de Saber pois peguei uma cadela de 8 ,meses e não tomou nem uma vacina gostaria de saber qual devo aplicar ela é uma mistura de cocker com vira lata
Boa noite Alessandra. Aplique duas doses da vacina múltipla (vanguard plus) com intervalo de 21 a 30 dias e após reforço anual, 15 dias após a segunda dose, ela estará protegida.
Boa noite. A tres meses tive um filhote que moreu de cinomose, acabei de comprar um outro filhote que está com tres meses e tomou a 2ªdose da vacina vanguard. Não levarei ela para casa até que tome a 3ª dose, depois disso esperarei 7 dias para levá la, limpei toda a casa com amonia quaternária.Gostaria de saber se terá algum problema, se posso após os 7 dias levá la para casa?
Bom dia Fabiana. Muito bem, você está fazendo tudo corretamente, mas aguarde 15 dias após a terceira dose da vacina para levá-lo para casa.
Tenho um maltes de apenas 4 meses, ele começou com diarreia , uma semana sim outra não , e na última sexta feira ele teve uma convulsão e começou a salivar , levamos ao veterinário e o mesmo estava com febre altíssima , foi internado e o medicaram , entre eles com diazepam . Ele ficou muito mal . No dia seguinte deram alta , trouxemos pra casa e receitaram trissulfin suspensão. Fazem 5 dias de 7 que estamos dando e meu cachorro se encontra deprimido, não quer brincar, tem medo de tudo , tem comportamentos estranhos. Gostaria de saber , se algum trauma ou é efeito de remédio? Ou então uma sequela da convulsão ? Desde já obrigada
Boa noite Adriele. Foram feitos exames, existe um diagnóstico da causa da diarréia e da febre. Muito importante saber para estabelecer um prognóstico. Após convulsão pode ocorrer uma alteração no comportamento, mas ele ainda pode não estar completamente recuperado, então é difícil tentar saber o que está acontecendo, o melhor é você conversar com o seu veterinário.
Vem Boa noite dei remédio de verme pro meu cachorro um labrador com 50 dias hj ele está com 3 meses e percebi a presença de vermes pequenos brancos na fez e dele e normas? Se não é o que devo fazer e quero saber se é algo mais grave.
Bom dia Jacilene. Normalmente administro o vermifugo a partir dos 30 dias duas doses com intervalo de 15 dias e após, mensal até completar 6 meses e a partir daí a cada 3 meses, sempre com uma dose e um reforço 15 dias após. No seu caso aconselho a dar duas doses de um vermifugo de boa qualidade (drontal plus, canex plus, basken plus) com intervalo de 15 dias e após mensal até completar 6 meses.
Olá, acabei de adquirir um frenchie, está com 45 dias, hoje dei segunda dose do drontal puppy! Acabou ? Ou devo dar mais ? O cara que me vendo ele, disse que era pra dar terça quarta e quinta! ACHEI UM ABSURDO, então estou procurando recursos!… Ele ainda não tomou nenhuma vacina
Bom dia Jessica. Normalmente administro duas doses com intervalo de 15 dias e após mensal até completar 6 meses, depois, a cada 3 meses, sempre uma dose e reforço após 15 dias. Inicie o esquema de vacinacão a partir dos 45 dias, 3 a 4 doses com intervalo de 21 a 30 dias (o esquema de vacinação deve terminar próximo aos 4 meses), vacina de boa qualidade, vanguard plus, que deve ser aplicada por veterinário após exame clínico, porque somente animais saudáveis devem ser vacinados.
Boa tarde Dra, venho por meio desta tirar uma dúvida, crio aqui na minha casa um filhote de pitbull hoje ele está com aproximadamente 40 dias de vida, na última quinta feira, levei ao veterinário para vermifugar, pesamos o filhotinho, 1.930g, veterinário discreveu o VERMEX sabor morango, 2ml por 3 dias de (Quinta a Sábado), fiz conforme orientação. Depois de iniciar vermifugacao apresentou feses mole pastosa e já se passaram 5 a 6 dias, porem se alimenta bem, bebe bastante água, dorme muito e brinca bastante, porém esse detalhe me chamou atenção, a ração que ele come é a NATURA filhote, o que a senhora acha, devo me preocupar? Grato, Tiago Fialho
Boa tarde Tiago. O vermifugo pode causar fezes moles por até 1 dia, mas como ele tomou 3 doses, pode se estender um pouco mais, mas as fezes não podem continuar moles além de um dia após o término do vermifugo. A ração natural da guabi, foi está que você quis dizer, é uma ração super premium de boa qualidade, mas pode ocorrer sensibilidade individual, caso continue com fezes moles retorne ao seu veterinário e comunique o problema.
Bom dia eu tenho um filhote vira lata com 60 dias ela está com muita pulga posso dar banho e usar qual anti-pulgas ela ainda não tomou a 1° vacina. Desde já muito obrigado!
Boa tarde Clarice. Ele tem mais de um quilo de peso, caso tenha você pode usar a ampola a base de fipronil ou o spray (frontline), normalmente uso a metade de uma ampola para cães até 10kg, aplica sobre a pele atrás da nuca ou use o spray conforme o fabricante indica.
Obrigado, posso dar banho ainda não tomou vacina?
Boa tarde Clarice. Disponha sempre, pode dar banho somente em casa, cuidado com olhos e ouvidos.
Boa tarde, temos uma shih tzu e com as indicações boa que notamos sobre o bravecto optamos por dar a ela hj. E então colocamos o comprimido junto da ração dela e ela acabou nao comendo todo. Então. Tentamos “forca-la” a engulir e ela acabou cuspindo o pedaço, e já tivemos experiencias anteriores em que ela teve vômitos por forca-la a tomar o vermífugo.
Qual o método mais indicado para essas situações?! Podemos misturar um pouco de leite e agua com a ração e servir o comprimido junto?!
Obrigado!
Boa tarde Victor. Infelizmente neste caso o melhor é colocar o comprimido na garganta, existe um local que fica na base da língua, próximo aos dentes laterais, neste local o cão não consegue colocar para fora.
Boa noite, hoje tentei dar o bravecto para o meu cachorrinho, mas ele nao aceitava, ficava separando do resto da comida, e como não tenho coragem de enfiar ele goela abaixo, eu cortei ao meio e dei com pedaços de carne, ele comeu, será que perde o efeito do remédio? Porque pelo que li não pode ser cortado ao meio… Mas foi o único jeito
Bom dia Angélica. Não perde o efeito, a não ser que algum pedaço tenha se perdido.
Boa noite!! A primeira dose da minha cadelinha foi a Puppy, agora c 21 dias de vanguarda plus. Na primeira n teve nenhuma reação, agora está c dor no corpo ao pegá- la, ela começa a chorar. É normal isso acontecer?
Bom dia Tassia. Sim é normal o filhote apresentar dor localizada e febre, sintomas facilmente amenizados com dipirona, 1 gota por quilo de peso, dose única.
Minha Sol (Sharpei) tem 3 meses recém completados e tomou a primeira dose de Drontal Puppy (7,5 ml de acordo com o seu peso) e acordou bem, mas ficou amoadinha, isso é normal? Ela foi vacinada apenas com a primeira vacina da tríplice e como passou muito tempo até eu ganhá-la, terei que fazer todo o processo novamente, iniciando pela vermifugação …
Boa tarde Bianca. Muitas vezes o filhote apresenta um pouco de cólica com o vermífugo, mas deve durar um dia apenas. Aconselho a administrar duas doses do vermífugo com intervalo de 15 dias e após mensal até completar seis meses. Aplique 3 doses da vacina vanguard plus com intervalo de 21 a 30 dias. Não dê vermífugo e vacina no mesmo dia.
Tenho uma cadelinha poodle toy de 4kilos. Vou usar o produto angel eyes. Qual seria o mais indicado pra mesma?
Boa tarde Eduardo. Pode usar, o produto é muito bom e realmente elimina as manchas na pelagem.
Boa tarde, adotei uma cadela SRD ha dois meses, como ela veio muito debilitada levamos ao veterinário, hoje ela est á com 5 meses, já dei chemital puppy com intervalos de 15 dias que foi receitado pelo veterinário, mas mesmo assim continuava a sair vermes vivos, por conta própria dei o drontal plus e 3 doses, a ração que dou a ela é a Golden fórmula pra filhotes, mas ela ainda faz cocô firme no início e pastoso no final, e sempre sai algo parecido com catarro no final, isso me preocupa o que pode ser, ela ja tomou a primeira dose da vacina.
Boa tarde Jai. Ela ainda pode estar com verminose, existem outros tipos de vermes que podem alterar as fezes, a giárdia por exemplo, ou ainda não foram eliminados todos os vermes. Existem exames que podem ser feitos para diagnosticar. Outra possibilidade é sensibilidade a algum componente da ração. Converse com o seu veterinário.
Minha york esta com a barriga dura e inchada
Boa tarde Luiza. Consulte imediatamente, impossível dar uma opinião sem o exame clínico.
Meu Shih-Tsu tem 60 dias hj e dei 1,5 ml do Dontral Puppy, ele tem 1.600 kg. Depois de umas 3 hs q administrei o remedio,ele vomitou toda a raçao q havia comido.
Na bula diz que quando ha grande infestação de vermes, pode ocorrer o vômito.
Estou preocupada.
Será que é mesmo normal?
Obs: Ele ja tomou a primeira dose da vacina e a primeira dose da vermifugaçao(verminex)
Bom dia Renata. Pode ocorrer sim em alguns casos mas também pode ser sensibilidade a alguma substância do vermifugo. Observe, caso o vômito se repita e/ou se torne frequente, consulte.
Tenho um casal de yorkshire de 3meses. O macho teve diarreia com liquido e ficou abatido, entao Apliquei drontal puppy nos dois filhotes. No mesmo dia o macho continuou abatido e defecou vermes. No dia seguinte o macho esta um pouco melhor, porem agora a femea ficou abatida, nao come mais nada, bebe agua e vomita tudo e teve algumas pequenas diarreias com vermes. Estou muito preocupado pois ela bebe agua e vomita tudo em seguida. Estou dando soro caseiro 5ml a cada hora, mas nem sempre fica no estomago. Ja esta assim o dia inteiro. Moro fora da cidade e hoje e domingo e o veterinario nao atende aos domingos. Sera alguma reacao do drontal puppy? Apliquei 2ml em cada filhote, que possuem aproximadamente 2kg cada.
Boa tarde Carla. Dar vermifugo para filhotes com fezes moles pode acentuar ainda mais a diarréia, e quando o filhote apresenta muitos vermes, os sintomas também podem ser mais intensos. Quando ocorre vômitos deve-se suspender água e alimentação oral por duas horas, após ofereça água gelada, pouca quantidade, caso não vomite ofereça a ração. Caso os vômitos sejam frequentes e/ou a diarréia
Desculpe enviei a resposta sem querer e não conclui. Caso o vômito seja frequente e a diarréia intensa, consulte, pois filhotes desidratam muito rapidamente e é muito importante a medicação específica para o vômito, diarréia e fluidoterapia.
Olá! Tenho uma cadela srd de 8 anos, muito saudável e ativa, mas tenho notado que ela anda ficando mais tempo ofegante depois de passear ou brincar. Antes, depois de tomar água e descansar um pouco, logo voltava a respirar de forma normal… Mas agora está levando muito mais tempo. Também tenho notado que as vezes, mesmo em repouso, ela fica um pouco ofegante, principalmente a noite, já que dividimos a cama. Rsrsrs! Será calor? Ou um sinal normal de envelhecimento? Ela tem todas as vacinas e come a ração Golden. É uma boa ração? Fizemos eletrocardiograma preventivo a menos de 6 meses e não deu nenhuma anormalidade. Também fizemos exame de sangue preventivo há 3 meses e deu doença do carrapato, que foi tratada, o exame foi repetido e deu normal.Seria bom repetir o eletro? Obrigada desde já!
Bom dia Rosi. Consulte, faça todos os exames para diagnóstico de possíveis alterações cardíacas e respiratórias, isto inclui raio X de tórax, ecocardiograma e eletrocardiograma, bem como exames de sangue para avaliar se existe anemia entre outras alterações.
Meu cachorro está coma doença do carrapato, porém o doxitrat aumentou demais sua enzima do fígado. Com isso, a veterinária está entre a cruz e a espada, pois precisa fazer o tratamento com o antibiótico, mas mesmo tomando legalon, essa enzima não parou de subir. Estou apavorada. Existe algum tratamento alternativo?
Obrigada
Bom dia Cristiana. Sempre ocorre alteração na enzima hepática com o tratamento com a doxiciclina, o uso de protetores hepáticos, reduzir a dose do antibiótico para a mínima possível desde que não comprometa a eficácia, introduzir uma alimentação que facilite o trabalho do fígado, são medidas que podem diminuir as alterações hepáticas. Todos os medicamentos utilizados para tratar as hemoparasitoses causam problemas hepáticos, a doxiciclina ainda é a que menos causa.
Ola!fui ao veterinário e dei a primeira dose de vermes para meu shitzu e depois disso ,ele vomita vermes e faz diarréia direto e não que come?estou com medo dele morre já perdi dois shitzu e tenho medo de perde esse também.obrigada
Boa tarde Mary. Retorne ao seu veterinário para que ele seja medicado o mais rápido possível, filhotes desidratam muito rápido, consulte imediatamente.
Oi..Boa tarde ..tenho 4 filhotinhos de pug estao com 28 dias e estao mamando vou dar drontal pupuy à eles …Posso dar pra mamae deles tambem??
Boa tarde Kátia. Pode sim dar o vermífugo para a mãe também, mas para ela dê o drontal normal, o puppy somente para os filhotes.
Olá. Meu cachorro tem 45 dias, e dei o vermifugo chemital puppy. Queria saber quando devo da o remédio novamente?
Boa tarde Jenifer. Repita o vermífugo após 15 dias e depois mensal até completar 6 meses.
Tenho um shih tzu de 9 meses, ele não quer comer a ração pura. Já troquei de ração varias vezes mas o único jeito de faze- lo comer e misturando a ração com carne enlatada ou batata doce. Essa semana ele esta defecando mole e com dificuldade. O que eu faço?
Boa tarde Marilia. Com certeza é devido a mistura de produtos com a ração. Procure misturar a ração com frango cozido na água e sal, vá diminuindo a quantidade de frango até tirar completamente, pode ser difícil no início mas é necessário, porque se não fizer isso, ele vai sempre querer coisas diferentes.
Ola estou com uma ninhada se bulldog frances ,estao com vinte dias,hoje a vet deu a primeira dose de drontal puppy e disse pea repetir pir tres dias seguidos ,sera q devo dar seguido ou dar entervalis de 15 dias?
Boa noite Gisele. Caso a mãe tenha tomado vermifugo antes da gestação pode fazer a cada 15 dias. Normalmente utilizo 3 dias seguidos quando há sintomas de verminose.
bom dia, meu Vet. receitou para aumentar a imunidade da minha York de 2 meses o Macrogard, porem hoje de manhã ela teve diarreia amarela com uns fios brancos, ela ta bem esperta ta comendo bebendo água, sera que é por causa do medicamento? ela pesa 550 gramas e estou dando 1ml da seringa que vem para ela. hoje também era dia de ela tomar a segunda dose da Vacina e do Drontal será que ainda posso dar?
Boa noite Karine. Desculpe mas só pude responder agora. Não vacine e não dê vermifugo para um cão que não esteja totalmente saudável ou com diarréia. Existe sim a possibilidade de ser do medicamento, aconselho a suspender e observar antes de vacinar ou dar vermifugo. Comunique o que ocorreu ao seu veterinário.
eu dei bravecto para combater as pulgas no meu filhote de ilhasa de 06 meses e ele jogou fora depois quebrei em varios pedacinhos e ele continua se cocando agora ele esta com verme acho q o medicamento nao fez efeito e depois de qtos dias posso dar o medicamento para verme e posso dar de novo tbm medicamento para pulga na mesma semana
Boa noite Célia. O bravecto atua contra pulgas e carrapatos, não atua contra vermes. As pulgas transmitem vermes, portanto, as pulgas que foram eliminadas já podem ter transmitido os vermes. Pode dar o vermifugo, normalmente aconselho a esperar 3 a 5 dias, mas um medicamento não interfere no outro, espero para avaliar possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. Arrastar bundinha no chão também pode ocorrer quando a glândula adenal está muito cheia ou inflamada, ou por coceira devido a algum problema de pele. Caso realmente tenha visto os vermes, a pulga transmite a tenia, parece um grão de arroz, e fica próximo ao ânus, causando coceira, medique, ou cada 3 meses preventivamente.
Boa noite, estou com 8 filhotes SRD com 26 dias e dei drontal puppy ( 0,5 ml) hoje, e eles evacuaram vermes. Gostaria de saber se posso dar drontal puppy para a mar, ela tem 12 kg, e se uso a dose de 1ml por kg para ele ou reduzo por conta da amamentacao ( passagem do vermifugo)? Obrigada!!!
Bom dia Caroline. Você deve dar o vermífugo para mãe, mas um específico para ela, drontal para cães adultos, uma dose e repete com 15 dias.
o cara me passou um comprimido para vermes, 7 comprimidos , 1 ao dia , mais meu cachorro continua comendo grama,lambendo escapamento de carro , cimento,terra , estou axando qe n teve efeito algum , posso da outro vermifugo pra ele?
Bom dia Bruna. O fato do seu cão estar comendo grama ou lambendo o chão não significa que seja verminose, pode ocorrer em alterações digestivas e nutricionais e alguns fazem por hábito ou curiosidade. Administre um vermifugo de boa qualidade (drontal, canex plus), dose única e repita com 15 dias, após a cada 3 meses.
