10 Sintomas comuns de doenças em Cães


.

 

cão dormindo

 

Perda de pelo está listada entre os sinais mais frequentes.

Embora alguns sinais possam ser comuns, ao observá-los com frequência leve seu pet ao veterinário.

Os pets dão sinais de que alguma coisa está errada. Por isso, é preciso dar atenção necessária a qualquer mudança de comportamento.

Alguns sinais podem indicar que seu cachorro está doente, por isso é preciso ficar atento. Se o cão apresentar qualquer um desses sintomas, procure um veterinário:

1. Orelhas com mau odor e com coceira – As orelhas dos cachorros nunca devem estar com mau cheiro. Se sentir um cheiro ruim vindo das orelhas do seu cão e ele estiver coçando essa região excessivamente, pode significar diversos problemas. Pode ser simplesmente sujeira, nada que uma boa limpeza não resolva. Mas também pode ser um problema mais sério, como uma infecção ou inflamação.

2. Coceira na região do ânus – Ver um cachorro arrastando o bumbum no chão e girando pode ser engraçado, mas na verdade significa que tem algo errado com suas glândulas anais. Todo cachorro tem duas pequenas glândulas anais, que podem ficar inflamadas. Se notar esse comportamento no seu cão, é bom leva-lo ao veterinário para verificar se está com algum problema.

3. Incontinência – Ocorre quando o cachorro perde o controle sobre sua bexiga ou intestino. É um sintoma que deve ser levado a sério, porque pode significar inúmeros problemas, somente um veterinário poderá descobrir do que se trata.

4. Mau hálito – Acredite, seu cachorro não deve ter bafo. O mau hálito em cachorros é causado por um acúmulo de bactérias na boca e no estômago. Também pode ser resultado de problemas nos dentes ou na gengiva. Se o mau hálito do seu cão persistir ou aparecer de repente, consulte um veterinário.

5. Tosse – Se seu cachorro apresentar tosse pode ser sinal de inflamação ou infecção na laringe e/ou traqueia, problemas cardíacos e/ou pulmonares.

6. Perda de peso excessiva – Se o peso do seu cachorro varia de tempos em tempos, não há motivo para preocupação. Mas leve ao veterinário se ele perder muito peso de repente, cerca de 10% de seu peso corporal.

7. Caroços ou inchaços – Se você sentir um caroço em seu cachorro não é preciso ficar desesperado. É comum cães desenvolverem nódulos benignos, mas para ter certeza só fazendo uma visita ao veterinário, porque também pode ser um sinal de câncer.

8. Coceira excessiva e perda de pelo – Assim como os humanos, os cães são suscetíveis a irritações na pele e alergias. Você pode notar seu cachorro se coçando mais durante algumas épocas do ano. Mas se ele coçar demais uma região e isso causar perda de pelo ou uma pequena inflamação, leve ao veterinário para limpar a região e tratar. Em alguns casos, o cão precisa usar o famoso cone para não piorar a situação.

9. Vômitos e diarreia – Quando um cachorro está vomitando ou com diarreia, podem ser inúmeros problemas. Em um caso mais simples, um ou dois dias de dieta restritiva pode resolver. Mas se persistir por mais tempo, consulte um veterinário.

10. Articulações inchadas e doloridas – A melhor maneira de perceber que seu cachorro está com problema nas articulações é se tiver dificuldades para levantar ou se estiver andando muito devagar. Pode ser alguma doença relacionado a cachorros idosos e descobrindo do que se trata, é possível aliviar essa dor.

É importante ressaltar que se o cachorro apresentar um desses sintomas não significa necessariamente que ele está doente, só um veterinário pode dar o diagnóstico correto. Mas não podemos descuidar da saúde dos pets e, por isso, investigar um sinal nunca é demais.
Fonte: Pawnation e Portal do Dog , adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD. www.caesegatos.com.br

15 Comments

  • ana Posted 15 de fevereiro de 2016 1:31 am

    Boa noite!
    Tenho um filhote de chow chow que vai fazer 4 meses,estou um pouco preocupada pq no meu pátio surgiram aqueles caracóis africanos,e eu não tenho certeza se ele comeu :/
    Gostaria de saber que tipo de reação daria se acaso ele tivesse ingerido?

    Responder
    • caoecia petshop Posted 15 de fevereiro de 2016 3:15 pm

      Boa tarde Ana. Este caracol pode transmitir algumas doenças sim, parasitas. Pode causar alterações gastrointestinais, caso ocorram, aconselho consultar.

      Responder
  • Sara Posted 15 de fevereiro de 2016 1:26 am

    Boa noite!
    Eu tenho um filhote de chow chow que vai fazer 4 mesas daqui 2 dias,ele comia diariamente 3 refeições ao dia,e agora começou a reduzir a uma,come muito pouco. No momento não teve nhm reação de vômito ou diarréia.
    Gostaria de saber se é normal?

    Responder
    • caoecia petshop Posted 15 de fevereiro de 2016 3:10 pm

      Boa tarde Sara. Reduzir um pouco a quantidade de alimentação com a idade é normal, mas não muito, caso esteja em dúvida, consulte, faça exames. Filhotes devem ser sempre muito espertos e ativos.

