A escovação dos dentes deve ser diária ou no máximo a cada 2 dias, principalmente para raças pequenas e médias. Isto vai evitar a placa bacteriana e consequentemente a sua calcificação (tártaro).
Antes da troca da dentição, que ocorre por volta de 4 a 5 meses, a escovação dos dentes pode ser esporádica, apenas para acostumar o filhote com o uso da escova, depois, ela deve ser feita rotineiramente com pastas específicas para cães. Nunca use pastas humanas para escovar os dentes do seu cão, elas contêm flúor que causa gastrite.
Existem duas pastas que contém em sua composição, substâncias que atuam evitando e removendo a placa bacteriana, a C.E.T.® (Virbac®) e a Orozyme® (Inovet®), esta última, tem a capacidade de agir apenas pelo contato, não necessitando da escovação, claro que escovar os dentes auxilia ainda mais na remoção da placa bacteriana.
Existem outras pastas que podem ser utilizadas, no entanto, as pastas normais não apresentam o complexo enzimático, a substância que remove e evita o tártaro, neste caso, a escovação correta é muito importante, pois será ela que vai remover as bactérias. Cuidado com pastas muito baratas, algumas provocam vômitos, sempre que ocorrer, suspenda e utilize uma pasta de outra marca.
O tártaro é a placa bacteriana calcificada, ele causa gengivite, queda do dente e pode causar infecções em outros órgãos, como rins, fígado e coração. Com o tempo, também pode levar a fraturas mandibulares e maxilares.
Somente a limpeza periodontal pode remover totalmente o tártaro quando ele já estiver formado, este procedimento é realizado com anestesia geral, após exames específicos. Qualquer outro tipo de procedimento não removerá completamente o tártaro de forma eficaz.
Algumas pessoas chamam a limpeza periodontal de “tartarectomia”, este termo não está correto, porque neste procedimento, não removemos somente o tártaro, fazemos extrações, polimento, reparos em gengiva e dependendo do local, restaurações, radiografias e tratamento de canal. Hoje existem veterinários especialistas em odontologia, que são capazes de fazer qualquer procedimento necessário.
A maioria dos veterinários realiza a limpeza periodontal normal, a diferença é que, muitas vezes, são necessárias muitas extrações, o que não ocorreria com veterinários especialistas, pois estes, possuem experiência e equipamentos específicos para diagnosticar e tratar dentes já com um certo comprometimento, mas o custo também é mais elevado.
Evite dar ossos para o seu cão, eles podem causar fraturas nos dentes, por serem extremamente duros. Existem produtos específicos a base de couro de boi, entre outros, que atuam, auxiliando na remoção da placa bacteriana.
ACOSTUMANDO O FILHOTE A ESCOVAR OS DENTES
- Acostume o filhote desde cedo a ser manipulado na boca: no início, passe o dedo nas gengivas, caso o filhote resista, utilize um petisco que ele goste, passe o dedo no petisco, para que ele sinta o sabor. Depois, tente fazer o mesmo com a pasta para escovar os dentes, as melhores possuem um sabor atrativo, veja se ele aceita. No início você não precisa, necessariamente ter a pasta, o importante é o filhote aceitar a manipulação na boca. Quando ele aceitar, faça movimentos circulares em cada dente, como se estivesse escovando. Após, sempre elogie, faça carinho, dê um petisco. Faça isso todos os dias, por uma semana ou mais, depende de cada filhote, até ele aceitar a manipulação.
- Nunca brigue com o filhote: você precisa sempre tentar estimular uma lembrança positiva, caso ele resista à manipulação na boca, mesmo com o sabor do seu petisco preferido, desista e tente novamente no outro dia. Não faça muitas tentativas no mesmo dia, isto vai deixar você e o filhote irritados. Os cães percebem o nosso humor, então, só manipule o seu filhote quando você estiver bem e tenha paciência. Caso o filhote associe a escovação dos dentes a uma lembrança negativa, dificilmente ele vai deixar você fazer a escovação. A exceção a esta regra é se o filhote se tornar agressivo e morder o seu dedo, muito importante, NUNCA admita isso. Falaremos sobre este assunto em comportamento, na parte sobre filhotes dominantes.
- Acostumando com a dedeira: após ele aceitar a manipulação na boca, vamos introduzir a dedeira, prefira as de silicone, são mais macias e não machucam a gengiva. Passe a dedeira no seu petisco favorito ou utilize a pasta, faça os mesmos movimentos circulares da escovação. Não esqueça de elogiar e dar petisco depois de cada seção.
- Acostumando com a escova: o próximo passo é substituir a dedeira pela escova, as melhores são as que possuem duas cabeças mais inclinadas e de tamanhos diferentes, as cerdas devem ser macias. A troca da dedeira pela escova é opcional, algumas pessoas preferem a dedeira. Prefiro a escova, porque ela consegue atingir uma região maior do dente durante a escovação, removendo melhor a placa bacteriana.
- A escovação deve se tornar uma rotina após a troca da dentição: a troca da dentição ocorre por volta dos 4 a 5 meses. Antes disso você precisa apenas criar o hábito, fazer com que o filhote goste de escovar os dentes, a frequência da escovação depende da resistência de cada filhote ao procedimento. Aconselho não ser maior do que três dias. Após os 4 a 5 meses, já com a dentição permanente, a escovação deve ser diária ou no máximo a cada dois dias, tempo necessário para a formação da placa bacteriana.
- Não adianta escovar os dentes do cão uma vez por semana no pet shop, como algumas pessoas fazem, isto não evita a placa bacteriana. Também não adianta dar ossinhos, isto também não elimina a placa de forma eficaz, o que funciona realmente é a escovação frequente.
- Na escovação de rotina use movimentos circulares: escove em pequenos círculos, para cima e para baixo, em cada lado. Como você movimentará sua escova na linha da gengiva, algum pequeno sangramento pode aparecer. Um pequeno sangramento ocasional é normal, porém um grande sagramento ou contínuo pode significar que você está escovando com muita agressividade. O procedimento não deve durar mais do que 2 minutos. Com o tempo, o cão vai ficar habituado e você com maior prática, com isto conseguirá escovar todos os dentes.
amo todo o serviço q a cão e cua oferece tudo é da mais digna confiança.
Que bom, buscamos sempre oferecer serviços de qualidade para que nossos clientes se sintam satisfeitos.
Boa tarde, comprei um filhote de York, ele está com 54 dias, dei um remédio em uma quarta feira, na sexta feira ele começou a fazer coco mole, ja faz 8 dias hoje q ele faz coco mole, levei no veterinário ele achou q poderia ser do remédio mandou ficar observando. Mais ele continua fazendo coco mole, o que eu devo fazer, por favor me ajude.. Desde já obrigada..
Bom dia Ana. Retorne ao seu veterinário para uma consulta e exames, para que seja feito o diagnóstico e tratamento corretos, a causa das fezes moles não é a medicação.
Desculpa não falei qual era o remédio q eu dei para o meu filhote, foi remédio para verme o Drontal.. Obrigada.