Olá, bom dia.
Meu Maltês tem um ano e pesa 6kg, essa semana ele espeliu vermes pelas fezes,mas nao está com diarréia, então administrei um comprimido de vermivet iver 660 mg, ontem a noite por volta das 21hrs quando cheguei do trabalho, hoje de manhã quando acordei, vi que ele havia vomitado, uma massa, só ração. Mas não sei dizer se foi durante a madrugada, ou agora de manhã. Gostaria de saber, se nesse caso, a dose do remédio deve ser repetida? Pois o comprimido pode ter sido expelido junto ao vômito. Obrigada!
Bom dia Jéssica. Difícil dizer, porque você não sabe que horas ocorreu o vômito. Alguns cães da raça maltês apresentam sensibilidade a determinados componentes de alguns vermífugos, já vi acontecer devido a ivermectina, portanto, aconselho você a aguardar 7 a 15 dias e repetir a dose com outro vermífugo.
Boa Noite!
Tem um filhote de maltes 3 meses. Ele apresenta vermes nas fezes e comprei o drontal puppy e ministrei 2ml e saiu muitas. preciso dar novamente outra dose depois de quanto tempo? Falta 1 semana para 3ª dose da vacina. posso levá-lo para tomar a vacina?
Aguardo respostas!
Obrigada!!
Boa tarde Carolina. Para vermes redondos (lombrigas) normalmente uma dose e um reforço após 15 dias é o suficiente, caso ele elimine vermes adultos repita novamente em 15 dias até não ver mais vermes nas fezes. Para giárdia, um parasita transmitido por água e alimentos a administração deve ser uma vez ao dia 3 dias, reforço após 15 dias. Na giárdia os sintomas são mais acentuados e as fezes podem ter sangue. Pode dar a vacina se ele estiver bem, alimentando-se, fezes normais e sem abatimento.
Boa Tarde!!
Estou com dúvidas.Atrasei a segunda dose da vacina em 3 dias a veterinária quer aplicar de novo devido ao atraso. Só que estou sem condições no momento.Realmente pelo atraso devemos aplicar novamente?
Obrigada!
Boa noite Carolina. O intervalo entre as vacinas deve ser de 21 a 30 dias, intervalos maiores podem comprometer a imunidade estimulada pela vacina. Faça a terceira dose no intervalo correto, aconselho a fazer a quarta dose se o seu filhote tem menos de 4 meses.
Gostaria de tirar uma duvida. Tenho uma labradora de um ano e cinco meses, a primeira cria dela foi agora,dia 16 de junho,so que nao tive condicoes de fazer a ultra e na hora ela teve dificuldade em expulsar, e quando nasceu , ela muito agoniada andando de um lado para o outro e eu atras de luva peguei o filhote,porem iria cair ao chão,logo apos ela fez o serviço que um animal faz, mais pela demora o filhote não resistiu,dai esperamos por mais e nada. Como um animal de grande porte só pode ter um filhote? Dai ela esta triste,come pouco, urina normal,fezes pastosa com sangue. Então existe a possibilidade de ter ainda filhotes dentro morto? Sei que tenho que procurar veterinario, mais estou,sem condicões e preocupada. Daria só para me dar uma ajuda inicial,vou ver como faço. Obrigada.
Boa tarde Marcilia. Infelizmente você deve procurar o veterinário urgente, cães de grande porte podem ter apenas um filhote, mas não é comum, existe sim a possibilidade de ainda ter filhotes e podem estar mortos e causando uma infecção que se não tratada logo pode causar uma infecção generalizada. Outra possibilidade é ela estar doente, a gestação debilita muito a fêmea, e neste caso é importante tratar logo porque a recuperação pode ser difícil.
Gostaria de saber qual a garantia e segurança do uso do Bravecto em animal que já possui algum comprometimento hepático. Usei numa cadela e depois de 3 semanas o animal apresentou quadros de convulsão ao que o veterinário indicou que poderia ser causado por danos hepáticos (cujo exames apresentaram alterações hepática importantes). O Bravecto é um inseticida e, portanto, não deixa de ser um veneno que pode ter efeito tóxico que pode culminar num maior dano hepático. Como ter certeza que seu uso é seguro?
Bom dia Fábio. O bravecto é um medicamento muito seguro mas é claro que para cães com algum comprometimento hepático e renal a utilização deve ser feita com precaução, como qualquer outro medicamento. Ele atinge o fígado e possui uma pequena eliminação renal. Existem exames laboratoriais antes da administração, eram normais ? Somente assim saberemos se foi o bravecto a causa das convulsões.
A bula diz: Após a administração oral, o fluralaner é rapidamente absorvido, atingindo as concentrações máximas plasmáticas num dia. Os alimentos aumentam a absorção. O fluralaner é distribuído sistemicamente e atinge as concentrações mais elevadas na gordura, seguido do fígado, rim e músculo. A persistência prolongada e a lenta eliminação do plasma (t1/2 = 12 dias), assim como a falta de um metabolismo extensivo providenciam concentrações efetivas de fluralaner para a duração do intervalo interdosagem. Foi observada uma variação individual na Cmax e t1/2. A principal via de eliminação é a excreção de fluralaner inalterado nas fezes (~90% da dose). A depuração renal é a via menor de eliminação.
Peguei um filhote de cachorro e dei leite de vaca com agua e uma pitada de sal agora ele ta c diarréia e evacuando sangue nn tenho dinheiro no momento p leva lo no veterinária oq posso fazer caseira p ele de imediato
Bom dia Josiane. Suspenda o leite imediatamente, compre uma ração filhote de boa qualidade, triture no liquidificador e coloque água morna, faça uma papinha, caso ele não consiga comer o grão inteiro, dê 4 vezes ao dia. Compre um probiótico veterinário em pasta e administre 1 a 2g uma vez ao dia até as fezes normalizarem. Dê soro caseiro (meio litro de água, 2 colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de sal) 1ml por quilo de peso de hora em hora até as fezes normalizarem, cuidado, administre com uma seringa sem agulha via oral, aos poucos, para não engasgar. Caso apresente vômito e/ou a diarréia persista por mais que um dia, após iniciado o tratamento, consulte.
MINHA CADELA QUASE NÃO COME NEM RAÇÃO, NEM OUTROS ALIMENTOS E AGORA ESTÁ GRIPADA NARIZ ESCORRENDO E LAGRIMAS NOS OLHOS. O QUE FAÇO PARA AJUDA LÁ?
Boa tarde Lídia. Você deve fazer uma consulta porque estes sintomas são pouco específicos podem ser causados por muitas doenças.
Ola bao noite .
Achei um cachorro na rua mais ele esta com duas ferias que esta saindo uma secressão .
estou dando a ele Cort-Trat e um remedio de Vermex sera que poder da a ele os dois ou so poder da um quando acaba o uso do outro. nao tive como leva ele no veterinário ainda porque estou sem trabalha.
faco curativo todos os dias e coloco um organnact prata. mim ajuda pois n sei o que fazer n para de sair secressão
Boa tarde Marcela. Pare imediatamente o Cort trat e o vermífugo. Você deve dar um antibiótico e fazer a limpeza do ferimento diariamente.
Minha cadela tomou a primeira dose da vacina contra a leishmaniose canina (Leish-Tec). Só que apareceram alguns problemas financeiros e eu não vou poder continuar a pagar o restante das doses da vacina dela (as duas que restam), já que elas são tão caras. Eu resolvi evitar a doença de outras formas, usando a coleira Leevre e passando um inseticida no local que ela dorme. Tem problema interromper o tratamento depois de já ter tomado a primeira vacina?
Boa tarde Larissa. Ela não está protegida contra leishmaniose, porque são necessárias 3 doses da vacina com intervalo de 21 dias, portanto, caso queira reiniciar o esquema, terá que fazer o exame novamente e dar as 3 doses da vacina, independente da que foi aplicada.
Eu sei disso, mas queria saber se isso vai fazer mal para o organismo dela. E também ouvi dizer que a vacina Leish-Tec diferente da Leishmune não deixa o cão falso soropositivo. É verdade isso?
Bom dia Larissa. Não vai fazer mal, nenhuma vacina deixa o cão falso positivo. Muitas vezes os exames não são interpretados de forma correta, o diagnóstico da leishmaniose é muito complexo.
Nossa, tenho tantas dúvidas, acredito que o problema do meu pet deva ser eu !!! Ela reina aqui na minha casa, faço todas as vontades e os caprichos dela, sei que faço errado, porém preciso de orientação para mudar isso. Me ajudem pf !! Tenho uma Ilhasa Apso de 7 meses, se chama Amora, de uns 3 meses para cá ela resolveu q não quer comer mais ração, ela enjoa mt das coisas, ai comecei a misturar ração com leite, começou bem de parou, em seguinda comecei a alternar entre leite e sachê de carnes da Pedigree, ela tb enjoou, e agora esta no nivel q faço a comidinha dela com receitas que peguei na net para pet, a cada 3 dias deixo os potinhos indl na geladeira e esquento 2 por dia, tipo almoço e janta e no café da manhã dou frutas, e as vezes ela come ração com leite. Fora o problema do alimento, por ela ser mt peludinha não deixo ela andar no chão da rua, oq me causa um transtorno enorme com meu marido q acha um absurdo, mais penso em higiene tb ela é uma cachorra de dentro de casa, dorme na nossa cama, vou deixa-la andar na rua com aquelas patinhas cheias de pelo ??? e por fim hj estou arrumando as coisas para ir para praia, não tenho com quem deixa-la, vou ter q leva-la, não sei como fazer, lá tem um gramado enorme, nao sei se posso deixa-la livre sem alguma medicação … Hj pela manhã dei 5 ml de dontral puppy ela tem 5 kg, e ainda não tinha repetido a dose.Ai por favor me ajude estou com a kbç fervendo, não sei oq fazer, sei q alguns vão ler isso e dar risada e achar ridiculo, mais acredito que meu maior problema é apego que tive com a Amora por conta de não conseguir ter filhos e acabo projetando todo esse cuidado excessivo nela, eu tenho essa consciencia, e realmente preciso de ajuda!!!
Boa tarde Débora. Cães são como crianças, eles conhecem muito bem os seus donos, sabem o que fazer para ter o que querem. Você deve parar de fazer as vontades dela, no início vai ser complicado, você vai sentir pena, mas seja firme. Ela deve comer somente ração, escolha uma ração super premium de boa qualidade, pode misturar no início frango cozido na água e sal, para estimular a se alimentar, mas aos pouco vá tirando o frango e deixe somente na ração. Comece a estimular ela a fazer as coisas certas com recompensa, petiscos a base de carne prensada (bifinhos), cada vez que ela comer a ração você recompensa com um pedacinho de bifinho e diz muito bem, com o tempo ela vai comer sozinha. No início vai ser complicado, mas acredite, todo o esforço vai valer a pena no futuro, ela vai ser o cão saudável e sem manias. Quanto a ir para um novo ambiente, ela deve estar com as vacinas em dia, tenho certeza que está, e deve estar protegida contra pulgas e carrapatos. Hoje os animais de estimação são como filhos, tenho muitos clientes que os tratam assim, então sempre que tiver dúvidas escreva.
Muito Obrigado !!! Prometo q vou tentar e depois te conto. Voltamos de nossa “férias” (curtissima..kkk) e ela se deu bem … correu na areia, brincou na agua, andou na grama … hj ela esta meia amuada, acredito ter sido devido a viagem… se eu estou cansada imagine ela…kkk… Estarei sempre por aqui agora…. Obrigado!!!
Boa tarde Débora. Ela deve ter se divertido muito e agora está muito cansada. Tente e me conte, mas tenha persistência. Disponha sempre.
Ola Boa noite!
Tenho 1 pintcher e 2 sharpeis e resgatei um filhotinho na rua que estava abandonado.
apos 2 semanas ele apresentou vermes nas fezes e logo comprei um vermifugo para dar a todos ja que nao adianta tratar somente 1 deles.
mas dos 4 somente 1 sharpei nao apresenta tosse, neste caso o vermifugo ppde ocasionar tosse nos caes?
Obrigada!
Bom dia Daniella. O vermífugo não causa tosse, a não ser que seja líquido e você administrou muito rápido e causou uma irritação da garganta, os vermes podem causar engasgos. Como você resgatou este filhote da rua ele pode ter outras doenças, a tosse dos canis por exemplo. Cuidado os seus cães devem estar com todas as vacinas para evitar que eles adquiram doenças infecto contagiosas.
BOM DIA
amora minha shihtzu com 55 dias chegou em casa toda boa… mas no dia seguinte.. na parte da tarde começou a evacuar mole… aiai dps foi piorando.. porem nao saiu fezes com sangue… chegou a sair ate umas gosmas brancas
a moça do canil pediu pra dar pra ela Drontral e Giardicid … so que eu levei no veterinario e ele disse pra dar trissuifin e mercepton, pois ela estava vomitando a raçao …
Só queria que ela voltasse a ficar boa… o prosseguimento do veterinario esta certo?
pois a moça do canil mandou continuar com giardicid…
Aguardo sua resposta
grata .. mega preocupada com ela
Bom dia Alessandra. Houve uma mudança na alimentação, a troca da ração deve ser sempre gradativa, mudanças bruscas causam diarréia. Siga as orientações do seu veterinário e qualquer dúvida sempre pergunte a ele.
Ola, dei drontal puppy para meus filhotes com 26 dias, depois com 39 dias. Ainda sairam vermes de alguns cachorrinhos. Repito a dose em 15 dias ou em 1 mes, conforme a bula? Obrigada
Boa noite Caroline. Repita o vermifugo a cada 15 dias até não observar mais vermes nas fezes, após, a cada 30 dias até completar 6 meses.
Ola.. tenho um cao srd. Pesa 8 kilos e esta com 6 meses. Ha 1 semana atras teve febre e evacuacoes c sangue. Levei no veterinario q fez tto sintomatico e pediu q eu comprasse drontal p ele. So q eu levei a receita pro meu trabalho e qd meu filho foi comprar, a veterinaria q estava no pet deu outro p ele q nao sabe o nome e deu metado comprimido. Melhorou. Mas hoje nao comeu nada e vomitou mato e espuma. A barriguinha faz aqle barulho alto dos ruidos hidro aereos. Tambem nao evacuou hj. Sera q o vermifugo demora a fazer efeito?obrigada. Vanessa
Boa tarde Vanessa. Não é comum verminose causar febre, portanto, aconselho você a retornar ao seu veterinário para que sejam feitos exames e o diagnóstico e tratamento específicos.
Minha filhote tem 36 dias e dei uma dose de chemital puppy e verifiquei que ela soltou umas lombrigas junto com as fezes…e agora quando posso dar de novo outra dose?
Bom dia Rosana. Administre outra dose a cada 15 dias até não eliminar mais vermes, após, a cada 30 dias até completar 6 meses.
Obrigada!!!
Disponha sempre Rosana.
Gostaria de saber quantas vezes vermifugamos um filhote de 2 meses , de 15 em 15 dias até completar 4 meses, essa informação procede? Ele já veio com 3 doses, devo continuar de 15 em 15 dias ou mensal?
Boa noite Daniele. Normalmente administramos duas doses com intervalo de 15 dias, após, a cada 30 dias até completar 6 meses.
Olá Boa Noite! Tenho uma Shitzu de 1ano e meio e moramos em Brasilia, Há mais ou menos uma semana ela está com o olho um pouco vermelho. Tenho colocado soro fisiológico diariamente. Mas ainda continua. Será da seca? Ou devo procurar um veterinário logo? o que poderia usar para hidratar? Grata pela ajuda. Rejane
Bom dia Rejane. O Shih Tzu é uma raça que apresenta muitos problemas oculares devido aos olhos proeminentes. Olho vermelho pode ser um sintoma de vários problemas oculares, inflamação da conjuntiva e inclusive úlcera de córnea, um problema sério que deve ser tratado imediatamente, portanto, aconselho a consultar o mais rápido possível para evitar que o problema agrave. Muito cuidado com o soro fisiológico usado, para não contaminar, guarde na geladeira.
Boa tarde! Nina, uma de minhas Lhasa Apso de 1 ano, devorou uma “flor-de-maio” (também chamada “flor-de-seda”) quase inteira — ela é uma ferinha quando se tem que tirar algo da boca dela e só recuperei um pedacinho de 0,5cm. Você sabe essa flor se é tóxica para cães?
P.S. — Linda, a irmã da comedora de flor, continua melhorando, e o veterinário mandou reduzir o anticonvulsivo gradualmente (dia sim, dia não, depois de 3 em 3 dias… vai levar umas 2 semanas para cessar completamente o uso). Mas desculpe, estou divagando, a pergunta é sobre a flor que a Nina comeu!
Ótimas notícias sobre Linda. Olhe um parte do texto que encontrei sobre a planta:
PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO DA FLOR-DE-SEDA (Calotropis procera)
NA PRODUÇÃO ANIMAL
Roberto Germano Costa
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Depto. de Zootecnia, Areia-PB, Brasil
E-mail: betogermano@hotmail.com
Ariosvaldo Nunes de Medeiros
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Depto. de Zootecnia, Areia-PB, Brasil
E-mail:ariosvaldo@hotmail.com
Aldivan Rodrigues Alves
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ/UFPB), Areia-PB, Brasil
Geovergue Rodrigues de Medeiros
Pesquisador do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), Campina Grande – PB, Brasil
Resumo – A Calotropis procera tem sido uma alternativa alimentar para os ruminantes na região semi-árida brasileira,
apresentando rápido estabelecimento e disponibilidade constante de fitomassa, até 3,0 t de MS/corte, no período seco.