      Responder
  • Wendy Posted 14 de fevereiro de 2016 2:30 am

    Boa noite, tenho um filhote de 47 dias, dei a primeira vacina com 45 dias e junto um comprimido pra vermes, este último dei só por garantia, mas a pessoa que me vendeu ele havia me falado que ele já tinha tomado duas doses do vermífugo. Assim que ele chegou em casa (20m depois da aplicação) ele vomitou 3x, acredito que a ação do vermífugo tenha se perdido, mas não dei um nova dose. A minha dúvida é que ele está com diarréia desde sexta (dia 12/02), mas as vezes ele faz coco mais durinho, mas a maioria das vezes o coco ta saindo mais molinho ou água pura. Queria saber se isso pode ser resultado da vacina ou não?. Ele está comendo e bebendo água, não está comendo muito como nos primeiros dias, mas ainda assim está comendo ração. A primeira vez que ele teve diarréia aqui foi quando eu troquei a ração dele, como eu não achei a ração que ele estava acostumado tive que mudar de vez a ração dele = . Estou pensando em trocar novamente a ração dele, mas de forma gradual dessa vez, vou mudar de Special Dog Prime para Pedigree. Tem alguma ração boa que você me recomenda? Ele é um pastor alemão capa preta, queria uma ração boa mesmo, mas que não seja aquelas extremamente caras. Agradeço a atenção :)

    Responder
    • caoecia petshop Posted 14 de fevereiro de 2016 1:31 pm

      Bom dia Wendy. Nunca se deve vacinar, dar vermífugo e trocar a ração ao mesmo tempo. Em filhotes devemos fazer tudo de forma individualizada porque eles apresentam reações facilmente. A vacina causa dor localizada e febre, o vermífugo pode causar cólicas e diarreia e a troca brusca de ração pode deixar as fezes muito moles. Então é difícil dizer o que causou a reação. Aconselho a consultar para que ele seja tratado corretamente. Rações de qualidade não são vendidas em supermercado, compre no mínimo uma ração premium, não são tão caras e são de melhor qualidade que as vendidas em supermercado, Royal Canin, linha premium, Golden, entre outras.

      Responder
  • Rayra Posted 30 de janeiro de 2016 2:57 am

    Boa noite meu cachorrinho vai fazer dois meses e dei as vacinas está com 5 dias e amanheceu fazendo coco mole e mole sem comer nada levei ele no veterinário ele já está tomando o remédio mais não melhora e já estou dando soro o que eu faço ?

    Responder
  • Rayra Posted 30 de janeiro de 2016 2:55 am

    Boa noite , meu cachorro de raça mestiça tomou a vacina está com 5 dias de vermifugacao e agora com diarréia e mole sem comer , já levei no veterinário já está tomando o remédio mais não ta melhorando o que eu faço ?

    Responder
    • caoecia petshop Posted 30 de janeiro de 2016 11:13 am

      Bom dia Rayra. Retorne ao seu veterinário para que ele seja reavaliado e sejam feitos outros exames para auxiliar no diagnóstico. Uma vez iniciada a medicação, o cão deve apresentar melhora no máximo em dois dias e não pode piorar, caso isto não ocorra, sempre comunique o seu veterinário.

      Responder
  • Janaína Posted 26 de janeiro de 2016 4:25 pm

    Oi… Ganhei um filho da raça fox paulistinha com pinscher… O rabo dele, veio com um pouco de pelo caido, comprei remedio estou passando a duas semanas e nada… vermifuguei ele, e depois de uma semana apliquei a vacina… só que agora depois de uma semana, ele está magrinho, ñ quero comer, fica fazendo fezes liquidas e esverdeadas, e vomitando… O que devo fazer?

    Responder
    • caoecia petshop Posted 26 de janeiro de 2016 6:23 pm

      Boa tarde Janaína. Deve consultar imediatamente, filhotes nunca devem esperar por atendimento, pois desidratam muito rapidamente.

      Responder
  • suzi Posted 15 de janeiro de 2016 9:33 am

    Bom dia. Vermifuguei uma cachorrinha de 40 dias que adotei. A cachorringa estava esperta. Depois de 3 dias ela morreu. Nao tinha sangue nas fezes.

    Responder
    • caoecia petshop Posted 15 de janeiro de 2016 11:48 am

      Bom dia Suzi. Isto pode acontecer se o filhote apresentar grande quantidade de vermes e ocorrer uma obstrução intestinal ou uma perfuração.

      Responder
  • Aline Posted 12 de novembro de 2015 6:25 am

    Bom dia!! Por favor me ajude eu estou na duvida, eu ganhei ontem uma pudol ela tá com 1 mês e ai levei no pet shop aqui, dai mandaram eu dar 3 dias seguidos meio ml de Chemital e depois de 15 dias voltar para vacinação, então minha dúvida é como na bula fala que é dose única fiquei sem saber se tá correto os 3 dias, como ela é muito pequena fiquei com medo da medicação ser muito forte e ela morrer.?

    Responder
    • caoecia petshop Posted 12 de novembro de 2015 11:36 am

      Bom dia Aline. Normalmente indico dose única e repito com 15 dias, o vermífugo só é indicado mais dias em casos de Giárdia ou quando a verminose é muito acentuada. Prefiro o Drontal Puppy 1ml por quilo de peso, caso dê o Chemital verifique a dose, deve ser sempre de acordo com o peso.

      Responder

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com