GATOS: LIPIDOSE HEPÁTICA, APRENDA A PREVENIR ESTA DOENÇA GRAVE !

gato gordo

 

A lipidose hepática é o acúmulo de gordura no fígado do gato, uma doença muito comum e grave que pode levar a morte se não tratada corretamente.

O que desencadeia a lipidose hepática é o jejum prolongado, principalmente nos gatos mais gordinhos, três dias de jejum absoluto é sempre muito preocupante.

Quando o gato não se alimenta por mais que 3 dias o organismo entende que precisa conseguir energia de outra forma e começa a metabolizar a gordura do organismo, com isto ela começa a se acumular no fígado, nos hepatócitos, as células do fígado, isto leva a redução da função hepática.

O fígado tem como principal função metabolizar substâncias que precisam ser eliminadas do organismo. Um fígado com lipidose não funciona adequadamente e pode comprometer a vida do animal.

Qualquer doença que leve a jejum prolongado pode desencadear a lipidose hepática.

SINTOMAS

gato amarelo

Jejum, vômitos, salivação, enjôo, aversão a comida, gengivas e/ou pele amareladas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é bastante complexo, além dos sintomas, são necessários exames laboratoriais específicos para a função hepática e ultrassonografia.

TRATAMENTO

gato come tudo

O tratamento exige paciência e persistência porque é necessário fazer o gato voltar a se alimentar gradativamente, isto é bastante complicado devido ao enjôo, muitas vezes, é necessário colocar uma sonda para fazer o gato voltar a se alimentar.

Também é necessário tratar a doença de base, ou seja, o que desencadeou a falta de apetite.

PREVENÇÃO

Prevenir a lipidose é prevenir o jejum prolongado (por mais que 3 dias).

Evite situações de estresse, o gato é um animal estressado por natureza. Gatos gostam de rotina, não gostam de mudanças de qualquer tipo.  Mudanças de alimentação, de ambiente, pessoas estranhas na casa, animais novos na casa, até objetos novos podem gerar estresse.

O controle de peso é muito importante, gatos gordinhos são muito fofos mas a obesidade pode levar a uma série de doenças graves.

Como saber se o seu gato está gordinho. Verifique o ânus, está sujo, o seu gato está gordinho, porque ele não consegue mais alcançar para fazer a sua higiene diária. Gatos acima de 6kg já são considerados com sobrepeso, evite, utilize rações para o controle de peso, mas sempre que introduzir uma nova ração, faça de forma gradativa e verifique se o seu gato continua se alimentando.

Tenha uma balança de precisão em casa, pese o seu gato a cada 7 ou 15 dias, mudanças bruscas de peso para mais ou para menos devem sempre servir de alerta.

NUNCA MEDIQUE O SEU GATO SEM A ORIENTAÇÃO DE UM VETERINÁRIO !

 

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com