No aspecto bioquímico estudos detectaram diversas substâncias ativas como cardenolídeos ou glicosídeos cardioativos,
proteínas não-enzimáticas e proteínas enzimáticas, que podem causar toxidez nos animais quando inseridas em sua
dieta. Do ponto de vista nutricional, a C. procera tem em média 20% de proteína bruta e digestibilidade in vitro acima
de 70%. Pesquisas mostraram que a ingestão da C. procera por caprinos e ovinos na forma in natura pode ocasionar
óbitos, todavia, ao realizar os processos de ensilagem e fenação os efeitos toxicológicos são reduzidos. A utilização da
C. procera é promissora, necessitando de estudos para maximização da produtividade; de avaliação bioquímica para
identificação de substâncias ativas, seus mecanismos e locais de atuação no animal, bem como a realização de ensaios
para obter os níveis seguros de inclusão nas diferentes formas de oferta (in natura, feno e silagem).
Boa tarde Carlos. Converse com o seu veterinário o quanto antes, mas pelo que andei lendo é tóxica sim.
Que susto! Mas conseguimos conferir há pouco, a chamada flor-de-seda ou, mais comumente flor-de-maio, aqui em Minas Gerais, é a Schlumbergera truncata, uma cactácea sem espinhos de flores lindas que só dão em maio e parecem… de seda. Ainda não achei nada sobre possível toxicidade, e meu vet. ainda não respondeu. Mas a cadelinha está normal e serelepe como sempre, e comeu bem cerca de 1 hora após ingerir a flor. De qualquer forma, muito obrigado pela pesquisa, você não só é altruísta mas rápida e diligente demais! Se resolver abrir clínica em Belo Horizonte, não deixe de avisar!
Bom dia Carlos. Fiquei muito preocupada quando li sobre a toxicidade desta planta, não conhecia, e me parece que é muito comum aqui no nordeste. Espero que esta outra não seja tóxica e espero que ela esteja bem, depois de tudo que vocês passaram com Linda, mais um problema seria demais. Estou aprendendo muito com você e suas cachorrinhas, esta reação da enrofloxacina não é comum, agora esta planta, agradeço pelos relatos, sempre muito minuciosos. Infelizmente não pretendo sair do nordeste, mas pelos tratamentos que descreve, o seu veterinário é muito bom, confie nele sempre.
A planta é diferente, sim, graças a Deus! Tem o mesmo nome vulgar dessa daí do Nordeste, mas a flor-de-maio ou flor-de-seda daqui é uma cactácea (sem espinhos), e para minha feliz surpresa, descobri que as flores de todas as cactáceas são comestíveis, “iguarias gourmet” — isso para seres humanos, claro. Mas foi uma flor só, e pelo menos não é ultravenenosa, pois por um lado a gente pode comê-la, e por outro, a cadelinha ficou perfeitamente bem até agora, quase 24 horas depois. Ela está bebendo muita água e urinando muito, ainda por causa dos medicamentos do pós-operatório da castração, e imagino que isso até ajude a eliminar alguma substância prejudicial da flor. O veterinário também sugeriu dar yakult (leite fermentado). Parece que, se houver toxicidade hepática ou renal, será muito baixa e passará logo. Mais um susto! Enfim, nesta época de ventania, aqui em Belo Horizonte, vamos arrumar melhor as plantas que soltam flores ou folhas para evitar mais acidentes, porque essas filhotas daqui metem na boca qualquer coisa que caiba nela… Obrigado mais uma vez pela atenção e consideração!
Boa tarde Carlos. Que boas notícias, realmente se fosse a outra seria um problema bem grave, foi muito bom saber disso, confesso que não conheço muito sobre plantas. Fiquei muito preocupada quando li o quanto ela é tóxica, e não consta nos livros de toxicologia veterinários. Acredito que tudo vai ficar bem, sem maiores problemas. Com certeza, pesquise sobre cada planta que você cultiva e o melhor é retirar as que apresentam algum tipo de toxicidade. Filhotes são extremamente curiosos e engolem tudo. Disponha sempre.
Dei ao meu poodle chemytal puppi gostaria de saber se poderia da dontral puppi a segunda dose
Bom dia Patricia. Pode sim, sem problema.
Se souber algo sobre possível toxicidade, para cães, da flor da planta flor-de-maio ou flor-de-seda “Schlumbergera truncata”, por favor, avise-nos! Obrigado, mais uma vez.
Não encontrei nada sobre a toxicidade desta planta, se encontrar mando.
Na sequência anterior de pergunta-resposta comentei sobre a planta, ela é comestível. Não significa que não seja tóxica, claro, mas pelo menos não é ultravenenosa… Obrigado mais uma vez!
Bom dia!!! Qual vermífugo posso dar pra um Boder Collie, minha vet receitou canex premium 900 MG… Pois comprei mais fiquei com medo de dar pra ela… Pois falam que eles da reação em Boder Collie… Oq VC acha? Minha cachorrinha está com 2 meses… E a fezes dela está mole… E hj vi no coco dela dois vermes que nem arroz… Grato: Alex
Bom dia Alex. Evite usar vermífugos que contenham ivermectina nesta raça. Pode dar drontal puppy, uma dose e repete em 15 dias.
Meu cachorro tem 60 dias e ainda não dei vermifugo! Como posso fazer? Dou a primeira dose agora?
Boa tarde Gabriela. Administre a primeira dose do vermifugo, após 3 dias leve no veterinário para a aplicação da primeira dose da vacina múltipla de boa qualidade (vanguard plus). Somente animais saudáveis devem ser vacinados. Repita o vermifugo após 15 dias e depois a cada 30 dias até completar 6 meses. Faça 3 doses da vacina múltipla com intervalo de 21 dias.
Tenho uma salsichinha de 2 meses, dei a primeira dose do vermífugo hoje e ela está expulsando uns bichos compridinhos, estou preocupada, é normal?
Boa tarde Bruna. Sim, o vermífugo está agindo contra os vermes, repita a dose a cada 15 dias até não ver mais vermes adultos, depois a cada 30 dias até completar 6 meses.
Minha cachorrinha é vira lata esta com 2 meses e com 2k dei drontal remedio verme 2ml ela esta tristinha e fica so deitada, mas ta comendo e tomando agua, porque esse comportamento, será que é por causa do remedio? Estou preocupada.
Bom dia Elisangela. O vermífugo pode causar cólicas por até um dia, mas também pode causar algumas reações, como vômito e diarreia se o filhote apresentar grande quantidade de vermes, caso ocorra ou apresente abatimento por mais que um dia, consulte.
Bom dia! Com relação aos problemas recentes com medicamentos que a minha Lhasa Apso Linda (1 ano, 7,8kg) teve, ficou claro que ela é um animal mais sensível, diferentemente da irmãzinha Nina (4,2kg, só), que nunca tem problema com remédio algum, sempre tomando as dosagens padrão (faixa de 1 a 5kg, ou de 2 a 5kg, referências comuns). Mas veja só: há uns 20 dias dei a primeira dose do vermífugo Drontal Plus 660mg, 1 comprimido inteiro para a Linda (é a dosagem padrão para cães de 5 a 10kg), e ela vomitou 2 refeições inteiras (sem acusar presença de vermes). Então, sábado passado, 15 dias depois, dei a segunda dose (o veterinário autorizou, mesmo ela estando ainda em tratamento daquela “agitação nervosa”, em reação ao antibiótico Duotrill), mas desta vez resolvi fracionar o comprimido do Drontal Plus e dei apenas 3/4 dele, em uma dosagem obviamente mais proporcional ao peso atual da Linda. Resultado: ela passou muito bem! Por um lado, a reação que ela teve ao antibiótico Duotrill (enrofloxacino), citada em posts anteriores, mostrou uma hipersensibilidade definitiva — esse medicamento ela não pode mesmo voltar a tomar. Mas por outro lado, a minha conclusão de leigo é que, no caso de outros medicamentos aos quais ela mostrou alguma sensibilidade, como o vermífugo, mas não hipersensibilidade, parece que um ajuste mais preciso da dosagem ao peso dela pode evitar efeitos colaterais indesejados. Por exemplo, toda posologia que se refere a 10kg de peso do cão, ou à faixa de 5 a 10kg (como é comum), no caso da Linda deveria ser reduzida para uma dosagem equivalente a 7,8kg, seu peso atuao (portanto, cerca de 3/4 da dosagem). Evidentemente cada situação deve ser resolvida com o veterinário, mas para mim o ajuste preciso da posologia parece ser uma estratégia útil e segura de medicação para a Linda, especificamente. Há fundamento nessa minha conclusão, doutora?
Boa tarde Carlos. Você tem toda razão, também não gosto de doses estimadas ou maiores que o peso do animal. Porque para alguns aquela quantidade a mais não causará problema, mas para outros, com maior sensibilidade aos componentes da fórmula, pode ocorrer sim, portanto, sempre prescrevo a dose real, se é 1ml por quilo e o animal pesa meio quilo, não dou 1ml como recomenda o medicamento e sim 0,5ml porque esta é a dose ideal para o peso do animal. Em relação a comprimidos, faço desenhos, explico sobre frações mas a dose é sempre de acordo com o peso. Esta prática de aumentar a dose de acordo com a bula é muito comum entre os profissionais, não gosto. Depois de tudo que você passou com Linda, adote sempre esta postura e procure sempre ler sobre efeitos colaterais dos medicamentos, esta prática deveria ser comum para todas as pessoas.
Ok, que bom! Não queremos medicar nossos pets por nossa conta, nem passar por cima da prescrição do veterinário, é claro. Mas com a sua resposta ficamos bem seguros acerca dessa estratégia de maior precisão e cuidado com medicamentos prescritos e suas dosagens, até para insistir com o veterinário, se for o caso, em uma prescrição mais específica para o animal. Obrigado mais uma vez!
Disponha sempre Carlos.
Faz mal vermifugar o cão uma en cima da outra.
Boa tarde Rosileia. Existem alguns vermífugos que as doses são por três dias consecutivos, quando precisam agir contra giárdia. Normalmente deve ser dado a cada 15 dias, duas doses e após a cada 30 dias até completar 6 meses.
Bom dia, gostei muito da página.Tenho um spitz alemão de 10 meses e 6 quilos e gostaria de saber qual a indicação de vocês contra pulgas , carrapatos e o verme do coração, para aplicação tópica. Venho utilizando o Revolution de 5 a 10 quilos, por entender ser mais completo e sem muitos casos de reações adversas, porém da última aplicação, o meu cachorro apresentou vômito no dia seguinte.Seria melhor aplicar o de até 5 quilos, considerando o peso dele de 6 quilos somente? Ou outra opção de medicamento?Fico bastante preocupada a cada aplicação mensal, pois já tive um cachorro SRD que morreu após a administração de cardomec, portanto procuro sempre não usar a ivermectina,embora pelas pesquisas que tenho lido, apontam a selamectina(revolution) como da mesma família e existirem poucas opções contra o verme do coração .Agradeço antecipadamente a atenção. Claudia
Boa tarde Cláudia. Que bom que gostou. Para pulgas e carrapatos o melhor produto hoje no mercado é o bravecto, ele tem uma duração de 3 meses, nunca observei efeito colateral e tem sido muito eficaz, melhor do que muitos produtos. Para combater o verme do coração (dirofilária), caso a sua região seja endêmica, ou você mora perto de praia, rio ou mata, onde existe maior incidência do mosquito, o vermífugo deve ser administrado mensalmente sempre, deve ser a base de ivermectina (vários no mercado) ou milbemicina (milbemax), este segundo é muito bom, aqui temos dificuldade de encontrar.
Boa tarde!Já me indicaram o bravecto, mas tenho receio por ser de via oral e o meu pet ter um histórico de sensibilidade e ter lido sobre efeitos hepáticos decorrentes do uso do medicamento. Assim, prefiro os de via tópica.O meu pet quando tinha 6 meses ficou muito mal com um quadro de inflamação do duodeno, não comia, nem água conseguia segurar e durou 6 dias. Ele ficou bom depois do tratamento, inclusive com antibióticos, mas não sabemos qual foi a causa, ele tem todas as vacinas em dia e nos exames US e raio X não apareceu nada que ele tenha comido. Nada também nos exames de sangue.Também na última aplicação do Revolution e até quando usei a pasta CET da virbac, ele vomitou no dia seguinte, então acho que ele é sensível.
Somos do Guarujá, litoral de São Paulo.Cidade litorânea de praias.
Já comentaram do milbemax como opção da ivermectina, mas parece que eles tem origem parecida e não podem ser administrados a determinadas raças e alguns cachorros , sendo possível a intoxicação.
Continuo pesquisando, será que o Advantage Max3 da Bayer seria uma boa opção? Ele tem efeito repelente contra mosquitos.
Como ele apresentou sensibilidade a CET, qual seria outra pasta dental boa para cachorro?
Muito obrigada pela atenção e está de parabéns pelo blog e pelas as respostas rápidas e de qualidade. Sendo muito importante no esclarecimentos de dúvidas para aqueles que gostam e se preocupam com os seus animais.
Claudia
Boa noite Cláudia. Não tenho relatos de problemas hepáticos com o bravecto, mas ele alcança concentrações no tecido adiposo (gordura), fígado, rins e músculos, portanto deve ser usado com cautela em cães com insuficiência hepática ou renal. Quanto a sensibilidade individual é difícil dizer se o seu cão vai ou não apresentar reação. O Max 3 é uma ótima opção, ele protege contra carrapatos, pulgas e o mosquito, mas sempre que aplicar observe.
Desculpe Cláudia, apertei sem querer em enviar, vou terminar a resposta. Quanto aos vermifugos citados, infelizmente apresentam um metabolismo similar. Gosto muito da pasta Orozyme, ela age mesmo sem escovação, somente passando nos dentes, são as duas que indico, a C.E.T. e a Orozyme. Muito obrigada, que bom que gostou do blog, tento sempre responder o mais rápido possível porque sei o quanto nossos pets são importantes para nós.
Boa tarde para todos, eu estou com uma duvida sobre vermifugo. porque minha cachorra deu cria no dia 29/06/15 é hoje os filhotes estão com 3 dias de vida . Eu queria saber se posso dar remédio verme para ela já que ela está com verme.????
E uma semana antes eu levei ela nosso veterinário ele falou que não ia dar nada porque queria espera ela ter os filhotes. então estou com duvida agora que ela já teve os filhotes posso dar o vermifugo ?
Boa tarde Jaqueline. Normalmente gosto de dar o vermífugo antes da gestação ou quando os filhotes estão com 30 dias, administro o vermífugo para mãe e os filhotes. Alguns profissionais administram com 15 dias, mãe e filhotes. No seu caso aconselho a dar o vermífugo somente para mãe, pois os filhotes são muito jovens. Quando for administrar para os filhotes, cuidado, dê devagar, para evitar a falsa via.
Boa tarde, meu BF de 85 dias evacuou vermes após tomar o vermífugo (Canex Premium).
Durou apenas um dia, e agora uns cinco dias após tomar o vermífugo sente muita fome. Quer comer toda hora, não sei se é por isso ele tá vomitando!
O que eu faço, os vômitos são por causa de excesso de comida?
OBS: O vômito é a ração muitas vezes inteiras com uma cor mais clara.
Bom dia Juliana. Sempre que observar vermes adultos nas fezes repita o vermífugo após 15 dias. Muito provavelmente seja por excesso de alimentação, procure dar a quantidade indicada na ração, dividida em 3 a 4 porções durante o dia, caso continuem os vômitos, reduza a quantidade e aumente a frequência, se ele estiver comendo muito rápido, procure potes específicos (apresentam divisões que dificultam um pouco a apreensão da ração) para diminuir este problema. Caso os vômitos continuem leve para consultar.
Boa noite
Tenho um chow chow de dois anos e utilizava frontline nele para controle de pulgas e carrapatos, porém comecei a notar diminuição na eficácia e inclusive ele pegou a doença do carrapato. Resolvi mudar para o bravecto. Já dei dois comprimidos e estou satisfeita com o resultado. Porém comecei a ver pastagens de pessoas q teriam. Utilizado o bravecto e referem que os cães desenvolvem doença hepática com o uso contínuo. Há algum estudo científico que comprove isso? Tem experiência de pacientes seus que desenvolveram tal deficiência com o uso do medicamento?
Desde já, agradeço
Att
Lea
Boa tarde Léa. O bravecto deve ser dado com cuidado para animais com insuficiência renal e hepatica porque atinge concentrações nestes órgãos. Não há relatos de problemas hepáticos em animais saudáveis com o uso. Mas o meu conselho é fazer exames anuais sempre não só devido ao uso contínuo do medicamento mas preventivamente.
Boa noite Dra.,
Gostaria de saber se é seguro dar o Bravecto para a minha cadelinha Nina, ele tem 9 meses e pesa 1,600kg. Vi logo na caixa que era a partir de 2kg, porém a moça do Pet disse que eu poderia dar sem medo! Mas confesso que ñ confio! Prefiro saber a opnião de um veterinário. Posso? É realmente seguro?
Boa tarde Fabiola. Não aconselho utilizar em cães com menos de 2 kg. O medicamento é seguro mas neste caso você vai dar uma dose maior que a recomendada. Na própria bula eles não recomendam utilizar em cães com menos de 8 semanas e menos de 2 kg.
Desculpe, esqueci de mencionar que ela é da raça yorkshire.
As recomendações são para qualquer raça.
Dra, em primeiro lugar, muito obrigada pela atenção e pela presteza e rapidez na resposta! Agora deixa eu te perguntar uma coisa, e se eu fracionasse a dose, Dra? Tipo, daria 3/4, que seria, por analogia, uma dose p 1,5kg? Poderia ser? É que sempre dizem q é o que há de melhor em termos de carrapaticida….
