O seu gato está urinando fora da bandeja sanitária? Cuidado! Ele pode estar com cálculo na uretra!

gato na bandeja

 

A obstrução da uretra por cálculos ou tampões mucosos pode causar a morte rapidamente se não tratada a tempo.

Sintomas: No início o gato começa a fazer xixi fora da bandeja, tenta urinar e não consegue ou urina pouco, demonstra agressividade quando tocado, lambe muito a região do pênis. Sempre que isto acontecer procure o veterinário o mais rápido possível.

suf

Gatos mais acometidos: Este problema ocorre mais em gatos machos castrados de 2 a 7 anos de idade, com excesso de peso, que se alimentam apenas de ração seca e que ingerem pouca água.

Causas: fatores nutricionais, especialmente rações com alto teor de magnésio, podem ter um papel importante no desenvolvimento dos cálculos. A obesidade foi também relacionada. Outras causas que predispõe os felinos são a diminuição do volume urinário e da freqüência da micção por sua caixa sanitária estar suja ou pouco disponível; atividade física diminuída, castração, enfermidades ou confinamento; diminuição do consumo de água por causa de seu sabor, disponibilidade ou temperatura. O estresse também pode contribuir para uma associação recente à estada em hotel, exposições, presença de um novo animal ou bebê na casa, férias.

Tratamento: deve ser SEMPRE URGENTE. Necessita de internamento. O gato deve ser desobstruído o mais rápido possível através da passagem de sonda uretral, deve receber terapia intensiva para evitar problemas graves e o óbito.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com