CASTRAÇÃO PRECOCE EM FELINOS, VERDADES E MITOS

CASTRAÇÃO PRECOCE EM FELINOS, VERDADES E MITOS
CASTRAÇÃO PRECOCE EM FELINOS, VERDADES E MITOS

A castração precoce em felinos só trás benefícios.

Consiste na retirada dos testículos nos machos e retirada do útero e ovários nas fêmeas.

Verdades

  • Evita crias indesejadas e consequentemente o abandono de animais nas ruas. A gata pode entrar no cio a cada 2 meses, a partir dos 4 a 5 meses de idade. Por este motivo a castração por volta dos 4 meses evita que a gata entre no primeiro cio.
  • Elimina totalmente o risco de infecções uterinas, doença grave que pode levar a óbito se não tratada prontamente. A infecção de útero pode ser causada pelo uso de anticoncepcionais, entre outras causas.
  • Diminui muito a probabilidade de ocorrer tumores em mamas, no útero, ovários e testículos. O risco de desenvolvimento de tumores de mama em gatas castradas antes do primeiro cio é de 0,05%, a medida que os cios ocorrem, o risco aumenta.
  • Evita problemas de comportamento como a marcação de território com urina e agressividade, principalmente em machos. Reduz muito o odor da urina. Gatos não castrados são mais estressados. 
  • Gatos castrados apresentam menor risco de contrair doenças infecto-contagiosas como a FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina). A FIV é transmitida por arranhões e mordidas e a leucemia é transmitida por contato com animais portadores.
  • Gatos castrados precocemente recuperam-se mais rapidamente e o procedimento cirúrgico é mais simples e rápido.
  • Os gatos ficam mais dóceis e carinhosos.

 Mitos

  • A castração precoce, antes dos 5 meses, não causa problemas de crescimento, a falta dos hormônios sexuais não interfere no desenvolvimento ósseo dos animais.
  • Quando realizado um manejo nutricional adequado não predispõe a obesidade. Existem rações específicas que evitam o ganho de peso.
  • A castração não aumenta a incidência de obstrução urinária. Existe uma crença de que gatos castrados precocemente apresentam um menor desenvolvimento da uretra devido a falta dos hormônios sexuais. Isto não é verdade, estudos comprovam que não há diferença de diâmetro da uretra de gatos castrados, independente da idade de castração, quando comparados a gatos intactos, ou seja, gatos que não foram castrados. Uma pesquisa feita com 263 gatos demonstrou que gatos castrados após os 5,5 meses apresentam maiores problemas relacionados ao trato urinário em comparação a gatos castrados precocemente. Outro estudo com 1660 gatos também concluiu que não existe relação entre idade de castração e obstrução uretral. 

NÃO ACREDITE EM MITOS, CONVERSE COM O VETERINÁRIO DA SUA CONFIANÇA!

 

2 Comments

  • andrey rosi saula Posted 24 de janeiro de 2017 3:52 pm

    posso castrar meus gatinhos com quantos meses

    Responder
    • caoecia petshop Posted 24 de janeiro de 2017 4:39 pm

      Boa tarde Andrey. A castração pode ser feita a partir dos 5 meses, após o esquema de vacinação estar completo.

      Responder

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com