Boa tarde Fabiola, disponha sempre. Infelizmente não é recomendado fracionar porque não há uma distribuição uniforme da substância no comprimido e pode não agir como deveria.
Bom dia! Se a Linda, nossa Lhasa Apso de 1 ano e 7,8kg, não tivesse sido castrada em 16/06/2015, o segundo cio dela, considerando o intervalo padrão de 6 meses, seria por agora, na primeira semana de julho. E veja só: ela, castrada, está mostrando um sujinho (mínimo) de sangue na vulva, como se estivesse entrando no proestro. Isso é normal?
Boa tarde Carlos. Não, isto não é normal, muitas vezes, o que pode ocorrer é uma reação inflamatória ao fio de sutura, comunique sobre esta secreção ao seu veterinário, talvez seja necessário ela tomar antibiótico por alguns dias.
Boa tarde! O veterinário disse que, no caso da Linda, não é anormal (não pude conversar direito com ele, mas ele disse para eu não me preocupar). De qualquer forma, era muito pouco sanguinho, mesmo, e de cor viva apesar de ralo (se fosse escuro, eu me preocuparia mais), e nós só vimos umas 3 vezes o sujinho, ao longo de 3 dias; agora parece que parou completamente. Mas é a vez da Nina, agora… Nela é que apareceu uma reação de verdade a um ponto interno: um caroço sob a cicatriz, e uma pequena feridinha na extremidade da cicatriz, da qual sai secreção (a feridinha está sempre úmida). O veterinário mandou limpar com soro fisiológico e depois passar iodo, e voltar a dar o anti-inflamatório que ele tomou antes, Ketoflex (por enquanto, sem antibiótico). Eu não tenho certeza, mas minha esposa garante que o caroço ficou mais molinho e diminuiu, então acho que o anti-inflamatório está funcionando. Apesar disso, a Nina está muito bem, brincalhona até demais, alimentando-se bem… Espero que passe logo essa reação à cicatrização interna, pois odiaria ter que fazê-la passar por outra cirurgia só para remover um ponto interno!
Boa tarde Carlos. O melhor é sempre observar toda e qualquer reação, no caso de Linda. Quanto a Nina, caso a medicação controle a a reação, ótimo, caso não controle, infelizmente o jeito é retirar o fio de sutura, porque o organismo vai tentar expulsar, não deixando o ferimento cicatrizar.
Ok, estaremos de olho. Mas no caso da Nina, se a medicação resolver esta situação atual, o caroço sumir (já está diminuindo) e a ferida cicatrizar completamente, o que acontecerá com o fio de sutura lá dentro dela? Vai ficar encapsulado para o resto da vida, e, nesse caso, poderia voltar a dar problema no futuro?
Boa tarde Carlos. Depende o tipo de fio, se for não absorvível, pode melhorar agora e apresentar problema mais tarde ou não, tive um caso em que o fio teve que ser retirado anos depois, caso seja absorvível, vai causar problema até absorver depois não mais.
Boa noite, eu tenho uma cachorrinha lhasa apso com shih tzu de 2 meses e nesse domingo troquei a ração dela para uma da pedigree para filhotes de até 10 meses. Assim que colocamos a ração ela comeu tudo da sua vasilhinha desesperadamente e a princípio achamos que era pq ela adorou, que a ração era boa, mas ela comeu bastante o dia inteiro, fez coco normal ate, mas fez no mínimo 4 vezes no dia e está bebendo mais água do que antes e assim urinando também.
Não tinha achado tão estranho até agora de pouco ela começar a reclamar de alguma dorzinha, a barriguinha dela esta inchadinha e um pouquinho dura, e ela só parou de reclamar de dor quando fiquei massageando a sua barriga.
Ela brincou bastante o dia inteiro e só reclamou de dor agora na hora de dormir. As minhas dúvidas são se o motivo dela estar assim é a ração, a troca da ração, ela ter comido muito ou se essa ração da pedigree para filhotes faz mal.
Devo parar de dar essa ração? Diminuir a quantidade? E o mais importante, devo levar a cachorrinha ao veterinário? Pode ser algo grave? Ou devo apenas esperar pra ver se ela melhora? Indica algum remédio para essa dorzinha caso só seja necessário esperar ela melhorar?
Lembrando que ela ja tomou o vermifugo liquido certinho e a primeira dose da vacina importada.
Aguardo a resposta e desde já, agradeço.
Bom dia Amanda. Toda a troca de ração deve ser gradativa para evitar problemas gastrointestinais, sempre deve ser respeitada a quantidade a ser oferecida indicada no rótulo da ração. Os sintomas que ela está apresentando, muito provavelmente sejam devido às duas coisas, troca e sobrecarga, causa cólicas e flatulência (gases). O Shih Tzu é uma raça que precisa de uma ração super premium para ter uma pelagem bonita, rações super premium são de melhor qualidade porque apresentam mais de 90% de absorção, Royal canin, Premier, Proplan, Hill’s, todas rações de ótima qualidade. Observe, caso fique muito abatida, apresente vômito e/ou diarréia, consulte.
Boa noite! Nina, nossa pequena Lhasa Apso (1 ano, 4,2kg), que estava com reação ao fio de sutura interna (caroço sob a cicatriz, secreção, relatado em post anterior), teve agora, êta… reação ao anti-inflamatório! Ontem à noite vomitou várias vezes, devolvendo tudo que comeu e bebeu durante o dia. Ela suportou muito bem o Ketoflex durante os 5 dias pós-cirurgia, mas estes últimos 3 dias extras (para tratar a reação ao fio da sutura), parece que ultrapassaram o limite dela. O veterinário mandou ontem à noite cortar a alimentação totalmente, e cortar a água por algumas horas (só pouca água com açúcar), para ver se ela se estabilizava. Como ela continuou com vários pequenos vômitos amarelados e espumosos até de madrugada, ela foi para a clínica hoje cedo. Passou o dia na clínica em observação, recebeu medicação injetável, e agora à noite voltou para casa parecendo muito bem, apenas um pouco mais quietinha, mas ainda assim brincando com a irmã Linda. Você tinha mencionado o problema com pontos internos não-absorvíveis, e eu falei sobre possíveis reações futuras com o veterinário… E veja só: ele resolveu mesmo reabrir em parte a ferida cirúrgica e retirar de uma vez o tal fio (era de nylon). Ele disse que por dentro está tudo bem cicatrizado, e o novo corte para tirar o fio e limpar/drenar a região foi superficial e pequeno (3 pontos), ela nem vai precisar usar o colete (a não ser se for passear fora de casa, na garagem do prédio). Só vai tomar mais uma injeção de anti-inflamatório no sábado, e aí é contar os dias para tirar os pontos (e ele não é só um veterinário competente, como você já mencionou uma vez, por acompanhar de longe os tratamentos, mas ele também é muito consciencioso: todos esses problemas pós-cirúrgicos da Linda e da Nina foram tratados, inclusive com várias visitas à minha casa, na base do “0800”, ou seja, incluídos no custo original da castração!). Quanto a remover o fio da sutura interna, este foi mais um acerto seu à distância, doutora! Obrigado de novo pelas dicas preciosas.
Boa noite Carlos. Suas filhas estão insistindo em te dar muito trabalho, Linda com uma reação totalmente atípica ao antibiótico e Nina com reação ao fio. Antinflamatorios são medicamentos que costumam causar efeitos colaterais em muitos cães. Espero que agora tudo se normalize, com a remoção do fio não ocorrerá mais reação e a cicatrização será normal. Disponha sempre que precisar.
bom dia ,ontem eu dei o bravecto remedio de pulga pra minha cadela e logo apo ela evacuou gostaria de saber se o remedio vai fazer efeito ou saiu nas fezes dela.
Boa tarde Lucilene. Não se preocupe, vai fazer efeito, com certeza.
Boa tarde. Faz quase 15 dias que eu adotei uma cadelinha de raça indefinida…ela esta com 57 dias. Ela tomou na sexta-feira a primeira injeção para todas as viroses como recomendado. Quando adotei ela alimentei a com a ração Monello para filhotes pois ela adoro… Quando Acabo decidir alimenta-la com a Alpo para filhotes até ai tudo bem, nao tinha dado nenhuma mudança no coco. Mas ela andou comendo a ração da minha outra cadelinha que é a Dog Show. Pois bem o coco dela desde sabado vem ficando molenga como gelatina e com sangue junto. Ontem pioro gelatina transparente com mais sangue. Entrei em contato com o pet na qual ela levou a injeção para perguntar se ela teve alguma reação ou se pegou cinomose. Ele disse que é raro acontecer pode o cachorro ficar juru e quieto.. Ela é bem espuletinha, mesmo com essa diarreia forte ela continua feliz e pulando e correndo por tudo.. Ele me receitou um suplemento Youg Dog para repor o que ela perdeu com a diarreia e mais um vermifugo q é para um verme especifico que no caso como ela estava num canil municipal o vermifugo(Endogard) que eles usaram pode ser que não mato todos os vermes. Achas que eu devo me preocupar ou aguardar com esse medicamentos para ver se a melhora? Ela tomou o suplemento e o vermifugo hoje pela manha..noite agora a tarde uma melhora no coco…nao saiu sangue mas saiu marrom da cor da ração e bem molenga. Preciso me preocupar com uma virose ou é somente essas bruscas trocas de ração?
Eu dei pra ela hoje pela manha o vermifugo Endogard, nao o canil. No canil ela tomo um simples.
Bom dia Tatiane. Dificil dizer a causa das fezes moles, pode ser a mudança brusca de ração, pode ser verminose, pode ser giardia, muito comum em filhotes, viroses também não estão descartadas, já que ela tem apenas uma dose de vacina. Mantenha na ração habitual, administre um probiotico veterinario por 3 dias. Caso piore ou apresente outros sintomas ou não apresente melhora em 2 dias consulte.
Oi ? Meu Cachorro Tem ( 26 ) Dias De Nascido A Raça Dele É Yorkshire Posso Dar Algum Rémedio ? Qual ? Quantas Doses ? E Aparti De Quantos Meses Ou Ano Ele Podera Tomar A Primeira Vacinar ????
Boa noite Glebson. O seu filhote muito provavelmente ainda está mamando, a partir dos 30 dias você deve dar o vermífugo, leve para o veterinário administrar, porque o vermífugo líquido deve ser administrado com muito cuidado para que o filhote não se engasgue, a segunda dose deve ser dada após 15 dias e depois a cada 30 dias até completar 6 meses. A primeira dose de vacina deve ser aplicada a partir dos 45 dias e após, três a quatro reforços com intervalo de 21 a 30 dias.
ganhei um cachorro puldo com vira lata , ele tem 25 dias qual primeiro remedio ou vacina devo dar a ele/
Boa noite Kezia. Com 30 dias ele deve tomar a primeira dose do vermífugo, faça um reforço 15 dias depois e após, a cada 30 dias até completar 6 meses. A primeira dose da vacina múltipla (vanguard plus) é a partir dos 45 dias, ele deve fazer 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias
Boa noite! Nossas duas Lhasa Apso de 1 ano e 1 mês, Linda (7,8kg, gordinha!) e Nina (4,2kg, miudinha) estão as muito bem, graças a Deus. Agora que não são mais nenês, mas mocinhas, estamos com uma dúvida aqui em casa. Para mim elas devem fazer, sempre que possível, 3 refeições diárias (manhã, tarde e noite), e minha esposa pensa que devem ser apenas duas refeições por dia. Qual seria o melhor esquema de alimentação para as cadelinhas?
Boa noite Carlos. Que bom que elas estão bem. A partir de um ano de idade podem ser dadas duas refeições diárias, mas não é uma regra, caso elas queiram uma terceira refeição, pode ser dada, mas sempre respeitando a quantidade indicada na embalagem da ração.
Ok! Agora, especificamente o caso da Linda. Ela sempre foi grande mas agora atingiu um respeitável sobrepeso: tem quase 8kg. Antes de partirmos para rações especiais para obesidade, estamos, por sugestão do veterinário, experimentando 2 táticas: testando a resposta dela à ração para adulto, que ela começou a comer recentemente, e que é menos calórica do que a para filhote (e oferecemos a quantidade para um cão de 7kg, enquadrando a Linda no peso almejado ao invés do atual), e, em segundo lugar, aumentando a atividade física (passeios diários bem atléticos, de 20 minutos com alguns pequenos descansos, na garagem do prédio — para essa raça, quase braquicéfala, acho que não dá para exigir muito mais). Nesse cenário, qual esquema seria mais vantajoso para ajudar na questão do ajuste de peso da Linda: dividir a quantidade diária recomendada de ração em 3 refeições menores bem espaçadas, ou em 2 refeições maiores e ainda mais espaçadas?
Bom dia Carlos. Com certeza três refeições menores, associada a exercícios diários, são medidas que vão ajudar muito na redução de peso. A mudança para ração adulto também é fundamental, a redução de peso deve ser gradual, caso não ocorra você pode introduzir uma ração light.
Olá, tenho uma gata que adotei da rua, e ela sempre dormia comigo pra acostumar a ficar dentro de casa, mas agora dei remédio de verme pra ela que ela ainda não tinha tomado. A partir da primeira dose quanto tempo ela tem que ficar afastada da minha cama? ou ela pode dormir comigo normalmente? tenho medo que saia os parasitas na minha cama…
Bom dia Camila. Normalmente o vermífugo age por 1 a 2 dias, os vermes são expelidos nas fezes, portanto, a possibilidade dos vermes saírem sem ser na defecação é muito difícil
Boa tarde, estou com uma cadelinha gestante da raça Yorkshire Terrier, esta com 30 dias de gestação, gostaria de saber se posso dar o bravecto, se nao pode causar dano aos bbs! Obrigada!
Boa tarde Gabriela. O bravecto é o único produto que pode ser utilizado em cachorras prenhas e lactantes, mas, sinceramente não gosto de usar nesta fase, a não ser que a fêmea esteja com muitos carrapatos.
Bom dia 🙂
Meu cão (SRD) de 1 ano e meio colocou uns vermes bem pequenos pelas fezes ontem. Ele não teve qualquer mudança no apetite nem no comportamento, simplesmente vi vermes do tamanho de um grão de arroz nas fezes e corri para comprar o vermífugo. Comprei o Canex 900mg de 10kg e ministrei um comprimido e meio, como me foi indicado pela vet (pois ele tem 10kg e algumas gramas). Estou em dúvida se devo repetir a dose hoje, pois ele não colocou mais vermes pelas fezes (só tinha, em um pequeno pedaço, uma secreção) ou se devo repetir apenas em 15 dias. Além disso, após o remédio ele teve uma reação estranha de ficar lambendo desesperadamente os testículos – desesperadamente mesmo, ficaram vermelhos de tanto ele lamber – e eu queria saber se isso pode ter sido reação ao composto. Dei alergovet e após algumas boas horas o incomodo passou.
Grata pela atenção!
Boa tarde Ariadne. Nunca vi este tipo de reação com o vermífugo, mas sempre é possível ocorrer uma reação medicamentosa. Repita o vermífugo após 15 dias.
Obrigada!
Disponha sempre Ariadne.
Boa tarde! Minhas duas Lhasa Apso de 1 ano e 1 mês, Linda (7,8kg, gordinha) e Nina (4,2kg, miudinha) estão fazendo “caminhada atlética” comigo, uma vez por dia, 5 dias por semana, na garagem do meu prédio (ampla e plana). O “núcleo atlético” do passeio é composto de ciclos, cada ciclo tendo 2 minutos de corrida leve, 1 minuto de caminhada tranquila, e 1 minuto de parada para descanso (tempos aproximados). Ao longo de 2 semanas saímos de 2 ciclos por passeio para os atuais 4 ciclos, que já as deixam bem cansadas. Todo esse passeio com seus 4 ciclos seguidos e mais o tempo de descer para a garagem e subir de volta (3 andares de escada, o estritamente necessário, para não forçar suas espinhas dorsais), dá um total de 20 a 25 minutos. Procuro monitorá-las durante a atividade por receio de exagerar na intensidade dos exercícios, pois a raça não suporta excesso de atividade física, mas por outro lado precisamos diminuir o peso da Linda e evitar que a Nina engorde, agora que ambas foram castradas. O que você acha, doutora: esse esquema de atividade física, para Lhasa Apso, está razoável, ou pesado demais, ou pode ser intensificado de alguma forma?
Ou talvez ao invés dos ciclos, a atividade devesse ser moderada (caminhada) e contínua durante os 20 minutos? Agradeço desde já sua opinião.
Boa tarde Carlos. Acho a caminhada sempre melhor, 30 minutos está ótimo, a corrida pode forçar as articulações principalmente em Linda que está mais gordinha. Observe a respiração, no caso da caminhada contínua, caso fiquem cansadas reduza um pouco o tempo, mas 30 minutos é um tempo muito bom.
Obrigado pela resposta! Então vamos parar com os ciclos de corre-anda-para, dos quais eu já estava desconfiado, e passar a fazer a caminhada contínua, mais segura para as articulações (e quanto à questão térmica também: com o método de caminhada, acho que fica bem mais fácil monitorar a respiração, o calor corporal delas, etc.). E, pensando bem, agora já estou achando que, do ponto de vista metabólico, a caminhada contínua deve ser até mais eficiente para o controle de peso do que os ciclos de corre-anda-para… Mas como é um exercício diferente para elas, acho que vou começar com apenas 15 minutos contínuos, e ir aumentando 1 minuto por dia até os 30 minutos. Evidentemente, “contínuo” é mais o espírito do exercício do que um sacrifício imposto sobre as cadelinhas, pois é claro que eu não vou sair arrastando as duas (elas poderão dar suas pequenas paradinhas para sacudir a pelagem, cheirar algo, ou até fazer xixi). Mas, dentro do objetivo de controle de peso, a ideia geral é de atividade moderada continuada, para manter o metabolismo razoavelmente estimulado, certo?
