Vacinas

leishtecnovaembalagemLeish-Tec® é uma vacina recombinante contra Leishmaniose Visceral Canina composta pelo antígeno de Leishmania sp. produzido a partir da Escherichia coli sob a forma de uma proteína recombinante capaz de induzir resposta imunológica contra Leishmania donovani, L. infantum, L. chagasi, L. amazonensis e L. mexicana.

A vacina deverá ser aplicada somente em cães assintomáticos com resultados sorológicos negativos contra Leishmaniose Visceral Canina.

  • A Leish-Tec® é comercializada exclusivamente por médicos veterinários.
  • A vacinação deverá ser precedida de um minucioso exame clínico realizado por um médico veterinário.
  • O animal apresentará resposta imunológica completa somente 21 dias após a 3ª dose.
  • A Leish-Tec® não é indicada para animais portadores de Leishmaniose Visceral Canina.
  • Os animais vacinados que apresentarem sinais clínicos de Leishmaniose Visceral e ou reações sorológicas positivas estarão passíveis de adoção das medidas sanitárias vigentes.
  • Segundo a IN nº 31/2007, o médico veterinário deverá emitir atestado ou preencher cartão de vacinação que contenha todos os dados sobre a identificação do animal, sobre o responsável civil pelo animal, inclusive endereço completo, e informações completas do produto (nome, data de fabricação, data de validade, nº de partida, nº de doses). Estas informações devem  ficar armazenadas por 5 (cinco) anos.
  • A Hertape Saúde e Bem-estar Animal deverá manter obrigatoriamente, durante, no mínimo 3 anos, após a data de distribuição do produto, informações completas sobre os médicos veterinários responsáveis pela aplicação da vacina.

Alerta

  • A Leish-Tec® deve fazer parte do protocolo de vacinação das clínicas veterinárias, em especial nas áreas endêmicas, por ser o principal instrumento de proteção individual existente para o cão.
  • Por ser uma zoonose e o cão ser o principal reservatório capaz de infectar o vetor transmissor da doença, um cão não vacinado pode vir a se infectar e colocar em risco a saúde do proprietário, familiares e pessoas que convivem com ele, além de outros animais.
  • O médico veterinário, como profissional responsável pela saúde dos seus clientes não pode deixar de recomendar a vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina, considerando que ela é uma doença altamente letal para os animais que manifestam sintomas e pelo risco do animal se tonar um portador infectante sadio e responsável pela manutenção do protozoário no ambiente.
  • Para a vacinação de Leish-Tec® em animais que receberam outra vacina contra Leishmaniose Visceral Canina, o proprietário deverá assinar uma declaração especí ca (contida no Certificado de Vacinação Leish-Tec®) e cumprir todo o protocolo proposto, ou seja, 3 doses de Leish-Tec® com intervalos de 21 dias. O atestado de vacinação anterior deverá ser mantido em anexo ao atual pelo fato da imunização com Leish-Tec® não ter a capacidade de reverter uma eventual sorologia positiva durante a vacinação com outra vacina contra Leishmaniose Visceral Canina.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com