Bom dia Carlos. Você tem razão, mas claro que o exercício não pode ser imposto, elas devem gostar, portanto, deixar que parem de vez em quando para cheirar algo ou fazer xixi é importante, o tempo vai depender delas, caso fiquem muito cansadas, diminua.
Olá, adotei uma cachorrinha da rua, levei ela pra tomar remédio de verme, pois ela estava com diarréia e expelindo sangue pelas fezes. Ela tomou remédio faz um dia, mas ainda continua com diarréia e expelindo sangue. É normal?
A veterinária passou também uma vitamina pois ela estava muito magrinha, estou dando ração para filhotes pra ela. Ela pode comer arroz? Queria algumas dicas do que posso dar para ela comer.
(Não sabemos exatamente quanto tempo ela tem, mas a veterinária disse que é quase um mês e meio, mais ou menos.)
Bom dia Dri. Consulte imediatamente, muito provavelmente esta diarréia não seja somente de verminose. Caso ela esteja comendo ração normalmente, não dê comida caseira, caso não esteja, misture frango cozido na água e sal, para estimular que se alimente.
Meu filhote tomou a primeira dose do vermífugo drontal puppy hoje, teve diarréia e vomitou, ambos com vermes. É normal? A próxima dose é daqui a 15 dias, devo mudar esse prazo?
Obs: ele tem 1 mês e 2 dias, quase 2kg e tomou 2ml do remédio!
Desde já, agradeço!
Boa tarde Emily. Isto pode acontecer quando o filhote está com muitos vermes. Administre a próxima dose em 15 dias. Pese para dar a dose correta. Caso apresente vômitos e diarréia por mais que um dia consulte.
Dei a ultima dose do vermífugo pro meu yorkshire de 2 meses e ele está vomitando e só quer dormir é normal?
Boa noite Bia. Não é normal o vermífugo causar vômitos e abatimento. Consulte.
A criadora aconselhou aguardar até amanhã e dar a ultima dose novamente procede?
Bom dia Bia. Um filhote de dois meses com vômitos, nunca pode esperar e nem pode tomar medicação oral. Consulte.
Boa tarde!! Adotei meu cãozinho ontem ele tem 49 dias, e a criadora nao tinha dado nenhum vermífugo e vacina!! Fui em uma médica veterinária e ela me orientou a dar o vermífugo e só na semana que vem dar a vacina!! Esse atraso em dar a vacina e o vermífugo pode prejudicar muito a saúde dele? Salientando que ele só fica dentro de casa e sob muitos cuidados
Boa tarde João Pedro. Sua veterinária está correta, um procedimento de cada vez, primeiro o vermífugo e depois de alguns dias a vacina. O filhote deve estar saudável e sem vermes para produzir uma ótima imunidade após a vacinação. Além do que existe um período de adaptação, onde o filhote pode baixar a imunidade por stress. Mantenha dentro de casa, não leve para passear e nem frequente pet shop até o esquema de vacinação estar completo.
Boa noite, tenho um Shih tzu, ele esta com 84 dias, tomou já 2 vacinas ELEVENCELL VAC “V11”
Bom dia Fausto. Aconselho fazer mais duas doses da vacina vanguard plus com intervalo de 21 dias, assim, 15 dias após a última dose ele estará imunizado. Quanto ao vermífugo, siga as instruções da bula, normalmente é 1ml por quilo de peso, portanto, administre um ml e meio, dose única, repita após 15 sias e depois, mensalmente até completar 6 meses. A medida que for crescendo mude para comprimido. Filhotes de shih tzu são muito fofos, difícil não se encantar com esta raça.
Continuação: fiquei sabendo que esta vacina que meu cãozinho tomou não é boa, me informaram que tenho que oferecer a importada, então como devo proceder a próxima e ultima dou a importada ou tenho que repetir todas?
ele também nunca tomou vermífugo, o cara do pet me vendeu CHEMITAL Puppy ainda não dei, ele esta pesando 1 e meio rsr lindo. Posso dar 1 ml e meio e as doses são mensais? grato
Boa noitee. Tenho uma spitz alemão que irá completar 6 meses dia 01/08 e que foi vermifugada até 3 meses e a veterinária disse que era pra dar o vermífugo novamente somente aos 6 meses e depois de três em três meses, e eu gostaria de saber se ela está mesmo correta, e caso nao esteja vc pode me orientar como devo fazer?. Nunca fiz exames de fezes e sangue dela.
E tbm estou em dúvida se dou o basken ou o drontal puppy?
Ficarei grata pela resposta.
Bom dia Gabriela. Os esquemas variam muito, dependendo da região onde você está, depende também do hábito do seu cão. Normalmente administro uma dose de vermífugo, repito após 15 dias e após, a cada 30 dias até completar 6 meses, depois deste período, a cada 3 meses, sempre uma dose e repito após 15 dias. Quanto aos vermífugos, os dois são bons, mas você já pode usar um mais completo em comprimidos, drontal.
Onde moro aparece muito gato e cachorro de rua, e quando deixo ela passear pela área ela come tudo que acha apetitoso pelo chão, por isso me preocupo. Muito obrigada pela resposta.
Boa tarde Gabriela. Não deixe ele comer coisas do chão, isso é muito perigoso. Então siga o esquema de vermífugo que eu passei anteriormente.
Esqueci de dizer que ela tomou a vacina GiardiaVax dia 14/07
A vacina não interfere, apenas não vacine e dê vermífugo no mesmo dia.
Olá, tenho 2 perguntas, qual o remédio mais eficaz na prevenção de carrapatos e pulgas? Meu cão tem 4 meses e treinado a fazer suas necessidades no lugar correto, mas de uns dias pra cá vem fazendo no sofá, alguma dica?
Bom dia Kátia. Hoje o produto mais eficaz para combater pulgas e carrapatos é o bravecto, um comprimido que dura 3 meses, depois, os produtos de uso tópico de longa duração (frontline, fiprolex entre outros) duram 30 dias. Existem produtos repelentes para objetos (mundo animal), lave bem o local onde ele fez o xixi e passe o produto todos os dias até ele não fazer mais neste local.
Meu cachorrinho fez 3 meses ontem. Gostaria de saber qual remédio posso dar pra pulgas e carrapatos. Desde já agradeço
Bom dia Gabriele. Depende o peso, caso tenha mais que 1kg de peso você pode utilizar o Frontline ou Fiprolex em pipeta, aplicado sobre a pele da nuca, a cada 30 dias.
Bom dia! Li na internet que alguns especialistas em nutrição animal têm recomendado instituir um dia por semana de jejum de sólidos (com água à vontade), para cães adultos e saudáveis, como forma de dar descanso ao aparelho digestivo, desintoxicar o organismo, fortalecer o sistema imunológico e até ajudar no controle de peso. Dizem que cães adultos e saudáveis até fazem um jejunzinho voluntário de tempos em tempos (instinto que vem dos lobos e dos cães selvagens), quando os donos notam diminuição do apetite durante um dia ou dois, sem diminuição da energia, da atividade e da alegria dos animais. Aqui em casa mesmo, Linda e Nina (Lhasa Apso irmãs de 1 ano e 1 mês) geralmente comem 100% das refeições durante umas duas semanas, e então ficam um ou dois dias comendo bem menos, mas sempre ativas e brincalhonas, e depois voltam ao apetite habitual. Os tais especialistas dizem que essa prática instintiva pode ser orientada e regularizada pelo dono ou tutor dos cães, para mais benefícios, melhor controle e eficácia. Confesso que fiquei interessado na ideia, mas os veterinários é que sabem… Então, você acha o jejum semanal (deixar de oferecer alimentos sólidos por um dia inteiro, mas mantendo água sempre disponível) para cães adultos e saudáveis uma prática interessante, ou mesmo aconselhável?
Bom dia Carlos. Sinceramente, não concordo com nenhum tipo de jejum. Cães adultos devem comer sempre no mínimo duas refeições ao dia. O jejum prolongado pode causar ainda mais ansiedade e estimular a comer mais, o mesmo ocorre com as pessoas que estão na dieta, recomendado comer a cada 3h.
Ok, como leigo, concordo plenamente com sua posição. Lembra que outro dia eu mesmo estava perguntando sobre quantidade de refeições diárias para Linda e Nina (eu defendendo 3 e minha esposa pensando em dar só 2? Venceu o esquema de 3 refeições). Se as cadelinhas acharem que estão meio “cheinhas”, seu instinto as leva a comer menos em um ou outro dia (menos, não “zero”), como já acontece naturalmente aqui em casa, por exemplo. Melhor deixar assim, bem natural, então. Nada de jejuns para minhas cadelas! Obrigado pela resposta!
Bom dia Carlos. Isto mesmo, jejum prolongado é prejudicial, principalmente quando o objetivo é a perda de peso.
Dwi a segunda dose do chemital puppy hoje faz dois dias e minha poodle ta defecando mole é normal ela tem 41 dias de vida
Bom dia Patrícia. Não é normal, o vermífugo deixa as fezes moles por um dia, depois deve normalizar, investigue a alimentação, caso esteja abatida, consulte.
Bom dia! Li na internet que alguns especialistas em nutrição animal têm recomendado instituir um dia por semana de jejum de sólidos (com água à vontade) para cães adultos e saudáveis, como forma de dar descanso ao aparelho digestivo, desintoxicar o organismo, fortalecer o sistema imunológico e mesmo ajudar no controle de peso. Dizem que cães adultos e saudáveis já fazem um jejunzinho voluntário de tempos em tempos (instinto que vem dos lobos e cães selvagens), quando os donos notam diminuição do apetite durante um ou dois dias, sem diminuição da energia, da atividade e da alegria dos animais. Tenho notado algo assim, aqui em casa, com Linda e Nina (Lhasa Apso irmãs de 1 ano e 1 mês). Os tais especialistas dizem que essa suposta prática instintiva dos cães pode ser orientada e regularizada pelos donos, para mais benefícios, melhor controle e eficácia. Achei teoricamente interessante a ideia, mas os veterinários que lidam com o dia-a-dia é que sabem das coisas… Então, você acha o jejum semanal (deixar de oferecer alimentos sólidos por um dia inteiro, mantendo água sempre disponível) para cães adultos e saudáveis uma prática interessante, ou mesmo aconselhável?
Já respondi. Desculpe a demora.
Eu é que peço desculpa pelo reenvio; da primeira vez não estava visível na página porisso achei que tinha falhado o envio. E não há por que pedir você desculpas, suas respostas, além de serem um generoso favor, são precisas, úteis e demoram tão pouco a aparecer que chega a ser assombroso! Parabéns mais uma vez por seu ótimo e altruísta trabalho!
Não precisa se desculpar, tento responder sempre o mais rápido possível, porque sei que, muitas vezes, as respostas ajudam as pessoas a tomar decisões importantes em relação a saúde dos seus animais de estimação, que hoje são considerados membros da família.
Boa Tarde, minha cachorrinha Belinha está com verme. Fui no petshop e o funcionário falou para dar 1/2 do comprimido Maxi Verm, pois ela tem quase 7 kg. Mas a minha duvida é, eu dou hoje meio comprimido e só depois de 15 dias eu dou a outra metade? e começo a contar 3 meses para aplicar de novo o próximo comprimido? Bem, foi assim que o funcionário disse! Me ajude!
Boa tarde Hellen. Observe a indicação da dose, normalmente é 1 comprimido para cada 10kg, caso seja isso, a dose é 3/4 comp ou seja a metade mais a metade da outra parte, sobra 1/4 comp, você terá que comprar mais um comprimido para dar a segunda dose com intervalo de 15 a 21 dias. Após, administre o vermífugo a cada 3 meses, sempre uma dose e um reforço após 15 a 21 dias.
Oi eu tenho um shitzu de 2 meses e ele tomou o vermifugo no sabado, e hoje na segunda ele esta com diarreia. É normal? seria sinal de que ele estava com vermes e agora esta eliminando? Obrigada
Boa tarde Renata. Não é normal, o vermífugo causa fezes moles por um dia, caso as fezes continuem moles, consulte para saber a causa do sintoma.
Adotei uma poodle que estava pondo tenia. Ela fará 2 meses dia 16 de agosto. Perguntei a veterinária o que fazer e ela disse pra refazer o vermifugo. Dei antitóxico 2 vezes ao dia e no segundo (03) dia dei o vermifugo 3 ml . Algumas horas depois ela colocou vários vermes mortos pra fora. E hoje ela não quis comer. Tava molinha. Dei banho e dei papinha a ela. Tô com medo que seja algo.
Bom dia Raissa. Quando os filhotes apresentam muitos vermes, após o vermífugo eles podem apresentar alguns efeitos colaterais, como vômito e diarréia, estes sintomas não devem persistir por muito tempo e não devem ser muito intensos. O filhote não pode ficar muito abatido, caso ocorra, consulte, pode ser necessário fazer hidratação e aplicar alguns medicamentos para amenizar os efeitos colaterais.
Hoje tomei coragem e pesei minha Lhasa Apso de (1 ano e 1 mês), a Linda, passado 1 mês e meio da castração… Balança de banheiro, não muito precisa (peso com ela, depois sozinho, e calculo a diferença), mas infelizmente não há como negar, ela ganhou ainda mais peso: está com 8,5kg! Já tínhamos cortado praticamente todos os petiscos, dosado sua ração na quantidade diária para um cão de 7kg (tabela da Cibau Adult Small Breeds), instituído passeio 6x por semana (caminhada contínua, acréscimo de 1 minuto a cada 2 dias: hoje foram 20 minutos direto). E ela ainda assim ganhou peso. E é bem ativa, corre, pula, brinca muito… Na quinta-feira vou tentar conversar com o veterinário sobre esse problema, mas você teria mais alguma sugestão sobre o que fazer, ou se seria o caso de ela fazer algum exame hormonal, sei lá?
Bom dia Carlos. A minha sugestão é introduzir ração light, ela faz a manutenção do peso, associado aos exercícios, acredito que vai levar a uma diminuição gradativa. O ganho de peso após a cirurgia de castração é normal Carlos, não há necessidade de exames.
Que alívio! Amanhã vou conversar com o veterinário das cadelinhas, mas você já me tranquilizou. Pesei a Nina, a irmã miúda da Linda, pois achamos ela também mais cheinha de corpo, e ela também ganhou peso, de 4,2 foi para 4,5kg, mas ela não tem nada de obesa, ficou foi mais forte e mais bonitinha (e tem que ser forte, mesmo, para brincar com a irmã grandona!). O veterinário tinha dito para ver se a troca para a ração adulta e os exercícios diários fariam efeito na Linda, antes de começar o tratamento temporário com a ração Satiety da Royal Canin seguido de uma outra ração light para uso constante. Parece que vai ser o caso! Obrigado mais uma vez pela resposta!
Bom dia Carlos. Disponha sempre.
Boa noite, tenha uma cachorra Srd, ela já teve alguns problemas de estômago e fígado. Ontem ela tomou um comprimido de Bravecto 250mg, ficou bem e os carrapatos sumiram. Hoje ela começou a vomitar amarelo, porém está alegre e disposta mas não quis comer ração! Fiz um prato de arroz e ela logo regurgitou. Estou monitorando, você acha que pode ter alguma relação com o Bravecto?
Bom dia Glauber. Aconselho a levá-la para uma consulta e exames laboratoriais para avaliar principalmente a função hepática e renal, o bravecto é um medicamento muito seguro, mas pode causar efeitos colaterais caso o cão apresente insuficiência renal e/ou hepática.
Bom dia! Os cães geralmente correm mais do que os donos, mas a vida dos donos é mais corrida, hehe. Nem sempre a gente consegue manter a regularidade ideal dos horários das refeições caninas (e encher o comedouro para deixar disponível o dia todo, eu não faço mesmo!). Porisso pergunto: considerando cães com mais de 1 ano de idade e de pequeno porte (Lhasa Apso) que se alimentam 3 vezes por dia, qual seria (1) o intervalo ideal em horas, entre as refeições? (2) Qual o intervalo máximo aceitável? (3) E qual seria o intervalo mínimo aceitável? Grato desde já pelas respostas.
Boa tarde Carlos. O intervalo pode ser em torno de 6 a 8h. Considerando que 12h é um período de jejum absoluto, exigido em procedimentos cirúrgicos, podemos dizer que este é o período máximo e o mínimo 6h.
Ótimo, aqui em casa, então, estamos bem dentro do aconselhável. Obrigado pela resposta! (PS: meu sobrenome saiu errado na postagem anterior… é Azambuja, hehe!)
Disponha sempre Carlos.
Tenho um casal de Yorkshire a fêmea é a mais nova e muito danada tem um dia que ela passou muito mal vomitou amarelo e com fezes pastosa enfim levei ao veterinário e ele deu soro com medicamentos para fígado mas minha pet mudou muito seu comportamento ela anda amoitada está muito estranha me ajude meus filhos acham que este tipo de comportamento é pq vai morrer
Bom dia Tatiane. Caso ela não tenha melhorado retorne ao seu veterinário para fazer mais alguns exames.
Bom dia de novo! Como você sabe, doutora, minhas Lhasa Apso de 1 ano e 2 meses estão fazendo “caminhada leve/moderada contínua” como atividade física de baixo impacto para as articulações (excelente conselho seu!), para ajudar no controle de peso. Comecei com 15′, e a cada dia aumento um minuto no tempo (ontem foram 24′), até chegar aos 30′, patamar ideal que manterei por 2 ou 3 semanas, antes de tentar algo mais, se houver. A dúvida é: os cães precisam de um dia de descanso desse tipo mais moderado de atividade física (por exemplo, 1 dia por semana sem caminhada)? Ou conseguem descansar eficazmente ao longo de cada dia, e então eu posso fazer a caminhada com elas 7 dias por semana?
Bom dia Carlos. Aumente a frequência aos poucos e avalie, caso elas relutem em ir caminhar pode significar um certo cansaço, neste caso você reduz.
Pois é, 2 semanas após o seu conselho, Débora, acabei resolvendo mesmo reduzir a frequência dos exercícios da Linda e da Nina. Pois após alguns dias seguidos com 30 minutos de caminhada contínua, estou achando as cadelinhas muito cansadas e dorminhocas! Como elas adoram o passeio diário, vou alternar um dia de 30 minutos de caminhada com um de apenas 15 minutos. Depois de duas semanas, vou tentar de novo fazer os 30 minutos diariamente.
Boa noite Carlos. O importante é observar sempre e sei que você faz isto muito bem. Perceber o cansaço e reduzir sempre que ocorrer.
Olá!! semana passada dei um comprimido de vermes para minha shistzu, e o intervalo é de 15 dias porém esqueci completamente, e demos ontem pra ela, passou 1 semana . Isso pode fazer algum mal para ela?ontem ela acabou vomitando, pensei mesmo q é do comprimido pois ele deve ser forte, e acabou saindo junto o comprimido. ms outra coisa pode dar nela?
Boa tarde Kelly. O intervalo pode ser de 15 a 21 dias. Como ela vomitou o comprimido aconselho repetir a dose em 15 dias com outra marca de vermifugo e fazer mais uma dose de reforço.
Vou administrar o drontal puppy para meu york de 2 meses, devo administrar para minha york de 2 anos e 10 meses também?
Boa tarde Vanessa. Sim, todos os animais que convivem devem ser tratados ao mesmo tempo, mas para ela administre o drontal em comprimido.
Muito obrigada.
Disponha sempre Vanessa.
Ola, Bom dia…
Minha gata deu cria ha 5 dias… parto complicado… dois dos gatinhos morreram.. depois que ela ganho os filhotes, no 2 dia ela ainda estava com a parte intima dela com um pouco de sangue.. e ainda continua… e hoje ela vomito tudo que comeu, e tudo que tento dar pra ela comer ela faz ansia e não come… ela esta respirando forte e tremendo bem pouquinho a barriga… e tbm parece que está com dor na barriga… Pode ser algum problema ?
Bom dia Karol. Consulte imediatamente, muito provavelmente ela está com infecção de útero e/ou ainda pode ter ficado algum gatinho.
Bom dia! Tenho uma pug fêmea, e aplicamos em casa mesmo, regularmente um vermífugo oral (Vermivet Iver) e um remedinho pra pulgas e carrapatos (Pulg off). Porém comprei também o Drontal para giárdia. Acontece que a bula do Drontal é confusa demais….Ela diz o seguinte:
– Para verminoses intestinais, Drontal deve ser administrado em dose única;
– Para Giardíase, administrar uma vez ao dia, durante 3 dias consecutivos.
Mas não fala a frequência, se é todo mês, a cada 3 meses…enfim…estou perdida…não sei como administrar.
Obrigada desde já!
Boa tarde Laila. Normalmente para giárdia a dose deve ser repetida por 3 dias consecutivos, quanto a frequência, repita em 15 dias, mas o importante é usar a água sanitária no chão e nos potes de água e comida para matar os parasitas do ambiente. Quanto a frequência após, depende do grau de contaminação mas pode fazer a cada 3 meses.
Muuuito obrigada! Na verdade não fizemos exames, nem sei se ela está com Giárdia, mas prefiro dar o Drontal como prevenção!
Tenho outra dúvida que esqueci de mencionar ali em cima. Quando passeamos com minha cachorrinha, ela adooora comer pedrinhas pequenas que acha no chão…o que isso significa???
Obrigada!!!
Boa tarde Laila. Não deixe ela fazer isso, cães são muito curiosos e alguns gostam de engolir tudo, pode causar problemas gastrointestinais.
Muito Obrigada!!!!
Disponha sempre.
Posso dar bravecto pro meu filhote de Pastor alemão.
Ele tem 3 meses e meio e vai tomar a última dose da vacina dia 25/08/15
Obrigada
Bom dia Rosana. O Bravecto pode ser dado a partir dos dois meses, mas o filhote não pode ter menos que 2kg de peso, e após, a cada 3 meses.
Boa tarde! Linda e Nina, minhas duas Lhasa Apso de 1 ano e 2 meses, comem 3 refeições por dia. Após a caminhada diária de 30 minutos, quanto tempo devo esperar para dar uma refeição? E, ao contrário, quanto tempo após uma refeição devo esperar para levá-las para a caminhada? Grato desde já!
Boa tarde Carlos. Após a caminhada, assim que elas estiverem com a frequência respiratória normal, descansadas, pode dar a alimentação. Após as refeições em média 1h a 1h e 30min para iniciar o exercício.
Muito obrigado pela resposta! Mas na luta para conciliar as atividades humanas com as caninas… surgiu mais uma dúvida: de manhã cedo, ao acordarem mas antes de comerem a primeira refeição, elas podem fazer a caminhada de 30 minutos?
Boa tarde Carlos. Pode sim, porque elas tem reservas para gastar rs, não indicaria para um cão que estivesse em forma ou magro.
Ótimo, hehe! 🙂
E obrigado mais uma vez.
Disponha sempre Carlos.
Eu tinha dito em mensagem anterior que minhas duas Lhasa Apso de 1 ano e 2 meses castradas, Linda (obesa) e Nina (normal mas ganhando peso), estavam parecendo cansadas demais com o exercício de caminhada contínua de 30 minutos todos os dias, e que porisso eu passei a alternar um dia com caminhada de 30 minutos com um de 15 minutos para elas ganharem mais condicionamento físico, antes de voltar ao exercício diário de 30 minutos. Mas na verdade, continuando as observações e análises, parece que o que incomodou as cadelinhas não foi tanto fazer os 30 minutos todos os dias, mas fazer a caminhada antes da primeira refeição! Mesmo em dia de caminhada mais curta, parece que com o exercício feito “em jejum” elas ficam mais desanimadas durante o dia, e o mais estranho: ao invés de ficarem com fome, perdem um pouco do apetite, comendo melhor só mais à noite. Então, por segurança, vou continuar por 10 ou 15 dias o esquema alternado de 30 minutos em um dia e 15 minutos no outro, para condicioná-las melhor fisicamente, mas resolvi também voltar a encaixar o “passeio atlético” delas entre refeições, para não se exercitarem mais em jejum. Como você disse, a gente tem que observar sempre, tudo. E eu acrescento: sem se ater a esquemas rígidos ou fórmulas prontas, pois cada cão é um ser vivo diferente (minhas duas cadelinhas são uma prova incontestável disso, não há como serem mais diferentes, em tudo!). O negócio é experimentar (com bom senso), observar as reações, e fazer os ajustes necessários, com calma e sem exigir demais das filhotas, hehe.
Bom dia Carlos. Você tem toda razão, não existem fórmulas, tudo deve ser individualizado, cada cão responde de uma maneira, porque existem muitos fatores a considerar. Observar sempre este é o segredo para obter bons resultados.
Olá, tenho um casal de lhasa apso, faz 11 dias que eles cruzaram, já posso levar a fêmea(Mel) no veterinário ou é melhor esperar dar 1 mês pra levar e já fazer uma ultra pra ver se ela esta prenhe? E estou com medo,pois eles convivem juntos e cruzaram várias vezes por 3 dias, tem perigo dela ter mais filhotes que o normal? Ela pode correr risco de vida????? E mais uma dúvida, no caso de dar tudo certo na gestação, devo deixar o macho(Nego) separado dela? A partir de quando? Desde já agradeço!!!
Bom dia Thais. A ultrassonografia só consegue diagnosticar a gestação a partir de 21 dias, mas aconselho a fazer somente a partir de 30 dias, para avaliar melhor o tempo de gestação, a quantidade e o tamanho dos filhotes. Vários cruzamentos pode levar ao nascimento de filhotes com idades diferentes. O acompanhamento com o veterinário é fundamental para uma gestação e um parto normal. O macho deve ficar separado a partir do parto.
Obrigada!!!
Disponha sempre Tais.
estou dando drontal puppy para giárdia ele é pinsher 0 e tem 50 dias estou no segundo dia do rémedio ,mas desde o primeiro dia ele está com diarréia e não está comendo e nem bebendo água,isso é normal?oque posso fazer posso dar soro fisiológico no contra gotas pra ele?oque posso fazer me ajude por favor, obrigada
Bom dia Tais. Não é normal, suspenda o vermífugo, dê soro caseiro ou hidratante, 1ml por quilo de peso de hora em hora, caso não normalize e/ou não volte a se alimentar, consulte, caso tenha vômito, consulte.
peguei um filhote de pitbull com 32 dias. ele comecou a comer ontem a Golden filhotes.. nas duas primeiras vezes comeu bem agora nao quer mais. nao aceita mais comer. Começou com diarreia tambem. O que pode ser? Ele ainda nao tomou vacina nem vermifugo
Bom dia Paula. Pode ser intolerância alimentar, o ideal é sempre introduzir a ração de forma gradativa, mas pode ser outra enfermidade, uma virose por exemplo, aconselho consultar.
Olá tenho um york de 41dias, ontem o levei no vet e foi ministrado nobivac canine, nobivac canine 1-dappvl2(imported), nobivac canine e o vermífugo líquido que foi 1 ml por kilo, após isso ele passou a defecar com presença de tênias e o coco pastoso, hoje pela madrugada o coco foi duro e sem tenia mas agora pela manhã voltou a ser mole com tênia e ele não quis comer até agora, o que pode ser? O que devo fazer? Me ajuda estou muito preocupada, liguei no vet e ele disse que tinha até 2 dias pra ficar saindo tenia mas To preocupada
Bom dia Caroline. Muito provavelmente ele estava com muitos vermes e agora está eliminando, quando os vermes estão morrendo eles liberam toxinas que podem deixar o filhote debilitado, caso ele continue abatido e sem se alimentar retorne ao seu veterinário. Observe se ele está bebendo água, caso não esteja, estimule.
Olá meu filhote tem 40 dias é virá lata dei pra ela vermifugo antec meio comprimido já faz 5 dias e ela ainda tá soltando verme e está com diarreia parecendo um muco às vezes transparente as vezes amarelo a barriga dela tá fazendo barulho. O veterinário dela pediu pra dar soro e não dar água, ela não quer comer ração desde ontem anoite estou preocupada hj o veterinário dela não esta na cidade e não consigo falar com nenhum outro o que eu faço me ajuda por favor?
Bom dia Fabiane. Continue dando o soro hidratante, mas deixe a água a disposição. Retorne ao seu veterinário para que sejam introduzidos outros medicamentos e para avaliar se é necessário fazer fluidoterapia.
Bom dia.Minha cachorrinha está com diarréia e junto sai sangue vivo,mas diarréia pastosa amarela.O vet passou baytril de 15 e drontal.Posso dar os dous juntos?Ele não me explicou isso e não consigo falar com ele.
Bom dia Rosane. Normalmente eu inicio com o Baytril por no mínimo dois dias, e se a suspeita realmente for verminose, depois, administro o vermífugo, mas cada profissional tem uma conduta.
Bom dia, comprei uma Golden a 10 dias, ela veio pra casa com a primeira dose da vacina e a primeira vermifugação, porém com o cocô mole e fedido, ela está bem, se alimenta, bebe bastante água, porém o cocô ainda continua mole, isto está me deixando muito preocupada. Ah ela está com 58 dias.
me ajudem….
Bom dia Gilmara. Consulte, filhotes devem sempre ter acompanhamento veterinário, as causas podem ser muitas, verminose, intolerância alimentar, viroses, entre outras.
Boa noite! Minhas duas Lhasa Apso, irmãs de 1 ano e 2 meses, Linda (8,7kg) e Nina (4,6kg), têm tido um probleminha recorrente que começou antes de serem castradas: uma espécie de dermatite no ouvido externo (orelhas muito avermelhadas e quentes, descamação e muita coceira, mas não chegam a abanar a cabeça, só coçam com a pata). Tratamos com Epiotic Spherulites e Otodem e sempre ficam boas, mas 2 ou 3 meses depois volta o incômodo de novo. Antes as irritações eram na pele (poucas e pequenas, na barriga, próximo à vulva, etc.), e depois de tomar Organew, isso passou e não voltou mais, mas as inflamações do ouvido têm retornado. Tenho algum receio de dar suplementos alimentares agora, já que a Linda está com sobrepeso (mesmo tendo o pessoal da Vetnil/Organew e da Organnact me assegurado por e-mail que não haveria aumento de peso com seus produtos). Você teria alguma sugestão para fortalecer o sistema imunológico das cadelinhas e evitar que esse problema nos ouvidos fique voltando?
Bom dia Carlos. Normalmente estas inflamações crônicas de conduto auditivo estão associadas ao banho e a limpeza inadequada. A proteção do conduto para evitar a entrada de água é fundamental, nunca se deve colocar objetos, como cotonetes e pinças no conduto, pois podem causar inflamação, além do que as pinças podem infectar um conduto sadio, caso não sejam muito bem limpas e desinfetadas. Existe um fungo chamado Malassezia que adora ambientes úmidos e inflamados, causa muita coceira. O meu conselho é utilize um ceruminolítico com frequência, gosto muito do Otiflex, após o tratamento com o Otodem, use o Otiflex semanalmente, indico após o banho, ele não tem um cheiro muito agradável mas é um ótimo produto.
Obrigado pela dica do Otiflex, vamos procurar esse produto para higiene dos ouvidos, parece bem interessante! Bom, aqui em casa tomamos todo o cuidado com os banhos (algodão nos ouvidos, etc.), que são geralmente quinzenais, e também tiramos uma vez por mês o excesso de pelos de dentro das orelhas (elas têm muito pelo, tiramos só o excesso)… Podemos tentar ficar ainda mais cuidadosos, mas na verdade não sei mesmo qual seria o gatilho que desencadeia essas inflamações. E esqueci de comentar algo: o problema sempre começa com um dos ouvido, só, e depois, com o tratamento, quando ele já está ficando bom, costuma aparecer no outro (contágio?). Além disso, geralmente não começa nas duas cadelas ao mesmo tempo, apesar de que, ao longo do tempo, como agora, as duas acabam ficando cada uma em algum estágio do tratamento, para depois ficarem uns 2 ou 3 meses sem problemas.
Pode ser realmente um problema de manejo, a retirada do pelo do conduto, dependendo da forma como é feita, causa sempre inflamação, então logo após utilize o medicamento para evitar problemas. Condutos auditivos são muito sensíveis.
Obrigado, mas não é nada demais: como não podemos estar o tempo todo com as cadelinhas, a gente tem que ser criativo para de alguma forma monitorar suas vidinhas e sua saúde… Hoje estou em casa (gripado), são 15:30, e nenhuma das duas quis comer nada, nada, até agora, ou fazer praticamente nada: só dormir! Máxima do dia: 33 graus…
Muito quente e as pessoas acham que no nordeste o calor é insuportável, as temperaturas aqui são bem mais amenas. Sempre muito bem monitoradas. Melhoras.
Tenho uma poodle pequena que quando tinha mais ou menos 2 meses o veterinário ao apalpar o joelho disse que ela tinha luxação na patela, o joelho dela é no interno da coxa(para simplificar) não conseguimos reverter o caso pois já não era tão nova. Conheço alguns casos que tiveram solução sem cirurgia. Adotei uma filhote que esta com 45 dias, e ela anda com os pés virados para fora(como pato,pinguim) apalpando tbm senti que o joelho não esta no lugar. Fui ao veterinário e me disse que não tem como saber isso nessa idade pq é muito nova. estou confusa em relação a isso pois se o tratamento tem efeito ,por exemplo na colocação de talas quando é bem nova, mas não tem como descobrir se o cachorro nessa idade tem ou não o joelho fora do lugar, como irei tratar antes que seja tarde. Queria saber o que posso fazer?
Boa tarde Paula. O meu conselho é consulte com um veterinário especialista ou que faz cirurgias ortopédicas, através do exame clínico é possível saber se as patelas estão luxadas e se há algo a se fazer para melhorar a postura. Muitas vezes a correção é cirúrgica mesmo.
Boa tarde
Tenho um lhasa de 1 ano e 5 meses. Ele tomou Drontal Plus e dias depois comecou a vomitar e logo com diarreia com sangue, Levei no vet e a dra disse q pode ser giardia, está sendo medicado. Isso foi sáb ele tá melhor nao tem mais diarreia e nem vomito, ficou chato pra comer. Voltou a comer mas agua nao quer. Estou dando pedialyte e forcando agua com seringa. Minha duvida é isso tudo pode ser por causa do Drontal Plus e por estar com algo está jogando fora???? Ele precisa tomar o segundo comprimido e daqui uns dias, queria ter certeza q ele pode estar com algum parasita. Obrigada
Boa tarde Carol. A reação ao vermífugo ocorre no mesmo dia ou um dia após. Converse com a sua veterinária sobre a possibilidade de fazer um exame de fezes, devem ser três amostras com intervalo de um dia cada amostra. Aconselho a dar o vermífugo somente se ele estiver totalmente recuperado, caso não encontre parasitas nas amostras pode não ser necessário.
Boa noite! Em minha cidade, esta época do ano é de clima seco e quente, e com isso, minhas duas Lhasa Apso de 1 ano e 2 meses, que comiam 100% das 3 refeições diárias desde que foram castradas em junho, agora comem muito pouco da refeição da manhã, preferindo as refeições da tarde e da noite. A relação é clara: em dias quentes, elas comem bem menos. Vale lembrar que eu não compenso em uma refeição o que não comeram na anterior (orientação do meu veterinário), e porisso, elas têm comido apenas uns 70% da porção diária, concentrados nas refeições da tarde e da noite. Em face dessa situação de pequeno apetite pela manhã, é aconselhável manter o esquema de 3 refeições diárias à espera de melhora no clima, ou eu deveria passar a oferecer apenas duas refeições diárias, apesar do intervalo avantajado que haveria entre elas?
Bom dia Carlos. Mantenha as três refeições diárias, porque mesmo comendo pouco, elas ainda comem, retirar esta refeição poderia estimular a comer mais na próxima devido justamente ao intervalo grande.
Ok, tenho tentado oferecer as 3 refeições por dia, mas parece que as duas cadelinhas já decidiram por si mesmas: de uns dias para cá não comem absolutamente nada da refeição da manhã, fazendo, na prática, só 2 refeições diárias (ou seja, comem só 2/3 do que deveriam, por dia, pois não aumento as quantidades para compensar refeições puladas). Por curiosidade, fiz um gráfico mostrando diariamente a temperatura ambiente e a alimentação das cadelinhas, cobrindo agosto e setembro, e ficou gritantemente óbvio que, em dias mais quentes, elas comem menos, apenas 50 a 70% da quantidade diária, e em dias mais frios, voltam a comer 100%. Notei também que, durante os dias mais quentes, se o passeio tiver que ser à tarde, as duas cadelinhas, além de não quererem comer, ainda dormem a manhã toda, até depois do meio-dia! Portanto, comem menos e também ficam menos ativas. Conheço outros donos de cães, até de raças de pelo curto, que têm tido problemas semelhantes. O final do inverno e o começo da primavera, em Belo Horizonte, são mesmo muito quentes e secos. Enfim, alguma sensibilidade ao calor ar já era esperada, ainda mais levando em conta a raça, mas no caso da Linda e da Nina estaria dentro da normalidade?
Boa tarde Carlos. Cães e gatos, como nós, diminuem a ingestão de alimento nos dias mais quentes, está dentro da normalidade sim. Com o tempo você vai conhecer o hábito delas e isto vai ajudar muito a perceber problemas, quando ocorrerem. Parabéns pelas observações.
Olá. Minha lhasa deu cria e os filhotes fizeram um mes ontem. Dei vermifugo ontem e apenas um filjote teve diarréia e agora está muito quieto e não quer mamar. O qur faço?
Boa noite Marcela. Este é um efeito colateral do vermifugo. Ele pode estar com cólicas, normalmente é passageiro, deve durar no máximo um dia. Tente colocá-lo para mamar, dê 1ml de soro caseiro via oral várias vezes ao dia para evitar a desidratação, administre com muito cuidado e lentamente. Você pode dar também o Probiotico veterinário 1g uma vez ao dia ajuda a repor a flora intestinal. Caso continue abatido e/ou com diarréia, consulte.
Meu filjote de lhasa tem 30 dias e tomou a primeira dose de vermifugo intem. Hj está com diarréia e agora está desanimafo, não quer comer e treme bastante. O que faço? ??
Tenho um gato castrdo e de um ano e oito meses,ele pesa oito quilos.ele nunca tomou vitaminas ele deve tomar,ele ta comendo direito a raçao.Ele ta mancando um pouco nao sei o que aconteceu ja olhei e ele sente dor ao tocar.Aqui onde moro veterinarios so tem 2, e a consulta sao altissimas nao tenho condiçoes.Castrei peli publico.O que devo dar a ele para essa dor?ele toma chemital p vermes de tres em tres meses e serto.pois ele nao sai de casa,sso vai no quintal mais o muro e alto e ele nao pula.pode me indicae uma vitamina e um remedio p dor.
Boa noite Cristiane. O seu gato está com 8kg é muito para um gato, com certeza está acima do peso. O excesso de peso pode levar a problemas articulares com maior frequência. Observe a quantidade de ração indicada no rótulo e tente segui-la. Com certeza ele não precisa de vitaminas. O vermifugo pode ser administrado a cada 6 meses, sempre com um reforço 15 21 dias após já que ele não tem contato com outros gatos e ambientes contaminados. Não posso prescrever medicamentos sem examinar o animal e gatos são extremamente sensíveis a alguns medicamentos, nunca administre medicamentos sem ter certeza que ele pode ser dado a gatos e muito cuidado com a frequência e dose, erros podem levar a problemas graves.
Ganhei ontem filhote de York que esta com 37 dias hj qual remédio de vermes posso dar pois esta vomitando uma baba branca e também vermes grandes e não quer comer só toma agua qual melhor remédio e quantidade??
Bom dia Dienifer. Normalmente indico o Drontal Puppy 1ml por quilo de peso, ele deve pesar bem menos que um quilo, portanto dê a dose correta, se pesar meio quilo é meio ml. Caso os vômitos sejam frequentes, não dê o vermífugo, consulte. Cuidado com reações ao vermífugo, filhotes com muitos vermes podem apresentar reações acentuadas, portanto, o ideal é você consultar e dar a medicação com a supervisão de um veterinário, para tratar possíveis efeitos colaterais.
olá, tenho um york de 50 dias, o que ele pode comer? é aconselhável dar leite?
obrigada
Boa tarde Laura. Ele deve comer ração para filhotes, procure aquelas com grão menor, a Royal Canin tem uma linha para filhotes de pequeno porte, é muito boa, caso não consiga comer, coloque a ração no liquidificador, triture, faça um pó e acrescente água morna. Nunca dê leite.
estou com um pastor alemao, que desmamou porque o deixaram comigo e sua mae esta muito longe, o mesmo tomou uma dose de chemital puppy no dia 13/09/2015 (domingo) e hoje nao esta comendo direito e suas fezes estao bem moles e fedidas, alem de dormir muito, porem continua brincando e andando normal…o mesmo tem 26 dias – nascido no dia 18/08/2015, gostaria de saber se o remedio para verme o fez tal mal, ou se o mesmo esta com muito medo do novo lar e nao esta conseguindo comer, gostaria de saber se convem entrar com complexo vitamico e um estimulador de apetite para que ele possa comer…obs: o mesmo esta tomando bastante agua, caso seja intolerancia alimentar o que eu poderia fazer para substituir o leite materno, tendo em vista que a mae esta muito longe para amamenta-lo…
agradeco desde ja 🙂
Boa noite Pedro Henrique. Realmente o filhote foi desmamado muito cedo. Sempre que ocorre uma mudança na alimentação, há alteração na consistência das fezes. O vermifugo também pode causar efeitos colaterais como fezes moles e cólicas por até um dia. Você pode fazer uma papinha com ração de filhote de boa qualidade, premium ou super premium, triture a ração até virar pó, coloque um pouco de água morna e dê várias vezes ao dia. Caso não aceite, existe um leite para cães da vetnil que pode ser dado. Cuidado, caso as fezes não melhorem e/ou apresente outros sintomas, consulte.
Boa tarde, tenho uma Basset Hound, ela tem 35 dias. No domingo (13/09) foi dada a primeira dose de vermífugo, e na segunda feira ela começou fazer cocô molinho e varias vezes ao dia (aprox. 7 vezes) e está assim até hoje. Ela come ração e toma agua normalmente. É por causa do versículo que ela está fazendo tanto cocô mole ou pode ser da ração?
(Ela está com a Dog Show a base de leite)
Bom dia Ingridy. Consulte, a reação do vermífugo deve durar apenas um dia, portanto, a causa das fezes moles deve ser investigada e tratada o mais rápido possível, antes que cause maiores problemas, como desidratação e desnutrição.
olá, meu nome é Alef.
gostaria de saber, pq meu filhotinho de SRD estava com vermes e estava tristezinho, dei um vermifugo pra ele, e ele esta com diarreia e vomitando os vermes, so q ele nao quer comer, o q faço?
Boa tarde Alef. O vermifugo pode causar diarréia e deixar o filhote abatido se a quantidade de vermes for muito grande. Aconselho a consultar devido aos vomitos, antes que apresente desidratação.
ele esta so dormindo e saindo remela de um olho so… ele esta cm muito verme… era pra dar 2ML, ai dei 1 de manha e agr atarde dei mais 1..
Bom dia Alef. A dose é 1ml por quilo de peso, muitas vezes, reações mais acentuadas podem ser evitadas fracionando a dose. Sempre que o filhote apresentar vômitos frequentes o filhote deve receber medicação injetável para evitar a desidratação, enquanto isso suspenda água e comida por duas horas.
Olá Boa tarde, resgatei um filhote de 3 meses dei um remédio de verme só que percebi que ele está com o verme da pulga e o remédio que dei não mata Esse verme. Depois de qdo tempo posso administrar o remédio correto?
Desde já agradeço pela ajuda.
Boa tarde Sirlene. Pode dar o novo vermifugo após 7 dias e uma nova dose após 15 dias, depois mensal até completar 6 meses.
obrigada
Disponha sempre.
Boa tarde estiu dando uma vitamina ha 1 semana a minha cadela de quase 4 meses estou sentindo ela diferente perdeu apetite o pelo esta feio e ela esta abrindo a boca toda hora e colocando a lingua pra fora e nelhor parar com a viramina
Boa tarde Livia. Consulte, filhotes devem ser sempre ativos e ter apetite, com certeza ela está com alguma doença, não espere.
Ola boa noite! Dei um probiótico vet da marca vetnil para minha shi tzu porque estava com diarreia devido a troca de ração a pedido da veterinária, como precisava dar o remedio contra pulga , acabei dando tudo no mesmo dia . E essa madrugada minha shih tzu começou a vomitar . Será que devo levar ela na emergencia ? Devo dar o remédio anti pulgas de novo ? O que eu faço? Carol
Bom dia Carol. Caso os vômitos sejam frequentes e/ou ela vomite muito líquido, consulte sim, caso contrário, retire água e comida por duas horas e observe, caso s vômitos não passem, consulte, as fezes devem normalizar também, caso fiquem moles por mais que um dia, consulte. Sempre faça um procedimento de cada vez, troca de ração sempre pode causar alterações nas fezes se não for gradativa.
Pessoal!
Muito obrigada das orientaçoes , ficaremos em observaçao. Abraços
Disponha sempre Carolina.
Oi boa tarde , tenho uma shitizu que esta com 49 dias hj vacinei ela a quatro dias,com a v 10 importada, hoje amanheceu vomitando e espirrando, e esta saindo uma secreção transparente do narizinho dela ,o que pode ser, qual remédio posso dara ela?
Boa noite Patrícia. Estes sintomas não são da vacina. Consulte imediatamente para que sejam feitos o diagnóstico e tratamento corretos.
Olá, eu tenho um cão de porte médio, 16kg, ele começou a apresentar diarreia e vomito a quase um mês, chamei a veterinaria dele e ela aplicou alguns medicamentos e passou outros para ele tomar, foram feitos exames de sangue (que estava normal, apresentava um pouco de anemia somente), ele tomou trissulfin por 7 dias, junto com label e xantinon, mesmo assim a diarreia nao passou, ai ela pediu pra eu dar o vermífugo, pois desconfiava que fosse verme, logo após tomar o vermifugo a diarreia passou, e as fezes ficaram normais durante 13 dias, quando faltava dois dias para eu dar a segunda dose do vermífugo veio a diarreia. Ele voltou a ter diarreia, consultei novamente a veterinária e ela passou mais alguns dias de trissulfin e pediu para repetir o vermífugo (drontal plus), a partir dai ele passou a ter diarreia indo e voltando, agora passou a ter diarreia com sangue, ela passou para ele giardicid, label e xantinon. Após tomar um comprimido de giardicid ele vomitou e nao quis mais se alimentar e nem beber agua, ela passou uma injeção de hepavet, que fez com que ele voltasse a se alimentar, mas eu não consigo fazer o tratamento para giardia, pois é muito agressivo e o estomago dele ficou muito ruim depois de tantos remédios. O cão age normal, não está prostrado, brinca, corre, late, tudo normal, mas a diarreia nao passa, e algumas vezes se ele toma muita agua, ou come muito rápido, ele vomita uma espuma branca. Não sei mais como ajudar o meu cachorro, tem alguma coisa que eu possa fazer para parar essa diarreia?
Boa noite Suzi. Será preciso saber o que exatamente está causando esta diarréia através de exames especificos. Parasitas intestinais, exames de fezes, exames de sangue, hemograma e perfil bioquímico, para avaliar alterações em órgãos edpecificos, alterações na dieta para avaliar sensibilidade alimentar, além de exames de imagem, ultrassonografia para complementar. O diagnóstico é muito complexo sempre que sintomas específicos ocorrem por muito tempo.
Esqueci de dizer que o cachorro é vacinado com vanguard e a antirabica está em dias. Ele teve giardia quando filhote, mas tratei com panacur e ele ficou bem. Hoje ele está com quase 6 anos.
Olá doutora. Pegamos um cachorrinho com 25 dias, um golden. O leite da mae ja secou e a mulher que estava cuidando estava dando raçao de adulto amolecida com agua. Agora estou alimentando ele com raçao de filhote da purina, dog chow.. Estou fazendo papinha triturando a raçao e misturando com um pouquinho de leite de cabra. Porem estava lendo que é muito cedo para separa-lo da mae e seus irmaos pois ele aprende o comportamento de cachorro ate 60 dias e que se tirar ele do convivio cedo, vai se tornar um cao com problemas de comportamento. E ele nao esta tomando agua, nao sei mais o que fazer para ele tomar agua.. Ja tentei seringa, mamadeira.. E nada. Enfim.. Obrigado pela atençao e aguardo resposta.
Bom dia Laiza. Aconselho a utilizar uma ração filhote super premium, Royal Canin, Proplan, Premier, mais completa nutricionalmente, mude gradativamente, misture a nova com a antiga aos poucos, para evitar a diarréia. Triture a ração até virar pó e misture com o leite de cabra que você já está utilizando, ofereça várias vezes ao dia, no mínimo 6 vezes. Com 30 dias pode começar a substituir o leite por água morna e já deixar um pote da ração seca para ele começar a comer os grãos, utilize uma ração com o grão pequeno. Quanto ao comportamento, não acredito que tenha problemas, basta tratá-lo com muito carinho. Quanto a água deixe sempre próximo, não toma devido ao leite, mas vai acabar tomando. Observe a cor do xixi, se estiver muito escura, precisa tomar mais líquido, caso contrário, o leite está suprindo. Com esta idade eles dormem muito, é normal. A primeira vacina deve ser dada a partir de 45 dias, após mais 2 a 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias. Importante que a última dose da vacina múltipla seja próxima dos 4 meses.
Esqueci de comentar, ele esta gordinho.. Brinca, é animadinho, porém dorme o dia todo.. Dai acorda da uma brincadinha e volta a dormir.. Ja pensei em levar ele para ficar mais tempo com a mae e filhotes porém, nao sei o que é pior.. Ja ter tirado ele da familia ou deixar ele la com a mulher e ela n tratar dele direito. Pois leite a mae dele ja nao tem mais. To preocupada.. Com quantos dias dou a 1 vacina?
Respondi na sua primeira pergunta.
Boa tarde Dra Débora, compramos um filhote de Lhasa Apso que está com 55 dias. Ele tomou a primeira dose da vacina (Recombitek C6/CV) e o vermífugo Drontal no dia 15/09.
Logo no primeiro dia que trocamos sua ração para a Tutano (Filhote) percebemos que as fezes estavam mais moles e hoje notamos que o cocô está pastoso, acompanhado de um líquido. Ele defeca cerca de 5 a 6 vezes ao dia, mas não aparenta estar com dor pois brinca, dorme e se alimenta normalmente.
Seria o caso de dar o vermífugo novamente? Pergunto, pois pesquisando na internet, vi que os sintomas semelhantes à giardíase e estamos preocupados.
Desde já, muito obrigada pela atenção.
Abraços
Boa tarde Joana. Pode ser sensibilidade alimentar devido a troca da ração. Retorne para a ração anterior e observe se normaliza as fezes em no máximo dois dias. Pode dar um probiótico veterinário uma vez ao dia. Caso as fezes continuem moles, consulte para saber a causa do problema e tratar corretamente. A giárdia não está totalmente excluída, mas como iniciou logo após a troca da ração.
Oi, tenho um filhote de yorkshire de 40 dias. Ele tomou o vermífugo e ficou muito estranho. Tá quietinho, não brinca, não chora, mas come o padrezinho normalmente. Estou preocupado por ele ser tão pequeno e estar assim. É normal depois de tomar esse remédio eles ficarem quietinhos?
Bom dia Anderson. O vermífugo pode causar cólicas e fezes moles por até um dia, caso os sintomas persistam ou apresente outros sintomas, como vômitos, consulte.
Meu cachorro esta com a doença do carrapato mas só deu pintinhas no corpo até agr. Mas eles esta bem espertinho.
O veterinário passou pra eu dar doxiciclina meio comprimido pra ele de 12 em 12 horas, mas eu li errado e acabei dando 1 e meio comprimido. Mas as pintinhas dele acabou piorando, como disse ele continua esperto, mas as pintinhas estão me preocupando muito. Oque devo fazer?
Bom dia Tai. Você deve seguir o tratamento que o seu veterinário passou, mas dê a dose correta, qualquer dúvida ou se os sintomas não amenizarem em até 5 dias, retorne ao seu veterinário para uma nova reavaliação.
boa tarde. minha cachorra estava com giárdia, dei a dose de frontal 3 dias consecutivos (como explica na bula) ela melhorou e 7 dias depois repeti a dose. ela estava ótima, mas ontem voltou a fazer coco bem liquido e fedido novamente. quanto tempo depois da ultima dose posso repetir o drontal??? tem 5 dias a ultima dose que foi dada. obrigado
Boa tarde Marco Polo. Prefiro tratar a giárdia com outro medicamento. Além disso precisa fazer a limpeza do ambiente, pode utilizar água sanitária diluída. Aconselho a consultar para que seja feito o diagnóstico e tratamento corretos.
Olá, boa tarde!! tenho uma filhota shitzu.. e gostaria de saber se há alteração nas fezes na troca de ração, mesmo sendo a mesma ração??? Pois minha filhota tem um aninho e uso a premier filhote , agora passei a premier adulto e as fezes dela ficaram mole e avermelhadas ..é normal?? abç
Bom dia Sonia. Toda troca de ração deve ser gradativa, caso contrário, pode alterar a consistência das fezes, o uso de probióticos veterinários pode amenizar. Caso não normalize, retorne para ração antiga até normalizar e após faça a mudança gradativa com outra ração.
Tenho um chow chow de 5 anos. Ele estava com carrapatos, aplicamos uma pipeta da neopet nele.. ele tem 25kg.. demos a pipeta de 20kg a 40kg, mas ele apresentou vômito, esta triste, come pouco e percebo sinais de fraqueza nele.. ao andar… isso e normal? Estou preocupada!
Bom dia Lauana. Consulte imediatamente, não espere, ele está doente, muito provavelmente com a doença do carrapato.
ola tudo bem eu tenho uma poodle ela tem 3 anos , mas ela ta com a barriguinha inchada e dolorida estou dando pra ela petprazol e a injeçao de mercepton , e quando vejo que ela esta com dor dou pra ela ketprofeno mas ela nao melhora ja tem uma semana falei com veterinario e foi ele que me deu o mercepton pois ela comeu uma linguiça e acho que foi isso que ela passo mal porque ela uma vez tambem teve uma crise assim e nos demos pra ela o petprazol ,ketprofeno e uma injeçao de antibiotico o que por favor nao aguento mais ver ela assim .
muito obrigada pela atençao abraços
so esqueci de informar ela esta se alimentando bem , mas nao faz coco .
Boa tarde Ione. Precisa consultar para fazer o diagnóstico e tratamento corretos, barriga inchada pode ser muitas coisas, qualquer órgão da cavidade abdominal que esteja inflamado pode aumentar o abdômen. O fato dela não estar defecando, não é normal, precisa examinar para saber se há uma obstrução, se as fezes estão acumuladas, se o exame clínico não diagnosticar, pode ser necessário uma ultrassonografia. Não administre anti-inflamatório com frequência ele pode causar problemas gastrointestinais e renais.
Oi, eu estou criando uma cachorrinha que tem apenas 1 mês e levei ela ao veterinario para tomar o primeiro remédio de verme, mas o veterinário disse que não ia poder dar por que ela estava anêmica ai passou Duprafer pra dar uma gota por dia, e disse que próxima semana eu fosse la com ela pra ver se ela melhorou e pode fazer a vermifulgação
Enviei o comentário sem querer, continuando… Mas hoje ela acordou vomitando uma agua amarela e tinha verme e com diarreia uma coisa amarela também. Isso é perigoso ou normal por ela estar com verme?
Boa tarde Gabi. Muitas vezes quando o filhote apresenta uma quantidade muito grande de vermes, isto pode acontecer, anemia, vômitos e fezes moles. Comunique ao seu veterinário o quanto antes sobre estes sintomas, ela vai precisar tomar outros medicamentos, existe risco sim, muitas vezes é necessário fazer soro para evitar a desidratação.
Olá boa tarde,
As minhas cachorras comiam a ração Royal Canin Mini júnior, só que ao trocar para a médium júnior (também da Royal Canin) uma delas passou a comer coco,
a partir daí …..
Estão tomando:
suplemento vitamínico Aminomix Pet cápsulas
o PUPPY PALITOS da Organnact 1/2 palito ao dia e
o Coprovet
estou passeando com elas diariamente
elas tem um bom espaço e brinquedos
O que eu devo fazer?
essa suplementação esta correta?
devo mudar a ração?
desde já obrigada,
Abraço
Boa tarde Luana. Talvez seja porque ela não gostou da ração e não por falta de nutrientes. Pode manter a suplementação e a medicação prescrita. Cuidado com o Aminomix se ela estiver gordinha, ele aumenta peso. Procure tentar recolher as fezes com mais frequência.
Uma dela é um pouco gordinha pois é baixa ja a outra é alta e aparenta ser mas magra, mas ambas tem o mesmo peso cerca de 8kg
acha que devo testar outra ração tipo a Premier… ?
e quanto ao Aminomix devo subistitui-lo?
quanto as fezes montamos um esquema de observação para assim que fizerem coco corremos logo para retirar.
Boa tarde Luana. Mantenha a mini júnior até um ano de idade e depois troque para mini adulto, elas podem não ter gostado do tamanho do grão. Suspenda o Aminomix e tente recolher as fezes com mais frequência. Caso continuem com o hábito de comer fezes, dê o Coprovet para as duas.
Olá, tenho um filhote de 2 meses depois de tomar a Vanguard no mesmo dia ele teve uma diarreia, no outro dia mais uma. Só que ele tem fezes dura e uma mole no dia. É normal?
Boa tarde Manoel. Não é normal, precisa investigar a causa das fezes moles, pode ter várias causas, verminose, intolerância alimentar ou alguma doença que estava incubada e manifestou sintomas após a vacinação. Consulte.
Bom dia! A criadora da minha pinscher deu a primeira dose do vermífugo, porém já vou trazer para casa me BB, porém quero aplicar a segunda dose do vermífugo diferente da marca que foi aplicada a primeira dose. Pois é um vermífugo mai completo. Tem algum problema eu trocar de marca ou sempre terei que aplicar o mesmo vermífugo que foi aplicado na primeira dose? Desde já agradeço.
Boa tarde Cida. Não tem problema de mudar a marca.
Boa noite, eu tenho um filhote de vira-latas de 2 meses e meio que está com verme e com diarreia bem forte, porém ele está se hidratando e comendo normalmente. Fui ao veterinário e foi constatado que realmente é verme. Mas como a diarreia está forte o veterinário disse que não podia vermifugá-lo agora pois a diarreia poderia piorar e tornar o caso ainda mais grave. Então ele me passou alguns remédios e probióticos para que a diarreia cessasse…
O problema é que estamos seguindo à risca as recomendações e a diarreia não deu nem sinal de melhora… Já faz 3 dias que estamos nessa.. Gostaria de saber se posso vermifugá-lo mesmo com a diarreia já que a mesma não passa de qualquer forma. Ou o que mais posso fazer para que a diarreia cesse.. Algum medicamento mais eficaz.. Por favor me ajude.
Boa noite Thales. Comunique o seu veterinário que a diarréia continua para que sejam introduzidos novos medicamentos. Quando a diarréia é muito intensa, a administração do vermifugo pode intensificar ainda mais levando à desidratação, portanto, deve ser com acompanhamento.
Oi Bom dia,
Mas elas são de porte médio, por isso mudei para a medium Junior, se eu mudar para a mini junior não vai interferir no desenvolvimento delas? e porque devo suspender o aminomix?
abraço
Bom dia Luana. Alguns cães não aceitam grãos maiores. O Aminomix vai causar ganho de peso.
Eles não tiveram problema com o tamanho da medium junior, comem a ração direitinho, so troquei pois elas são de medio porte, e com relação ao aminomixi ele pode ser prejudicial a elas? pq você solicitou a suspensão dele ?
Tenho muitos clientes de Lhasa que comem a mini júnior, eles apresentam um tamanho intermediário entre pequeno e médio porte. O Aminomix pode estimular o ganho de peso, você disse que uma delas está gordinha, apenas por isso.
Meu cachorro de um mes tomou remedio antipulgas e deu uma coisa muito estranha com ele, ele nao consegue mas andar o que eu faço??
Boa tarde. Consulte imediatamente.
Olá boa tarde
Você conhece a ração CIBAU Puppy?
gostaria de saber se é uma ração excelente, pois ela é super premium mas tem um valor inferior comparado a super premium da Royal.
as minhas Cachorras comem a mediun junior da Royal mas esta saindo muito oneroso para mim, por isso gostaria de saber a respeito da ração CIBAU
Obrigada
Boa tarde Luana. A Royal Canin é ótima. Conheço a Cibau mas não trabalho com ela, é uma ração super premium, difícil emitir uma opinião sobre um produto que não tenho experiência. Quando o valor é um pouco inferior, sem problema, mas quando é muito, tome cuidado, procure saber de pessoas que já utilizam esta ração.
Olá! Eu sou um dos que sempre usou Cibau, no caso, para minhas duas Lhasa Apso Linda e Nina, agora com 1 ano e 3 meses, as duas sapecas bagunceiras (mas obedientes) que me levaram a conhecer este ótimo blog da Cão & Cia. Natal. Considero a Cibau excelente: muito nutritiva, muito concentrada (as quantidades diárias recomendadas no rótulo são menores do que para outras rações que tenho visto), e boa para a formação das fezes consistentes e com pouco cheiro. As minhas cadelinhas comem Cibau desde que desmamaram (Cibau Puppy Small Breeds / Small Bites, e na fase da dentição “amaciávamos” levemente os grãos com um pouquinho de água ou, às vezes, caldinho de frango sem tempero ou iogurte diluído — todos os acréscimos em mínimas quantidades e sem deixar tempo demais exposto, senão a ração umedecida fermenta e faz mal). E os pais e avós das minhas cadelinhas também sempre comeram Cibau. Atualmente, Linda e Nina comem a modalidade para adulto, claro (Cibau Adult Small Breeds / Small Bites), mas nunca troquei de marca. Os nossos veterinários, aqui em Belo Horizonte/MG, sempre dizem para evitar trocar, ainda mais, conforme dizem, no caso de rações excelentes como a Cibau ou a Royal Canin (muitas trocas de ração podem viciar o cão em “novidades”, ou favorecer alergias), portanto, pondo as duas marcas no mesmo nível, no caso de cães saudáveis (a Royal tem mais opções para cães com problemas de saúde). Mas reconheço que às vezes pode ser forçoso trocar, especialmente quando se trata de custos, e então, se você usava superpremium, tem que ir para outra superpremium, mesmo, e a Cibau sempre foi menos cara do que a Royal Canin. Apesar de não ter tantas variedades específicas como a Royal Canin, a Cibau também tem várias modalidades (pesquise no website do fabricante, Farmina). Enfim, por experiência própria, eu recomendo a Cibau (e não ganho 1 centavo com isso, hehe), mas aviso que nem todos os cães se adaptam a ela (talvez pelo sabor?), especialmente se foram acostumados a outra marca. Minha sugestão à Luana é comprar um pacote menor da Cibau adequada, ou conseguir com algum conhecido ou algum vendedor uma quantidade pequena, para testar com suas cadelas para ver se a apreciam (e tem que testar ao longo de alguns dias, porque de primeira podem rejeitar mas depois passar a aceitar a ração nova).
Boa noite Carlos. Bom saber disso, realmente não tenho experiência com a ração.
A Cibau é uma ração da qual se ouve falar, mas chega a ser bem conhecida pelo simples motivo de que nem sempre é fácil de se encontrar… Pois é, faltou eu dizer no comentário acima que, apesar de até hoje eu mesmo nunca ter ficado sem ração para comprar, os lojistas daqui de Belo Horizonte costumam reclamar muito dos distribuidores da Cibau: algumas lojas enfrentam dificuldades para repor o estoque a tempo, e umas duas que conheço até desistiram da marca. Mas também há muitas outras lojas que a vendem normalmente. Suspeito que a penetração da marca no território brasileiro não seja lá das maiores.
Desculpe, faltou um “não” no post anterior. Leia-se: A Cibau é uma ração da qual se ouve falar, mas **não** chega a ser bem conhecida pelo simples motivo de que nem sempre é fácil de se encontrar… […]
Bom dia Carlos. Realmente cada região tem seus problemas de distribuição. Aqui temos um exemplo, Proplan, uma ração maravilhosa, tem uma linha terapêutica pequena mas de ótima qualidade, durante muito tempo trabalhamos com ela, a sua palatabilidade é sensacional, mas tivemos que parar de trabalhar devido a problemas de distribuição, do que adianta um produto ser maravilhoso se ele falta com frequência, como dizer para um proprietário que precisa alimentar o seu animal hoje que a ração só chega na semana que vêm, impossível trabalhar com uma ração desta forma. Optamos por trabalhar com rações de qualidade e que tem uma boa distribuição em nossa região, Royal Canin, Premier. Então tudo isso deve ser levado em consideração.
Olha não tenho boas referências a respeito da farmina,a empresa responsável pela cibau!
Conheço 2 proprietários de canil Pastor Alemão que tinham o patrocínio dessa ração e tiverem problemas graves,trocaram pela Royal canin!
Boa noite. Não trabalho com esta ração, portanto, não posso emitir uma opinião. A Royal Canin é uma ótima ração.
A Farmina tem uma linha grande de produtos para cães e gatos, inclusive com fórmulas especiais italianas (a matriz da empresa fica na Itália), e já li sobre reclamações sobre alguns deles, mesmo. Mas especificamente quanto à ração Cibau, não: sempre ouvi falar muito bem dela, inclusive de veterinários e donos de petshop que não a têm para vender. Mas, acima de tudo, vejo os bons resultados dessa ração na prática, com minhas cadelas (já por 1 ano), e com seus ascendentes (pais e avós, ao longo de 3 a 6 anos).
Boa tarde, tenho um lhasa apso adulto, dei o vermífugo para ele antes de ontem dia 28/09 e hoje dia 30/09, percebi que durante esses dias ele está abatido e ontem e hoje ele não “defecou”!!! Estou com medo porque ele está abatido e fica “chorando”, e achei muito estranho ele não estar defecando! Queria saber se isto é normal, se é grave e oque posso fazer para ajuda-lo?
Boa tarde Alice. O vermífugo pode causar cólicas e fezes moles em no máximo até um dia após a administração, caso os sintomas persistam consulte. Devido às cólicas ele pode não estar se alimentando normalmente, isto reduz a quantidade de fezes.
Posso ministrar dontral + baytril juntos ?
Bom dia Eduardo. Pode sim, desde que as fezes não estejam muito moles, pois o vermífugo pode alterar a consistência ainda mais.
Boa noite , vermifuguei meu cachorro faz dois dias , ele tem 1 mês . No mesmo dia da ingestão ele expeliu as vermes ( já estavam mortas ) , agora depois de um dia vermifugado ele espuma pela boca e faz cocô , parecendo congunção .
Bom dia Taís. O vermífugo pode causar cólicas, fezes moles e enjoo por até um dia após a administração, muitas vezes, quando o filhote apresenta grande quantidade de vermes, os sintomas podem ser mais intensos e se estender por mais tempo. Aconselho você a consultar para fazer o acompanhamento, pois filhotes muito jovens são mais sensíveis e podem desidratar facilmente.
Bom dia, por gentileza, poderia me tirar uma dúvida que está me matando? Meu filhote de labrador de 55 dias tomou a primeira dose da vacina Vanguard Plus, hoje fui dar a segunda dose e a veterinária sem falar nada para mim deu de outra marca a Recombitek. Eu só percebi quando cheguei em casa e vi a carterinha de vacinação. Eu vi na net que esta segunda vacina tem muita reclamação no Reclmae aqui. Minha duvida é, a veterinária pode mudar assim de vacina? A Recombiteck é importada? Pode dar algum problema meu filhote ter tomado duas doses de marcas diferentes?To preocupado dele vir a pegar alguma doença por esta segunda vacina não ser tão boa talvez e to com raiva da veterinária ter mudado sem me falar nada, não foi legal isso né,
Boa noite Matheus. Aconselho você a fazer mais duas doses da vanguard plus com intervalo de 21 a 30 dias. O filhote só vai estar imunizado 15 dias após a última dose de vacina.
Olá
Meu spitz usa desde filhote Advocate, hj ele tem 1 ano e me disseram que ele não precisa tomar remédios de verme pq o advocate já faz isso, é verdade? E outra dúvida qual melhor usar…Advocate, evolution ou bravecto? Pq dizem que o bravecto aumenta o fígado. Já agradeço.
Boa noite Silmara. O advocate é um ótimo produto mas atua somente contra vermes redondos. Contra carrapatos o melhor produto é o Bravecto.
Boa noite, tenho um Lhasa de 3 anos e hoje estava reparando que as almofadas das patinhas dele estão ficando rosa, não é entre as almofadas(como acontece em dermatoses) são as almofadinhas mesmo
Bom dia Carol. Isto pode acontecer em cães que não caminham em locais mais ásperos, que ficam sempre dentro de casa, as almofadinhas ficam mais macias e podem até mudar de cor.
Tenho uma filhotinha de yorkshire de dois meses a 3 dias ela se recusa a comer e bebe pouco liquido já tentei dar verdura misturar leite na ração se fosse o caso dela ter enjoado da ração porém nada, notei que a barriga dela tá inchada e ela não fez caca hj mas ela não demostra doença ela está brincando e ativa mas estou preocupada.
Bom dia Deisiane. Muito cuidado com mudanças alimentares, podem levar a problemas gastrointestinais, gases por exemplo, isto pode causar inchaço e alteração na consistência das fezes. Procure verificar se a ração que ela está comendo não está causando isto. Evite mudar muito a alimentação, o cão fica muito seletivo e você terá problemas no futuro. Caso os sintomas persistam, consulte.